Carnaval de navios no Rio de Janeiro

0

Sete navios de cruzeiro estiveram no Porto do Rio de Janeiro neste domingo de Carnaval! A maior parte das embarcações trouxe passageiros em trânsito para aproveitar o carnaval da cidade. De cinco companhias diferentes, muitos destes navios permanecem no Rio, em escalas com múltiplas pernoites. Destaque para o japonês Pacific Venus (foto), que desde 2010 não vinha ao Brasil


Sete navios de cruzeiro, de cinco companhias diferentes estiveram no Porto do Rio de Janeiro durante este domingo de Carnaval. Dos sete navios, quatro realizaram escala em cruzeiros de longo curso, com passageiros que são, em sua maioria, estrangeiros. As outras três embarcações estão em temporada regular pela América do Sul, e trouxeram passageiros também passageiros em trânsito, mas originários do próprio Brasil, ou da vizinha Argentina. O Maasdam e o Sovereign realizaram também embarque de passageiros, em pequeno número. 
Junto com a Pullmantur, a Holland America Line (HAL) foi a companhia com mais navios no porto do Rio neste dia 15. Dois de seus quinze navios atracaram no Píer Mauá para o Carnaval. Em sua viagem anual de circo-navegação da América do Sul, o Prinsendam veio de Santos, após partir de Fort Lauderdale em 3 de janeiro. Construído como Royal Viking Sun, já navegou por toda a Costa Oeste da América do Sul, e agora segue de volta para Fort Lauderdale onde encerra sua jornada, em 12 de março. Antes, entretanto, escala em portos caribenhos, e também nos portos brasileiros de Ilhéus, Salvador, Maceió, Recife, Natal, Santarém, Boca da Valéria, Parintins e Manaus. Apresentado pela HAL como “Elegant Explorer”, o Prinsendam realiza rotineiramente roteiros mais longos, com muitas pernoites. No Rio, permaneceu dois dias, partindo na tarde do dia 16. 
O outro navio da Holland America é o Maasdam, da tradicional classe S. Realizando uma viagem focada no carnaval carioca, realiza três pernoites no porto do Rio. Após chegar no dia 15, deixará o Píer Mauá apenas às 17h do dia 18. Assim como o Prinsendam, trouxe passageiros estrangeiros, em sua maioria americanos e canadenses. Diferentemente de seu companheiro de frota, entretanto, chegou a realizar embarque e desembarque de passageiros, que realizam apenas um dos trechos da viagem de 49 noites, com ida e volta para o porto de Fort Lauderdale, na Flórida. Iniciado em 23 de janeiro, o cruzeiro do Maasdam ainda passará por outros nove portos brasileiros antes de entrar no Caribe. Introduzida na temporada 2012/2013, essa viagem está sendo realizada pela terceira vez consecutiva, e está novamente prevista nos roteiros do Maasdam para 2015/2016. 
Assim como a HAL, a Pullmantur teve dois navios no Rio no dia 15. O Sovereign, maior navio da frota da companhia latina, realizou sua escala semanal habitual no Píer Mauá, onde também realiza embarque de passageiros para seu roteiro semanal pelo Nordeste. A maior parte dos passageiros, no entanto, embarca no Porto de Santos, onde o navio escalou antes de chegar ao Rio. Assim, apesare ter realizado embarque, a maior parte dos passageiros do Sovereign esteve em trânsito no porto. Atracado em uma área consideravelmente distante do terminal de cruzeiros, o navio deixou o porto cedo, por volta das 16 horas do próprio dia 15, com destino a Salvador. 
 
Companheiro de frota do Sovereign, o Empress permaneceu mais tempo atracado. Chegou ao Rio de Janeiro na manhã do dia 15, e se dirige neste momento a Ilhabela, último porto de escala de seu cruzeiro de carnaval, de 6 noites. Entregue para a Royal Caribbean em 1991, o Empress navega pela Pullmantur desde 2008, e em suas temporadas recentes no Brasil tem embarcado passageiros em Itajaí e Santos, como ocorreu também com o cruzeiro de carnaval. Este foi o último roteiro longo do navio na temporada; agora realiza apenas mini-cruzeiros de 3 e 4 noites até o final de abril, quando encerra a temporada nacional de cruzeiros, e parte para a Europa, onde navega entre maio e outubro. 
Também visitante habitual do Brasil nas últimas temporadas, o MSC Magnifica foi o navio da MSC Crociere a passar o carnaval no Rio. Embarcando passageiros em Buenos Aires nesta estação, o navio da classe Musica trouxe muitos argentinos para a capital fluminense. Com 9 noites, a viagem partiu da capital argentina em 10 de fevereiro, e escalou Punta del Este, Ilhabela e Búzios antes de chegar no Rio de Janeiro, de onde partiu diretamente para Buenos Aires, após pernoitar entre o dia 15 e o dia 16 no Píer Mauá. 
Os outros dois navios estiveram no Rio também em trânsito, e com passageiros estrangeiros. Dos sete navios, Pacific Venus e Silver Shadow merecem destaque. Este segundo, pelo tempo desde sua última passagem pelo Brasil. Entregue em 2000 pelo estaleiro italiano T. Mariotti, o navio da Silversea esteve no Brasil pela última vez há cerca de 10 anos, na temporada 2004/2005. Desde então, vinha navegando por outras águas, sendo habitualmente o navio escolhido pela companhia de ultra luxo italiana para roteiros no Extremo Oriente e Ásia em geral. A viagem que o trouxe de volta, foi um roteiro de 17 noites entre Buenos Aires e Barbados. A caminho do Caribe, o navio escalou Santos antes de passar pelo Rio, onde chegou no dia 14, e realizou duas pernoites, deixando a capital carioca apenas nos últimos minutos do dia 16. Com a proa voltada ao norte, escala ainda Búzios, Salvador, Natal, Fortaleza e Devil’s Island, na Guiana Francesa, antes de chegar a seu destino final, Bridgetown, Barbados. 
J/á o Pacific Venus merece destaque pelas suas características e natureza de sua escala. Japonês de construção, registro e operação, o navio é operado pela Venus Cruise/Japan Cruise Line, foi entregue em 1998, pelo estaleiro Ishikawajima, de Tóquio, no Japão. Em viagem de volta ao mundo, trouxe muitos passageiros japoneses para curtir o Brasil, e o também o carnaval do Rio de Janeiro. Com duas pernoites na cidade, a embarcação chegou no dia 14, e partiu durante a tarde do dia 16, com destino a Santos, última escala no Brasil que o receberá nesta viagem, e onde realiza escala inaugural. No Rio já havia estado em 2010, quando fez uma escala – também em volta ao mundo – fora da temporada regular, em junho. Atualmente único navio na frota de sua companhia, o Pacific Venus possui 26,518 toneladas e capacidade para 720 passageiros. O seu projeto é baseado no Orient Venus, que atualmente navega para um operador turco, e é um pouco menor, com 20,000 toneladas, e entrega em 1990.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui