Abremar promove visita técnica e encontro a bordo do Empress

0
Cozinha principal

A Clia Abremar promoveu evento a bordo do Empress, em sua última escala no Porto de Santos. Acompanhados pelo presidente da associação, Marco Ferraz, os convidados conhecerem as áreas públicas do navio, e também bastidores e áreas técnicas como a cozinha principal e a ponte de comando. A embarcação da Pullmantur foi a última a deixar o Brasil, encerrando a temporada 2014/2015 no dia 27.   

Marco Ferraz durante a apresentação
Encerrando uma série de visitas a bordo realizadas durante a temporada 2014/2015, a CLIA Brasil (Abremar), recebeu jornalistas e convidados no Empress, da Pullmantur, no último dia 27. Volta à autoridades governamentais, parceiros do trade, associações ligadas ao turismo, agentes de viagem e imprensa, o evento apresentou as áreas públicas do navio, que esteve em temporada nacional entre novembro e abril, e também bastidores da embarcação, como a ponte de comando.

Antes do tour pelo Empress, que foi inaugurado em 1990 e tem capacidade para cerca de 2,020 passageiros, o presidente da associação, Marco Ferraz, fez uma pequena apresentação sobre a CLIA e os cruzeiros em geral, em âmbito nacional e internacional. Os armadores associados à CLIA inaugurarão, em 2016, 9 navios, representando um investimento total de 6.48 bilhões de dólares, e ampliarão a capacidade da frota mundial de navios de cruzeiro em cerca de 27,556 leitos.

Alexandre Zachello da Pullmantur

Em 2015, as companhias de navegação associadas devem transportar mais de 23 milhões de passageiros ao redor do mundo, e em 2016, são esperados 23,7 milhões. Destes, 35,5% navegarão pelo Caribe, 30% terão embarcado na Europa, enquanto todos os outros destinos do mundo receberão os passageiros restantes. O Brasil, junto a toda a América do Sul possui apenas 2.9% do market share global. Como comparação, o estado norte-americano do Alaska, recebe 4.5% dos passageiros mundiais.

As temporadas brasileiras devem apresentar crescimento no número de passageiros, ainda que o aumento seja pequeno. A CLIA acredita que seus associados transportaram 640 mil passageiros na temporada 2014/2015, que teve 10 navios, realizando 906 escalas em 20 portos sul-americanos. Para 2015/2016, a entidade espera 650 mil passageiros, e para 2016/2017, são esperados 660 mil. O crescimento entre estas temporadas será bem menor que o registrado há algumas temporadas atrás, quando o Brasil chegou a receber mais de 20 navios.

Impacto econômico dos cruzeiros segundo a FGV

Ainda aguardando os resultados da pesquisa sobre 2014/2015, a Abremar apresentou o estudo de impacto econômico que os cruzeiros tiveram no Brasil em 2013/2014. A temporada deixou 1,1 bilhão de reais para os envolvidos no negócio. Os armadores gastaram cerca de 690 milhões de reais para viabilizar a operação, enquanto os passageiros e tripulantes gastaram 455 milhões de reais em atividades relacionadas aos cruzeiros, como transporte ao porto de embarque, e compras em lojas nos destinos visitados pelos navios.

A temporada também trouxe 15.465 postos de trabalho na economia brasileira, entre os tripulantes, que trabalham a bordo, e outros envolvidos, direta e indiretamente. Os números foram levantados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob encomenda da CLIA.

Ainda segundo a pesquisa, na temporada 2013/2014, 61,1% dos turistas estavam em sua primeira viagem de navio, enquanto 85% desceram nas cidades de escala e 82,2% pretendem retornar aos destinos, numa próxima viagem, para conhecê-los melhor.

Restaurante Miramar na popa

Após a apresentação, que também contou com a participação de Alexandre Zachello, presidente da Pullmantur no Brasil, e José Maruílson, coordenador de marketing da companhia, os convidados seguiram para o tour pelo navio.

Além de boa parte das áreas públicas e de cabines de duas categorias diferentes, o tour apresentou também a ponte de comando do Empress (passadiço), e a cozinha principal, que serve o maior restaurante de bordo, o Miramar, e o especializado em culinária oriental, o Wú Fusion.

Ponte de comando

Em temporada no Brasil desde novembro, o navio da Pullmantur foi o que mais fez escalas no Porto de Santos em 2014/2015. Inaugurado em 1990 como Nordic Empress, navegou pela Royal Caribbean até 2008, e possui ainda diversas características comuns dos navios da companhia norte-americana. Foi construído no estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, localizado nas margens do Rio Loire, na cidade de St. Nazaire. É um caso raro de navio de cruzeiro que não possui um gêmeo de características idênticas ou semelhantes.

Área da piscina

No Brasil costuma realizar embarques em Santos e Itajaí, para mini-cruzeiros de 3 e 4 noites pelas praias do Sul e Sudeste do país, e também roteiros mais longos de 7 noites à Argentina e Uruguai.

Confira em breve mais fotos e informações sobre o navio, que será retratado na série Impressões, do Portal WorldCruises.com

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui