Splendour é vendido e deixará frota da Royal Caribbean em 2016

0

Em anúncio surpreendente, a Royal Caribbean International comunicou a venda do Splendour of the Seas para o grupo TUI Ag. O navio da classe Vision se juntará à frota da Thomson Cruises no próximo verão europeu, substituindo o veterano Island Escape.

A última temporada do Splendour of the Seas na América do Sul é também uma de suas últimas navegando sob a bandeira da Royal Caribbean International. Isso porque o navio, entregue em 1996, foi vendido para o grupo TUI, que, além da própria TUI Cruises, operada em parceria com a Royal Caribbean, possui também as marcas Hapag-Lloyd Cruises, Thomson Cruises e a Island Cruises. Essa última é operada como uma submarca da Thomson, e será a nova casa do Splendour.

Island Escape

Ironicamente, o navio irá substituir o Island Escape na Island Cruises, que dentro da Thomson, é uma opção mais jovem e descontraída para o mercado inglês de cruzeiros. Após suas duas temporadas inaugurais no Brasil, em 2000/2001 e 2001/2002, o Splendour foi substituído na região pelo próprio Island Escape, que era então parte do grupo Royal Caribbean. Anos depois, quando retornou ao Brasil em 2007/2008, o Splendour navegou ao lado do Island Escape pela América do Sul, na temporada de despedida deste último. Antes, haviam sido companheiros de frota, entre 1996 e 2002, quando o Island Escape era operado pela Royal Caribbean como Viking Serenade.

Com novo nome, o Splendour entrará em operação pela TUI no segundo trimestre de 2016, após terminar sua temporada por Dubai e Emirados Árabes. Os roteiros já previstos pela Royal Caribbean para o navio serão mantidos; após partir do Brasil em abril deste ano, o Splendour navega pelas Ilhas Gregas a partir de Veneza, e segue para Dubai em meados de dezembro, onde permanece até o dia 11 de abril, quando encerra seu último cruzeiro previsto pela companhia norte-americana. Após esse mês, deve seguir para estaleiro e ser adaptado a sua nova função.

“O Splendour of the Seas estreou em 1996 e serviu a Royal Caribbean extremamente bem”, disse Richard D. Fain, Presidente e CEO da Royal Caribbean Cruises, e um dos responsáveis pela construção e planejamento do navio. “A venda do navio está alinhada a nosso objetivo estratégico de nos desfazer do hardware mais antigo (…)”, completou.

Splendour em Buenos Aires na última semana.

“O Splendour of the Seas tem sido um membro estimado da frota da Royal Caribbean desde que ele entrou em serviço”, disse Michael Bayley, presidente e CEO da Royal Caribbean International. “Ele ofereceu a inúmeros passageiros experiências de férias memoráveis e nós estamos ansiosos em continuar oferecendo o mesmo serviço Gold Anchor pelo qual nossa marca é conhecida, até a sua última saída”.

Com forte identificação com a América do Sul e especialmente o Brasil, o Splendour é um dos navios mais tradicionais da atual frota da Royal Caribbean. Construído pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, e entregue em 1996, o navio é o segundo da classe Vision, que possui outros cinco navios. Seu design, uma evolução da classe Sovereign, serviu de base para o projeto dos outros navios da frota, incluindo os navios da classe Freedom, que estão entre os maiores do mundo.

Com capacidade para cerca de 2,000 passageiros em ocupação máxima e 1,830 passageiros em ocupação dupla, possui cerca de 70,000 toneladas. Seus passageiros são servidos por 700 tripulantes, que serão transferidos para outros navios da frota da Royal Caribbean quando o navio for entregue à Thomson. De suas 915 cabines, cerca de 40% possuem varanda e 124 são totalmente novas, acrescentadas em reforma em 2011.

Reforma, aliás, que levou cinco semanas e modernizou o navio, com o acréscimo de restaurantes e novas opções de entretenimento. Todos as áreas destinadas a passageiros do navio receberam novos carpetes, estofamento e um padrão de cores mais moderno, alinhado com a aparência dos outros navios da classe Vision também reformados.

Thonsom Majesty, atual navio mais novo da frota da Thonsom.

O Splendour será o maior navio e também o mais novo navio da frota da Thonsom, que atualmente possui cinco navios, todos de segunda mão, construídos entre 1982 e 1992. Com a provável venda do Island Escape, a frota continuará a ter 5 navios em 2016, entretanto terá maior capacidade de passageiros, já que o Splendour é maior que seu predecessor.

“Estamos muito animados em receber o navio na nossa frota no próximo verão. Esse é o primeiro passo em nossa estratégia de modernização e transformação e trará uma opção melhorada para nossos clientes, com mais cabines com varanda que nunca, uma maior seleção de suítes, um número maior de opções de jantar e opções de entretenimento e atividades a mais. Estamos confidentes que nossos clientes irão gostar do novo acréscimo em nossa frota”, disse Helen Caron, diretora executiva da Thomson Cruises.

Para ler mais sobre o Splendour of the Seas, visite nosso especial sobre o navio, publicado no final de 2013 em duas partes. A primeira pode ser encontrada neste link, e a segunda neste. Fotos recentes dos interiores do navio podem ser encontradas em álbum em nossa página no facebook, para vê-las, clique aqui.

Texto e Imagens (©) Copyrights Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui