Balneário Camboriú pode entrar na rota dos navios de cruzeiro

0
Parque Unipraias em Balneário Camboriú

Um projeto de empresa particular recentemente apresentado à prefeitura da cidade tem como objetivo a construção de um atracadouro que receba os tenders dos navios de cruzeiro. O píer ficaria localizado dentro da nova marina da cidade, que receberá 70 vagas para yatchs e lanchas de até 60 metros.


A cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina deve passar a receber os passageiros de navios de cruzeiro a partir das próximas temporadas. Pelo menos é o que pretendem a prefeitura da cidade e a empresa Bontur, com o projeto da nova marina da cidade


Instalação particular, a marina será construída pela Bontur na Barra Sul, com um investimento de cerca de 12 milhões de reais. Em processo de aprovação na prefeitura, a nova marina terá capacidade para 70 lanchas, e também um píer para atracação dos tenders dos navios de cruzeiro.

A prefeitura pretende, dependendo do andamento das obras, tentar atrair navios já na próxima temporada. As embarcações fundeariam em frente à cidade, e transportariam seus passageiros para a cidade com seus próprios barcos, assim como ocorre na maior parte dos portos de escala do Brasil, que não possuem cais apropriado para a atracação do navio propriamente dito.

O projeto para a instalação física da marina já dispõe de todas as licenças necessárias, e apenas aguarda o alvará da prefeitura para ter suas obras iniciadas. O projeto arquitetônico foi apresentado recentemente, e deve ser aprovado em breve; quando isso ocorrer, as obras devem começar em até 60 dias.

Para trazer os navios de cruzeiro, no entanto, a prefeitura precisará também resolver a parte operacional e técnica dos navios. É necessário, por exemplo, confirmar a profundidade do local onde os navios poderão fundear, e conseguir autorização da Capitânia dos Portos para a operação.

Para a próxima temporada, as companhias de cruzeiro já possuem todos os roteiros planejados para seus navios na América do Sul, o que também dificulta possíveis escalas já no final deste ano.

Texto e Imagem (©) Copyright Daniel Capella. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui