Pullmantur lança catálogo 2015/2016 com roteiros para Brasil e Caribe

1
Sovereign fará escalas em Paranaguá em janeiro

A Pullmantur divulgou detalhes de sua nova temporada neste mês de fevereiro. Após anunciar em novembro que teria apenas dois navios no Brasil, a companhia latina detalhou os roteiros de seus cinco navios que estarão na América do Sul e Caribe. Nos roteiros brasileiros o destaque são os mini-cruzeiros que dominam a programação de Sovereign e Empress.

Como adiantado por nós em dezembro, a Pullmantur operará mais um navio no Caribe em 2015/2016. O Zenith, que desde que foi transferido para a companhia em 2007, faz temporadas na América do Sul, será o navio responsável por esta nova operação.

Assim, o Brasil receberá na próxima temporada o Sovereign e o Empress. Com três navios operando na América do Sul, a companhia costumava até essa temporada, dedicar um de seus navios para mini-cruzeiros, um para roteiros para o Nordeste e outro para mini-cruzeiros e roteiros mais longos ao Prata. Com o número reduzido de navios na região, no entanto, foi necessário alterar os roteiros para a próxima temporada, que terá grande quantidade de mini-cruzeiros.

De acordo com a companhia, os cruzeiros mais curtos, de 3 e 4 noites são uma preferência do próprio público da Pullmantur, como José Maruílson, coordenador de marketing da companhia contou em evento em dezembro: “Nosso público está pedindo mais os mini-cruzeiros (…) e o que o público pede nós tentamos atender na medida do possível”, disse.

O novo catálogo, lançado no final de fevereiro, traduz esse pedido. Maior navio da frota, o Sovereign chega a Santos em 29 de novembro, após um posicional Salvador – Santos, e realiza roteiros com duração que varia entre 3 e 6 noites. Realizando embarque em Santos e também no Rio de Janeiro, fica na região até 6 de março, quando parte em travessia de Salvador. A viagem posicional para a Europa, que normalmente não é oferecida pela Pullmantur no Sovereign, é uma das novidades dos roteiros do navio.

Com 13 noites de duração e destino final em Barcelona, o cruzeiro pode ser combinado com um posicional Santos – Salvador de 3 noites totalizando uma travessia de 16 noites entre Santos e Barcelona, escalando Rio de Janeiro, Salvador, Tenerife, Casablanca, Gibraltar e Barcelona. Antes de retornar a Europa, porém, realiza 24 roteiros no Brasil.

A esmagadora maioria dos cruzeiros possui 4 noites; embarcando em Santos, passa pelo Rio, onde também faz embarque, e escala Búzios. Para completar quatro noites, o navio passa um dia inteiro no mar antes de retornar a Santos e finalizar a viagem. A exceção são os roteiros de Natal e Reveillon, e dois cruzeiros em janeiro. No Natal, e logo no começo do ano, realiza roteiros de 5 noites, de roteiro semelhante ao de 4 noites, mas que, no entanto, faz escala também em Paranaguá, no litoral do Paraná. Já no Reveillon, o cruzeiro possui 6 noites, e além de Paranaguá, Búzios e Rio de Janeiro, inclui a parada em Copacabana em seu roteiro.

Já o Empress chegará ao Brasil mais cedo, ainda em 5 de novembro. Neste dia, parte de Salvador para Santos, em seu posicional com destino ao sudeste de 3 noites. Uma vez em Santos, no dia 9, realiza exclusivamente mini-cruzeiros de 3 noites até o Natal. As primeiras viagens tem embarque apenas no próprio porto de Santos, e escalam Búzios e Ilhabela. No dia 29 de dezembro, o roteiro muda e passa a incluir embarque em Itajaí e escala em Porto Belo.

Empress

No Natal, realiza o primeiro cruzeiro de 7 noites da Pullmantur da temporada, com embarque em Santos e Itajaí e escalas em Búzios, Ilha Grande e Ilhabela. Para o reveillón, novo cruzeiro de sete noites com roteiro semelhante, mas que também passa por Copacabana, onde assistirá a queima de fogos. Nas primeiras semanas de janeiro, realiza o roteiro para o Prata, também em sete noites. São quatro saídas desse tipo, com embarque em Santos e Itajaí, e escalas em Montevideo e Buenos Aires.

Realiza dois mini-cruzeiros antes do roteiro de Carnaval, que também terá uma semana, e pernoite em Salvador – com embarque apenas em Santos. Em seguida, retoma os minis de 3 e 4 noites com embarque em Santos e Itajaí, que realiza até o começo de março. Antes de partir para a Europa em 28 de abril, ainda realiza outros 15 mini-cruzeiros antes de partir para Salvador, e posteriormente para a Europa em travessia de 11 noites entre a Bahia e Lisboa.

Notável nos roteiros brasileiros desta temporada, é a ausência do porto de Recife nos roteiros. Desde que a CVC operava a frota da Pullmantur na região, Pernambuco costumava ser a porta de entrada dos navios no país. Na época da CVC, Recife era inclusive utilizada como base para os cruzeiros pelo Nordeste e Fernando de Noronha, roteiro que foi abandonado pela Pullmantur há alguns anos.

Zenith, que estará no Caribe.

No catálogo nacional, a Pullmantur também divulgou os roteiros do Zenith no Caribe, que serão comercializados principalmente no mercado brasileiro. Com sete noites, o roteiro é igual ao que o Monarch tem realizado recentemente, e escala em Cartagena de Índias, na Colômbia, Curaçao e Aruba, nas Antilhas, Colón, no Panamá e La Guaira, na Venezuela. É possível embarcar em La Guaira, Colón e Cartagena,

O roteiro do Monarch ganhará uma nova escala, Bonaire, que substituí La Guaira. Também com uma semana, esse roteiro pode ser iniciado em Colón, Aruba ou Cartagena. Outra novidade nos roteiros do Monarch que consta no novo catálogo, é a realização de cruzeiros na área central do Caribe. Com partida de Cozumel e Puerto Progreso, ambas no México, esse roteiro escala Belize, Grand Cayman e Roatán, e será realizado pela primeira vez pelo navio.

Confira comparativo das últimas temporadas da Pullmantur para o mercado brasileiro:

2010/2011 – Em parceria com a CVC
Zenith – Roteiros Curtos (Santos);
Sovereign – Nordeste (Santos, Rio e Salvador);
Empress – Prata (Santos e Itajaí);
Bleu de France – Fernando de Noronha (Recife, Natal, Fortaleza e Maceió);
Horizon – Sudeste (Santos, Rio, São Francisco do Sul e Vitória).

2011/2012
Zenith – Roteiros Curtos (Santos);
Sovereign – Nordeste (Santos, Rio e Salvador);
Empress – Prata (Santos, Itajaí e Buenos Aires);
Ocean Dream – Fernando de Noronha (Recife, Natal e Fortaleza).

2012/2013
Zenith – Roteiros Curtos (Santos);
Sovereign – Nordeste (Santos, Rio e Salvador);
Empress – Prata e Roteiros Curtos (Santos, Itajaí e Buenos Aires).

2013/2014
Sovereign – Nordeste (Santos, Rio e Salvador);
Empress – Prata e Roteiros Curtos (Santos e Itajaí);
Zenith – Prata (Buenos Aires e Rio de Janeiro).

2014/2015
Zenith – Roteiros Curtos (Santos, Itajaí e Rio);
Sovereign – Nordeste (Santos, Rio e Salvador);
Empress – Prata e Roteiros Curtos (Santos e Itajaí).

2015/2016
Zenith – Caribe Sul p/ Brasileiros (Cartagena de Índias);
Sovereign – Roteiros Curtos (Santos e Rio de Janeiro);
Empress – Prata e Roteiros Curtos (Santos e Itajaí).

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella. 
Compartilhar

1 Comentário

  1. A Pullmantur faz este péssimo mini: Santos – Rio – Búzios – Santos ou Rio – Búzios – Santos – Rio para o Sovereign, parecendo que o navio, é uma grande novidade da temporada.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui