Ex-Grand Holiday em doca seca na Holanda

0

Operando pela Cruise & Maritime Voyages do Reino Unido, o Magellan é o ex-Grand Holiday, da Ibero Cruceros. Recentemente passou por uma pequena remodelação enquanto esteve em doca-seca na Holanda, para passar pela manutenção periódica obrigatória.

Entregue em 1985 pelo estaleiro Aalborg Vaerft, da Dinamarca, o Magellan completou recentemente um período de cinco meses em manutenção em um estaleiro em Amsterdam, na Holanda.

O Magellan é o antigo Holiday, entregue para a Carnival Cruise Lines, e que vinha operando desde 2010 para a Ibero Cruceros, uma das marcas da Carnival Corporation. Após o encerramento da companhia em 2014, o navio foi fretado para a Global Maritime Group Inc, e em março se juntou à frota da Cruise & Maritime Voyages, uma companhia de cruzeiros do Reino Unido, que serve o mercado inglês.

Maior navio da frota da empresa, que opera também outros três navios, o Magellan é também um dos mais novos da frota, que inclui o decano Azores, inaugurado em 1948. O ex-Holiday tem capacidade para cerca de 1,800 passageiros em capacidade máxima, e é gêmeo do Grand Celebration e do Henna, ex-Jubilee. Possui aproximadamente 46,000 toneladas e 222 metros de comprimento.

No estaleiro Damen, onde passou pela manutenção, ocupou a doca-seca 4 por duas semanas, e passou outras três em uma doca molhada. Durante o período em doca-seca, passou por uma inspeção e limpeza do casco, leme e propulsores. Os bote salva-vidas também foram retirados para revisão e possíveis reparos.

Enquanto isso, internamente, as oito unidades do ar condicionado foram revisadas, e os 700 sistemas de vácuo dos banheiros de bordo passaram por uma desinfecção química. Vários canos e tubos também foram renovados, incluindo aqueles que servem a bomba de água do mar, as saídas de ar do tanque de lastro e das linhas de sucção. Outras alterações incluíram reparações do aço do casco e da saia na popa, e revisão da parte externa dos estabilizadores.

Após deixar o estaleiro, o navio realiza uma temporada completa de cruzeiros para o mercado de cruzeiros britânico. Durante a temporada de inverno européia, realizará inclusive um cruzeiro de volta ao mundo, pela primeira vez em sua carreira.

Temporada Inaugural pela CMV

Na cidade de Bergen, em um de seus primeiros cruzeiros pela CMV.

A Cruise & Maritime Voyages anunciou o fretamento do então Grand Holiday em novembro, quando o navio ainda realizava seus últimos roteiros pela Ibero Cruceros (matéria da época neste link). A companhia britânica fretou o navio através do Global Maritime Group, em um contrato de longa duração, com opção de compra após seu cumprimento.

Silhuetas da Ibero na área da piscina central.

Após passar por algumas alterações internas, o navio começou a operar pela companhia em março deste ano. Em uma cerimônia no porto de Tilbury, cidade próxima a Londres, foi batizado pela apresentadora de TV norte-irlandesa Gloria Hunniford. Nos primeiros cruzeiros do navio, chamou a atenção a presença ainda de características típicas da Ibero, como os decalques da silhueta colorida de pessoas na área da piscina.

Esperava-se que a CMV fosse retirar a parte superior da chaminé do navio, assim como ocorreu com outros navios da Carnival Cruise Lines vendidos a operadores externos à Carnival Corporation. Entretanto, a chaminé típica da companhia permaneceu, foi apenas repintada com as cores da CMV.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright CMV, Estaleiro Damen e David Wright.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui