Sovereign faz sua estréia em Paranaguá

0

O Porto de Paranaguá, no Sul do Paraná recebeu o primeiro navio de cruzeiros de 2015. O Sovereign, da Pullmantur, fez sua estréia na cidade do sul do país, durante seu cruzeiro de Réveillon.

Atracou na manhã da última sexta-feira (02), o primeiro navio de passageiros a escalar no Porto de Paranaguá em 2015. Com mais de três mil pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, o Sovereign chegou por volta das oito horas da manhã e permaneceu atracado até o fim da tardedo mesmo dia. Cerca de 500 pessoas desembarcaram na cidade e seguiram para passeios em Morretes, Antonina, Ilha do Mel, Curitiba e Paranaguá.

No cais do Porto de Paranaguá, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) organizou um receptivo, em parceria com a Fundação Municipal de Turismo (FUMTUR) e a Paraná Turismo (Secretaria de Estado), em frente ao berço 208, onde atracou o navio. Uma estrutura de apoio, para a recepção dos turistas, também foi montada na Praça 29 de Julho.

A agência marítima responsável pela atracação do Sovereign, no Porto de Paranaguá, é a Fertimport. O navio de 268 metros é operado pela Pullmantur que disponibilizou seis ônibus para excursões pela região, além de vans para fazer o transporte dos turistas.

De acordo com o chefe da divisão comercial da Appa, Leandro Klaus, o trabalho realizado pela Administração Portuária é de facilitador para que o atendimento ao navio funcione de maneira adequada. “Nós fazemos a organização para que o trabalho do operador, agente, além de órgãos fiscalizadores funcione de forma ordenada, garantindo um atendimento satisfatório e com segurança. Estas escalas são muito importantes para desenvolver o turismo na região e bem atender estes turistas é a nossa meta, para que mais navios de passageiros atraquem aqui em Paranaguá”, afirmou.

De 1998 a 2012, foram realizadas 45 paradas turísticas (paradas técnicas) no Porto de Paranaguá. Em 2013, quatro navios escalaram em Paranaguá, trazendo cerca de 3,6 mil passageiros. Em 2014, o número foi praticamente o mesmo. Já na temporada 2014-2015, mais de oito mil turistas devem passar pelo Porto de Paranaguá. As próximas escalas estão agendadas para os meses de fevereiro e março.

“Estas escalas fortalecem cada vez mais o turismo no litoral do estado. O governo do Paraná não tem medido esforços para tornar estas escalas possíveis e permitir que mais navios de turismo escalem em Paranaguá”, afirmou Eduardo Henrique Soares Souza, responsável pelo marketing da Paraná Turismo, que estava no cais para acompanhar essa recepção aos turistas. O navio Sovereign veio do Rio de Janeiro e, depois que saiu de Paranaguá, seguiu para Santos.

A escala mais recente em Paranaguá havia acontecido em junho, quando o porto da cidade recebeu o Monarch, gêmeo do Sovereign, também da Pullmantur. Leia mais sobre esta escala, neste link.

Texto (©) Copyright adaptado de Appa. 
Imagens (©) Copyright Nájia Furlan/Appa. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui