Protesto em Itajaí impede Empress de seguir viagem rumo ao Prata (atualizado)

0
Embarcações menores impedem a passagem do Empress

Para protestar contra portaria do Ministério do Meio Ambiente, pescadores fecharam o canal de acesso do porto de Itajaí, impedindo a passagem do Empress. O navio da Pullmantur deveria ter partido às 16h30m para o Uruguai.

Manifestantes do setor pesqueiro bloquearam o canal de acesso ao porto de Itajaí, o rio Itajaí-Açú. Exigindo a revogação da portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente que impede a pesca de 475 espécies consideradas ameaçadas de extinção e foi publicada no fim do último mês.

O Empress partiu de Santos ontem, por volta das 16 horas. 

Em assembleia, na tarde desta segunda-feira, os pescadores decidiram não abrir o canal nem mesmo para a passagem do Empress, da Pullmantur, que atracou no terminal de cruzeiros de Itajaí hoje de manhã. A previsão era que o navio, que realiza cruzeiro de sete noites pelo Prata, partisse para o Uruguai por volta das 16h30m. Entretanto, com mais de cem barcos ancorados na parte central do canal, o navio ainda não tinha partido às 21 horas desta segunda-feira. Não há previsão para a saída do navio, já que os pescadores decidiram na assembleia que o bloqueio seguirá por tempo indeterminado.


“Os pescadores decidiram não sair do canal até vir uma resposta de Brasília com a revogação da lista” disse o presidente do Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca (Sindipi), Giovani Monteiro, ao Diário Catarinense. Mais cedo, os protestantes haviam utilizado fogos de artifício para atacar o centro de Pesquisa e Extensão Pesqueiras do Sul (Cepsul), ligado ao Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) e ao Ministério do Meio Ambiente, que fica às margens do canal. O ataque acabou danificando o navio de pesquisa oceanográfico Soloncy Moura.

Após iniciar seu cruzeiro em Santos ontem, o Empress embarcaria mais passageiros hoje em Itajaí, antes de seguir para Montevideo e Buenos Aires, na Argentina. Com a impossibilidade de deixar o porto catarinense, o roteiro provavelmente sofrerá alterações.

Para ver fotos do Empress em meio ao protesto, clique aqui

ATUALIZAÇÃO (06/01 – 1h34m) – Ainda na noite de segunda-feira, o plantão judicial de Itajaí determinou que todos os barcos devem deixar o canal de navegação sob pena de multa. O complexo portuário da cidade foi autorizado a retirar as embarcações à força, caso necessário, utilizando-se de todos os recursos necessários para que a ordem seja cumprida.

De acordo com o juiz responsável pela decisão, os cerca de 200 barcos estão prejudicando a economia local. “Muito mais do que se insurgir contra uma medida do governo federal, os requeridos estão prejudicando as atividades econômicas das requerentes e de todos aqueles que pretendem se utilizar do canal de acesso aos terminais portuários em questão”, diz o documento.

Até o momento (madrugada de terça), no entanto, o Empress continua atracado no píer turístico, o que indica que barcos ainda bloqueiam sua passagem. Ao partir, o navio deverá seguir para Punta del Este, e não mais Montevideo, onde chegaria, segundo o itinerário original, às 9 horas do dia 7. A provável causa da mudança é a distância da capital uruguaia, que é ligeiramente maior que a do balneário em Maldonado. A previsão é que o navio chegue em Punta às 10 horas da manhã do dia 7.

ATUALIZAÇÃO (06/01 – 21h05m) – Com o canal liberado no final da tarde desta terça-feira, o Empress parece ter deixado o porto de Itajaí por volta das 20h30m. As informações são conflitantes, e não há confirmação do destino para o qual a embarcação se dirige. Com o atraso de mais de 24 horas na saída, não é mais possível cumprir o roteiro inicialmente previsto, que escalava Montevideo e Buenos Aires.

Segundo passageiros a bordo, a Pullmantur sugeriu como roteiro alternativo Búzios, Ilhabela e Ilha Grande. Entretanto, a recepção do novo roteiro pelos passageiros não foi positiva, e o navio não informou destino via AIS.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Diário Catarinense e G1. 
Imagens (©) Copyright Agência RBS e Igor Ismail. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui