Azores escala o porto de Portimão, Portugal

0

Em cruzeiro de 11 noites voltado ao mercado inglês, escalou Portimão, em Portugal, o veterano navio de cruzeiros Azores. Fretado pela Cruise & Maritime Voyages, é atualmente o único navio da frota da portuguesa Portuscale Cruises em operação.

Um dos mais antigos navios de cruzeiro em operação, o Azores, ex-Stockholm, escalou a cidade de Portimão, Portugal, na última semana.

Operando pela Cruise & Maritime Voyages (CMV), do Reino Unido, o navio realizava cruzeiro de 11 noites iniciado em Bristol, na Inglaterra, no dia 19 de abril. Com seis portos de escala, a viagem passou por Espanha, Portugal e o território britânico de Gibraltar antes de retornar ao porto de Bristol, que é também o destino final da viagem.

Voltado ao mercado britânico, o cruzeiro é um dos vários que serão realizados pela CMV no Azores até o final da temporada européia de 2015. Propriedade da portuguesa Portuscale Cruises, o navio está fretado aos ingleses, que concordaram em o utilizar por cinco temporadas, começando neste ano. Até outubro, realizará cruzeiros a partir da Inglaterra; dos portos de Liverpool, Hull e Bristol, e também fly-cruises voltados ao mercado inglês com embarque em Livorno e Veneza.

Construído em 1948, o Azores é um veterano dos mares, e já operou com 10 diferentes nomes. Quando ainda novo, operado pela Swedish America Line, foi um dos protagonistas do acidente que terminou com o naufrágio do navio italiano Andrea Doria, da Italia Line, no Atlântico Norte. Foi reconstruído na década de 90, após operar por diversos operadores do Norte da Europa. Curiosamente, foi então renomeado Itália, e operou por alguns operadores italianos (incluindo a StarLauro, que viria a se tornar mais tarde a MSC) antes de entrar na frota da Festival Cruises em 2002.

Desde 2005, vinha operando como Athena, para a companhia de navios clássicos de Giorgio Potamianos, a Classic International Cruises. Entretanto, com a falência dessa em 2012, foi comprado pela Portuscale, que é atualmente sua administradora e proprietária. Os portugueses o fretam para a CMV, que pretende operá-lo no mercado francês a partir de 2016, com o nome Astoria.

O Azores é atualmente o único navio da frota da Portuscale em operação. A companhia, fundada por Rui Alegre em 2013, possui em sua frota outros três navios, o Lisboa, ex-Princess Danae, o Porto, ex-Arion e o Funchal. Destes, o Porto e o Funchal estão em teoria operacionais, mas seguem imobilizados no porto de Lisboa devido a dificuldades operacionais da companhia, que não obteve sucesso em cruzeiros sob sua própria marca, e agora pretende operar seus navios apenas fretados a terceiros.

Já o Princess Danae é quem se encontra em estado mais delicado, com uma reforma não terminada, o navio deve seguir para o desmanche.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
 Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui