Crystal se choca com petroleiro no Egeu

1
Proa avariada

O Celestyal Crystal se chocou com um petroleiro no estreito de Dardanelos, no Mar Egeu. Operando pela Celestyal Cruises, a nova marca da Louis Cruises, o navio teve de encerrar seu cruzeiro mais cedo após o acidente, que ocorreu no último final de semana. Apesar do dano, o acidente fez vítimas graves.


O Celestyal Crystal se chocou com o petroleiro STI Pimlico, próximo à costa da Península de Galipoli, na Turquia. Navegando pelo Egeu, o navio se dirigia à Istanbul, na Turquia, após ter deixado a Grécia. Enquanto passava pelo estreito de Dardanelos, por volta da 1h28m de sábado, no horário local, o navio se chocou com o petroleiro, que tem bandeira das Ilhas Marshall.

A companhia afirmou que todos os 852 passageiros e 382 tripulantes que estavam a bordo no momento do acidente estão bem, assim como a tripulação do Pimlico. O navio, no entanto, acabou tendo danos estruturais na proa, que foram considerados empecilhos para o seguimento da viagem pela classificadora responsável, a Det Norske Veritas.

Dessa forma, os passageiros foram desembarcados por volta das 6 horas da tarde do mesmo dia, e seguiram para hotéis nas proximidades. A companhia ofereceu várias opções de compensação para quem estava a bordo, incluindo duas noites de hospedagem em Istanbul, excursões em terra gratuitas, translado para casa, e a opção de continuar a viagem em um dos outros navios da companhia, Celestyal Olympia e Celestyal Odyssey.

Os passageiros também receberão um reembolso do valor total pago pelo cruzeiro, e ainda um cruzeiro gratuito em um dos navios da companhia, válido até o fim de 2016.

O petroleiro também sofreu danos, especialmente em seu calado; a imprensa turca afirma que os tanques de carga do navio foram danificados, e transportavam cerca de nafta, um derivado do petróleo utilizado na indústria petro-química. Segundo os meios turcos, houve, portanto, vazamento do produto, poluindo o mar da região, que fica próxima à cidade de Çanakkale.

As causas do acidente são desconhecidas, assim como o período que será necessário para que o navio volte a operar. A companhia, no entanto, até o momento, não cancelou futuras viagens a bordo do Crystal. Operando nas Ilhas Gregas e Turquia, o navio é um dos cinco da frota da Louis Cruises, que operam fretados a outras marcas, para a própria Louis ou para a Celestyal Cruises.

Construído em 1980, o Crystal tem uma longa história com passagem por várias companhias, e fama de “navio azarado”. Totalmente reconstruído após um grande incêndio em que foi considerado perda total, o navio chegou a afundar parcialmente e se envolveu em diversos acidentes de menor relevância durante os seus cerca de 30 anos de carreira. Além dos roteiros nas Ilhas Gregas pela Celestyal, também opera no Caribe, em roteiros a partir de Cuba pela Cuba Cruises (entre novembro e abril).

Operando pela Louis desde 2007, o navio tem capacidade para aproximadamente 1,400 passageiros em ocupação máxima, e 25 mil toneladas. Foi comprado pela companhia para substituir o Sea Diamond, que havia naufragado à serviço da Louis em Santorini, Grécia.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright de seus respectivos autores.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui