Santos recebeu 17 navios durante a temporada 2014/2015

0
Navio passa pelo Deck do Pescador
Empress, o navio com mais escalas na temporada.

A temporada de cruzeiros nacional 2014/2015 terminou no dia 27 de abril. Santos recebeu 17 navios durante o período, que começou em novembro. Nesta matéria criamos uma retrospectiva com fotos de todos os navios que passaram pela cidade, em ordem de chegada. Além dos navios em cabotagem, houve várias escalas em trânsito em destaque, como a do Europa 2, navio mais luxuoso do mundo.

A temporada de cruzeiros 2014/2015 no Porto de Santos terminou no último dia 27. Durante a estação, o Concais – Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, recebeu 17 navios de cruzeiro, que fizeram pouco menos de 200 escalas na instalação durante os cinco meses de temporada.

O primeiro navio a chegar foi novamente o Empress, da Pullmantur. Assim como na temporada anterior, a embarcação abriu a temporada no começo de novembro. Após a primeira escala em 9 de novembro, realizou mais 41 escalas no Porto de Santos, sendo o navio que mais vezes o visitou nesta temporada.

Pouco tempo depois, no dia 15 de novembro, foi a vez do MSC Lirica retornar a Santos. Ausente há cerca de cinco anos, o navio da MSC Crociere chegou para sua terceira temporada sul-americana, e realizou embarques em Santos até meados de dezembro. Realizou, ao todo, seis escalas em Santos, seguindo depois para o Rio de Janeiro, onde ficou baseado durante a maior parte da temporada.

No dia 24 de novembro, o primeiro navio em trânsito da temporada escalou o porto. O Marina, da Oceania Cruises, realizou a sua, já tradicional, escala em Santos em roteiro que é parte do posicional que o leva ao Pacífico Sul. Fez apenas uma escala, sua terceira escala no Concais, onde estreou em dezembro de 2012.

Ainda em novembro, chegou a seu porto base da temporada o MSC Preziosa. Navio insignia da frota da MSC Crociere, a embarcação da classe Fantasia veio para sua segunda temporada no Brasil, após a estréia em 2013/2014. Realizando mini-cruzeiros e rotas semanais para o Nordeste, fez 24 escalas no Porto de Santos, quarto navio em número de escalas nesta temporada.

Em sua sétima temporada nacional, o Sovereign foi o próximo navio a chegar. No dia 29 de novembro tornou-se o segundo navio da Pullmantur em temporada nacional. Diferentemente da última temporada, realizou roteiros ao Nordeste e também mini-cruzeiros pelo Sudeste, com durações entre 2 e 7 noites. Até a última escala em 12 de março, realizou 17 paradas no porto (incluindo uma não prevista no dia 1 de janeiro).

Já no dia seguinte o terceiro navio da Pullmantur chegou para a temporada brasileira. Em temporada de despedida (pelo menos momentânea), o Zenith fez 36 escalas no Porto de Santos, entre 30 de novembro e 5 de abril. Foi o segundo navio a mais realizar paradas no Concais nesta temporada, perdendo apenas para seu companheiro de frota Empress. Realizou mini-cruzeiros durante toda a temporada, e em 2015/2016 troca o Brasil pelo Caribe.

Após um pequeno intervalo, o dia 6 de dezembro trouxe dois navios a Santos, um deles em estréia: MSC Poesia. Único navio da classe Musica que ainda não havia escalado a cidade, realizou uma temporada inteira com base no Concais, fazendo roteiros de sete noites com destino ao Prata. Fez ao todo 17 escalas no Porto de Santos, sempre aos sábados.

Este mesmo dia marcou o retorno do Costa Pacifica a Santos. Realizando sua segunda temporada na América do Sul e parte da classe Concordia, o navio da Costa Crociere não escalava o Concais desde 2012, quando utilizou o terminal de base principal para sua operação na região. Desta vez, fez apenas uma escala, com a maior parte dos passageiros em trânsito, enquanto se dirigia a Buenos Aires, onde realizou seus embarques até março.

Em sua histórica despedida do Brasil, o Splendour of the Seas chegou a Santos em 7 de dezembro. Em sua penúltima temporada de inverno pela Royal Caribbean, retornou para sua nona temporada na região durante a qual fez 26 escalas no porto, até sua despedida definitiva em no final de abril. Quase quinze anos depois de sua estréia, deixou o porto pela última vez com esse nome em 20 de abril, já que foi vendido para a Thomson Cruises, e caso um dia volte a escalar Santos, já não se chamará Splendour of the Seas.

Em 13 de dezembro o segundo navio da Costa Crociere no Brasil chegou a Santos. Dedicado ao mercado brasileiro, o Costa Favolosa realizou sua terceira temporada sul-americana, segunda com base em Santos. Realizou 18 escalas na cidade, e se despediu em 29 de março após realizar mini-cruzeiros, e roteiros mais longos ao Nordeste e Prata. Em 2015/2016 não retorna a cidade, seguindo pela primeira vez para o Caribe.

Com a frota de navios em temporada regular completa, novos navios só chegaram ao porto em fevereiro. O primeiro foi o Silver Shadow, da Silversea, que não vinha à cidade desde a temporada 2004/2005. Em trânsito, o navio de luxo escalou a cidade apenas uma vez, em um roteiro de carnaval, que o trouxe ao porto de Santos em 13 de fevereiro.

Logo em seguida, no dia 14, foi a vez do Prinsendam, da Holland America Line (HAL). Uma das escalas mais esperadas da temporada, marcando o retorno da HAL a Santos após um hiato de cerca de quatro anos (a última escala da companhia na cidade havia sido em 2011, com o Veendam). Em cruzeiro que circo-navega a América do Sul, o navio de alto padrão fez sua estréia no Concais.


Outra escala muito esperada foi a do Ruby Princess, que marcou o retorno da Princess Cruises ao Porto de Santos após cinco anos. Um dos mais novos navios da frota, o Ruby esteve pela primeira vez em Santos no dia 16 de fevereiro, em um posicional entre a costa leste e a costa oeste das Américas. Parte da Crown Class, uma evolução da Grand Class, é semelhante ao Star Princess, que havia visitado a cidade em 2010.

No dia seguinte, outra escala de grande destaque aconteceu, a do Pacific Venus. O navio japonês da Japan Cruise Line, de Osaka, Japão, nunca havia estado na cidade. Em cruzeiro de volta ao mundo para o mercado japonês de cruzeiros, fez escala em trânsito no dia 17 de fevereiro. De construção japonesa, tinha pernoite prevista no porto, mas partiu por volta das 16 horas do próprio dia 17.

Outra escala de alto nível aconteceu no dia 21 de fevereiro, mas desta vez, não programada. Após cancelar escala em Itajaí, o Europa 2, da Hapag-Lloyd Cruises veio ao Porto de Santos. Considerado o navio mais luxuoso do mundo, junto a seu companheiro de frota Europa, o navio passou o dia inteiro fundeado na barra, e atracou apenas durante a noite, para uma escala de algumas horas, que acabou na madrugada do dia seguinte.

Já em março, foi a vez do Regatta fazer sua escala anual no Concais. Visitando o Porto de Santos desde a temporada 2012/2013, o navio da Oceania Cruises fez uma única escala na cidade, no dia 2. Parte da R Class, é um navio operado no segmento upper premium, ou seja, não chega a ser de alto luxo, mas está a cima dos navios do segmento premium.

O último navio a chegar durante a temporada foi o Seven Seas Mariner, da Regent Seven Seas. Navio de luxo, o Mariner fez apenas uma escala em Santos nesta temporada, sua quarta consecutiva vindo ao Concais. A parada aconteceu no dia 28 de março, já na fase final da temporada. 
O Concais ainda havia informado que outros três navios escalariam Santos durante a temporada, o Crystal Symphony, da Crystal Cruises, o Corinthian, da Travel Dynamics, e o Silver Spirit, da Silversea. Entretanto, estes navios acabaram não efetivamente realizando suas escalas. As fotos são do próprio Portal WorldCruises.com, ou de nossos parceiros Canal do Porto de Santos e Santos Shiplovers
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
 Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Marcelo Lopes e Canal do Porto de Santos.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui