Bastidores do teatro no Costa Favolosa

0

Após apresentar a cozinha do Costa Favolosa, continuamos nossa visita pelos bastidores do navio com os bastidores do Teatro Hortensia, o maior salão de espetáculos do navio da Costa Crociere.

Agenda do palco para o período que estivemos a bordo, com shows e outros eventos acontecendo no teatro

Caixa do mágico, nos bastidores

O Costa Favolosa possui um grande teatro, o Hortensia. Localizado na proa, o salão de espetáculos é uma das maiores áreas públicas do navio, e ocupa três andares, entre os decks 3 e 5. Com capacidade para cerca de 1,200 passageiros, o espaço é palco para dois shows por noite, em praticamente todas as noites em que passageiros estão a bordo. Existem diversos espetáculos diferentes, de natureza diversa, apresentados por diferentes profissionais e artistas. Para que tudo funciona, são necessários diversos funcionários e uma infraestrutura que ficam em geral nos bastidores, e podem passar desapercebido da maior parte dos passageiros.

Logo atrás do palco do teatro, existem as áreas técnicas do teatro, que são compostas pelos camarins, a área de bastidores do palco, e algumas das cabines dos tripulantes que trabalham no teatro, incluindo profissionais técnicos e performers. Os camarins estão localizados logo atrás do palco, dos lados direito e esquerdo do teatro; são duas grandes salas, um para os homens e outro para as mulheres que irão se apresentar. Além de fazer toda a preparação na área, os dançarinos e outros artistas também armazenam fantasias e figurino nesta área. Já área de bastidor do palco, consiste nas laterias do mesmo e na área que fica atrás das cortinas, mas não é dividida do palco de forma física. É nessa área que são guardados cenários e outros elementos que poderão ser utilizados durante shows e apresentações.
As regras do palco e bastidores, assinadas pelo Gerente de Palco e o Técnico Chefe.

Um dos diferenciais dos navios mais modernos da Costa Crociere é a grande quantidade de efeitos e cenários que os teatros possuem. O Costa Favolosa não é exceção, o Teatro Hortensia possui diversos diferenciais, alguns visíveis nas fotos. Uma das principais características de seu palco, é a movimentação, elevação e abaixamento do palco. Ou seja, apertando apenas um botão, os técnicos de palco podem fazer o centro do palco rodar, formar uma escada com degraus, ou abaixar a parte frontal do palco até o andar inferior (possibilitando, assim, a saída do palco sem a necessidade de atravessá-lo). O Hortensia também possui grande variedade de luzes e efeitos com luz, que são controlados desde a cabine de luz no deck 5. Entre os destaques neste quesito, estão os lasers de diversas cores e intensidades, que podem protagonizar um show sozinhos, acompanhando músicas e efeitos sonoros.

O camarim das mulheres, com seus chapéus
 
Outro ponto característica interessante do teatro, são as projeções. Existem diversos projetores no teatro, que são utilizados tanto para exibir filmes, em um grande telão, transformando o teatro em um cinema, quanto para melhorar a experiência do expectador e em efeitos durante os shows. Podendo ser utilizados mesmo com outras luzes de efeito acesas, os projetores acabam fornecendo os cenários para diversas apresentações. Dois projetores laterais são utilizados para melhorar a visibilidade do palco, em shows como os de mímica e mágica. Em apresentações dessa natureza, um câmera filma o palco, e a imagem ampliada é transmitida ao vivo nos telões ao lado do palco. Durante nosso cruzeiro de 8 noites no navio, 7 shows principais foram apresentados, duas vezes por noite. Além de cantores, e dançarinos, tradicionais nestas apresentações, também participaram dos shows, violinistas, tenores, um mímico, um mágico, um casal de equilibristas, e outros artistas. Além destes shows, foram apresentados nas últimas duas noites, shows em turno único, com o show de talentos dos passageiros, o Roman Night, e o Crew Show, onde membros da tripulação em geral apresentam seus talentos no palco.
 
Cartaz do filme Meu Passado Me Condena, nos bastidores. O filme foi filmado a bordo do Favolosa em 2012
Teto do palco, com diversas luzes e elementos móveis
Alguns dos cenários ao lado do palco. 
 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui