Visitando a cozinha do Costa Favolosa

3
Em nosso recente cruzeiro no Costa Favolosa, aproveitamos também para conhecer espaços de bastidores do navio da Costa Crociere. Um das áreas em que estivemos foi a principal cozinha do navio, que serve os dois maiores restaurantes de bordo.

O Costa Favolosa possui quatro cozinhas em seu interior, para servir a todos os seus restaurantes. Uma delas, fica nos decks mais baixos da embarcação, e serve exclusivamente os restaurantes da tripulação; as outras três são voltadas à alimentação dos passageiros. Duas ficam nos andares mais altos do navio, e servem respectivamente o restaurante pago Club Favolosa, e o restaurante buffet Ca’d’Oro. A última, a maior de bordo, foi a que visitamos. Localizada no deck 3, a instalação produz toda a comida consumida nos dois principais restaurantes do navio, o Duca d’Orléans, localizado na popa e o maior a bordo, e o Duca di Borgogna, que fica na área central e também possui tamanho considerável. Além destes dois, a cozinha também serve o exclusivo restaurante Samsara, que fica próximo ao Borgogna.

Localizada no Deck 3 Hermitage, entre os dois restaurantes, a cozinha industrial prepara milhares de pratos por dia, e funciona para café da manhã, almoço e jantar. Apenas no jantar, entretanto, funciona em sua plena capacidade, já que para as refeições diurnas, apenas um dos dois restaurantes por ela servidos funciona. Bem equipada e moderna, a instalação tem até mesmo escadas rolantes para levar os garçons e assistentes de garçom ao segundo andar dos restaurantes. O equipamento é necessário, considerando que ambos os restaurantes principais possuem dois andares de altura, e que os garçons costumam levar fazer várias vezes o trajeto entre a cozinha e as mesas do restaurante levando até 12 pratos por vez em uma única bandeja. Além do esforço dos garçons, também é necessário muito esforço por parte da equipe da cozinha para garantir que os passageiros tenham seus jantares servidos diariamente.

Para preparar os milhares de pratos consumidos por noite, os chefs, subchefs e cozinheiros começam a trabalhar no jantar ainda durante o dia, montando em diferentes partes do restaurante as entradas, massas, risotos, o prato principal e a sobremesa. Terminados, os pratos são armazenados em condições ideais de conservação, já prontos para o consumo enquanto aguardam o horário de início das refeições. Pouco antes desta, são transferidos para as bancadas centrais da cozinha, de onde serão recolhidos pelos garçons e levados até os passageiros. Cada estação possui um tipo de comida específica, e uma equipe responsável. Em posse do pedido dos hóspedes, os garçons buscam pelo restaurante os pratos escolhidos pelos passageiros, que aguardam nas estações aquecidos e prontos para o consumo. Os pratos são divididos, não só por sua posição no cardápio (entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa), mas também pela natureza de sua composição.
Dependendo do cardápio da noite, uma estação pode servir aves, outra frutos do mar e uma terceira apenas massas, por exemplo. A cozinha, no entanto, não produz apenas os pratos do jantar, lá também é produzido o pão consumido nos restaurantes, são armazenadas as bebidas para consumo dos passageiros e mais. É também na cozinha que as sobras de comida começam a ser encaminhadas a seu destino final. Após deixar a mesa, a sobra é encaminhada a um local onde toda sua água é lentamente extraída. O que sobra, é levado a uma fornalha, que queima a substância e a transforma em um pó orgânico  (o calor desse processo é aproveitado para cozimento de novos alimentos na cozinha), que poderia ser descartado diretamente no mar. A Costa Crociere, no entanto, armazena-o e o vende nos portos de escala, para empresas que o utilizarão para fazer ração de animais, por exemplo. Inaugurado em 2011, o Costa Favolosa tem capacidade para cerca de 3,800 passageiros; destes, a maior parte janta (em dois turnos) diariamente nos dois restaurantes servidos pela cozinha principal!
Texto e Imagens (©) Copyrights Daniel Capella.
Nosso guia durante a visita apresenta bolos
especiais preparados durante nossa viagem.
Placa indicativa localizada dentro da própria
cozinha apresentando a localização dos restaurantes
e da padaria (que fica dentro da cozinha).
Compartilhar

3 Comentários

  1. Tem alguma diferença no menu do Duca d’Orléans e do Duca d’Orléans? Estou em dúvida qual escolher para o jantar. Você tem um preferido? E porque? Obrigada pelo conteúdo.

    • Boa tarde! Os cardápios são idênticos, a diferença é só o espaço. Os dois restaurantes também são parecidos em decoração e tamanho, mas, se for para escolher um, ficaria com o Duca d’Orleans, pois ele fica na popa e tem paredes de vidro com vista para o mar!

  2. Tem alguma diferença no menu do Duca d’Orléans e do Duca di Borgogna? Estou em dúvida qual escolher para o jantar. Você tem um preferido? E porque? Obrigada pelo conteúdo.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui