Pullmantur esclarece ocorrido com o Empress em Itajaí

1

A Pullmantur publicou uma nota de esclarecimento em relação ao ocorrido com o Empress em Itajaí, nos dias 5 e 6 de janeiro desse ano. Na ocasião, o navio acabou preso a cidade catarinense por conta de uma greve de pescadores que bloquearam a entrada do porto.

A Pullmantur publicou recentemente em sua página no Facebook o seu posicionamento oficial em relação à manifestação no Porto de Itajaí que causou atraso de cerca de 30 horas em escala do Empress no porto em questão. No documento, a companhia se isenta de responsabilidade, e explica a razão pela qual o roteiro original não pôde ser mantido. Além disso, a empresa afirma não ter tomado conhecimento da greve anteriormente. Confira a nota na íntegra:

“Posicionamento Oficial da Pullmantur – Manifestação no Porto de Itajaí


São Paulo, 19 de janeiro de 2015


Prezados Clientes, Parceiros e Consumidores,


Diante dos surpreendentes fatos ocorridos nos dias 5 e 6 de janeiro de 2015, na cidade e Porto de Itajaí (Santa Catarina), e dos questionamentos consequentes deste infortúnio, a PULLMANTUR CRUZEIROS DO BRASIL LTDA vem esclarecer, de forma veemente e oficial, que os fatos se originaram de fatores e condições totalmente alheios à vontade da empresa e, mais, os quais a PULLMANTUR jamais deu causa, cujas partes envolvidas são entidades sindicais e administração pública, por pleitos que não nutrem qualquer relação com a atividade ou a conduta da PULLMANTUR.


A PULLMANTUR, sem sombra de dúvidas, informa que se solidariza com os eventuais transtornos acometidos aos passageiros originários desta manifestação sindical, contudo se posiciona igualmente na condição de vítima dos atos manifestados por terceiros, atos estes inimagináveis no mundo moderno, uma verdadeira barreira criada pelos barcos de pescadores que deixaram o navio da PULLMANTUR sem possibilidade de deixar o porto e seguir seu destino.


Neste particular, é muito importante deixar claro que jamais chegou à PULLMANTUR a informação de que os sindicatos iriam fazer a famigerada greve, não tendo conhecimento prévio destes fatos. Ademais, como dito anteriormente, é algo pouco crível que se imaginasse um ato desta magnitude e o impacto do mesmo.


Não se deve esquecer que a PULLMANTUR desconhece qualquer registro histórico de manifestação similar ao ocorrido em Itajaí, desde que os primeiros navios de cruzeiros marítimos aportaram no Brasil, no início do ano 2000.


Deve-se ainda ponderar que a PULLMANTUR, enquanto se mobilizava para liberarem o Porto e findarem a greve (mesmo não tendo nenhuma relação com os fatos narrados), realizou todos os cálculos navegacionais para melhor atender os passageiros, mas, infelizmente, a greve durou quase 30 (trinta) horas e essa demora inviabilizou tecnicamente a manutenção do itinerário previsto.


Apenas a título de informação, para se manter o mesmo itinerário anterior, o navio EMPRESS deveria imprimir velocidade média de mais de 60 (sessenta) milhas náuticas, número este absolutamente acima de qualquer capacidade técnica, já que a velocidade máxima de um navio em sua potência é de 19 (dezenove) milhas náuticas, mais de 3 (três) vezes menor que a acima informada. Nenhuma embarcação de cruzeiros marítimos do mundo, do porte do EMPRESS, pode alcançar este velocidade. Como forma de amenizar os transtornos ocasionados por culpa exclusiva de terceiros, a PULLMANTUR decidiu manter a viagem e alterar o itinerário para locais de alto interesse e belezas naturais do País.


Por outro lado, cumpre explicar a todos os passageiros que o itinerário de uma embarcação de cruzeiros é pré-determinado meses antes da chegada desta embarcação no Brasil/América do Sul, sendo o itinerário desenhado para toda a temporada sulamericana, que compreende o período máximo de novembro a abril. Desta forma, não se pode atrasar um dia ou algumas horas uma partida ou uma chegada, como se foi aventado por alguns clientes, pois tal mudança acaba por impactar as dezenas de milhares de cruzeiristas que irão embarcar nas próximas semanas ou meses.


Diante de todo o exposto, a PULLMANTUR CRUZEIROS DO BRASIL LTDA vem, por meio do presente documento, esclarecer os fatos relacionados ao evento de Itajaí junto ao navio EMPRESS, pedindo o bom senso e a compreensão de todos os envolvidos, compreendendo-se que não havia absolutamente nada a ser feito pela PULLMANTUR diante de inacreditável conduta de terceiros, salientando mais uma vez que os passageiros e a empresa foram vítimas de condutas equivocadas de terceiros, que jamais se preocuparam com os transtornos financeiros da empresa e pessoais dos mais de 2000 passageiros e tripulantes envolvidos.


No mais, agradecemos pela atenção dispensada, colocando-nos à inteira disposição para eventuais comentários e dúvidas.


PULLMANTUR CRUZEIROS DO BRASIL LTDA”

 Texto (©) Copyright Daniel Capella e Pullmantur (nota). 
Imagem (©) Copyright Daniel Capella. 
Compartilhar

1 Comentário

  1. Quero parabenizar a PULLMANTUR pelos esclarecimentos e reforçar ainda minha posição. Já estive em situação semelhante em Bueno Aires a 3 anos atras e a culpa também não foi da empresa proprietária do navio e sim do prático. Meus parabens novamente à Pullmantur.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui