Novos navios da Costa terão capacidade para 6,600 passageiros e áreas públicas multi-uso

1

Previsão artística dos novos navios da Costa


Ainda que não sejam os maiores navios do mundo, com 180 mil toneladas, os novos navios da Costa Crociere transportarão mais passageiros que os maiores do mundo. Atualmente, navios de cruzeiro transportam até 6,400 passageiros; os da Costa levarão até 6,600 em ocupação máxima. Para oferecer uma experiência positiva para estes passageiros, a Costa promete áreas públicas multi-uso inovadoras.

Os maiores navios de cruzeiro do mundo são os gêmeos da classe Oasis, Oasis of the Seas e Allure of the Seas, da Royal Caribbean. Com 220 mil toneladas de deslocamento e capacidade para até 6,400 passageiros em ocupação máxima, estes navios operados pela Royal Caribbean International não possuíam semelhantes. Até agora.

Com entregas previstas para 2019 e 2020, os novos navios da Costa Crociere (clique aqui para ler mais), irão superar os da classe Oasis em capacidade de passageiros. Com 180 mil toneladas de deslocamento, transportarão apenas 200 passageiros a mais, mas serão significantemente menores, com 40 mil toneladas a menos. 
Costa Classica e o gêmeo Costa Romantica foram inaugurados
entre 1991 e 1993 e possuíam originalmente 52,000 toneladas.
Como enxergar essa diferença? O Costa Classica, um dos navios da frota atual da Costa Crociere, por exemplo, possui pouco mais de 50,000 toneladas de deslocamento. Os navios da Royal Caribbean, possuem 40 mil toneladas a mais que os novos da Costa, ou seja, cada navio da classe Oasis desloca aproximadamente, a tonelagem de um novo navio da Costa, somada à do antigo Costa Classica. 
Como então é possível que transportem mais passageiros confortavelmente? Segundo a Carnival Corporation, que é a matriz da Costa, e projetou os navios juntamente com a marca italiana, o segredo está na forma como as áreas públicas de bordo são utilizadas. Não é necessário criar mais espaços, mas sim utilizar de forma uniforme e inteligente a quantidade de espaço já existente. 

Nesse contexto, a Carnival Corp. afirma que estas embarcações ilustram o compromisso da empresa em criar novas áreas públicas mais eficientes, que tenham múltiplas funções e ao mesmo tempo, mais espaço pessoal e funcional. Essa iniciativa já havia sido explicada por um dos arquitetos mais prestigiados na corporaçãp, o norte-americano Joseph Farcus.

Costa Diadema

Com mais de 20 navios em seu currículo, entre eles praticamente toda a frota da Carnival Cruise Line (CCL), e a maior parte das embarcações da própria Costa Crociere, Joe, como é conhecido, é um dos arquitetos navais de maior experiência na atualidade. O último projeto no qual trabalhou, foi do Costa Diadema, que foi inaugurado pela Costa no final de 2014.

Em várias ocasiões, Farcus comentou o design das áreas públicas dos novos navios da classe Dream, que fazem parte da frota da CCL e também da Costa Crociere. Segundo ele, era importante fazer com que as áreas públicas internas do navio, tradicionalmente mais utilizadas durante a noite, fossem também aproveitadas também durante o dia, quando a maior parte dos passageiros se concentra nas piscinas. Ao passo que, era necessário criar utilidade para as piscinas e áreas externas durante a noite.

Joe acredita que este tipo de inovação melhoraria a experiência do passageiro a bordo, ao fazer com que o navio seja utilizado como um todo durante todo o dia e que os passageiros se espalhem pela embarcação e não se concentrem em espaços específicos enquanto outros permanecem vazios, como ocorre atualmente

Festa noturna em área externa do Costa Favolosa

Farcus disse estar implementando essa filosofia já nos navios da classe Dream, da qual faz parte o Costa Diadema. Uma das iniciativas neste sentido foi a criação da promenade externa que circunda o navio e possui jacuzzis, áreas externas de restaurantes e é uma alternativa ao deck das piscinas. As aéreas de piscina, assim como em outros navios da Costa, são utilizadas durante a noite para festas e mesmo como cenário para jantares diferenciados.

Os bares das piscinas também funcionam durante a noite, fornecendo alternativa para os bares internos, especialmente para quem é fumante. Outra área tipicamente subutilizada durante a noite, a dos restaurantes buffet, tem se transformado em uma pizzaria. Não incluída na tarifa do cruzeiro, a pizzaria é criada em área do buffet que é pouco utilizada durante a noite, e utiliza a cozinha do próprio buffet, que funciona simultaneamente no restante de sua área.

Ainda não se sabe se Joseph, famoso também por sua decoração diferenciada e questionada com temas específicos e cores fortes, será responsável pelos novos navios da Costa. É provável que, assim como no Diadema, o arquiteto aconselhe a equipe de criação e assine alguns ambientes do navio, delegando a decoração de outros à escritórios de arquitetura naval.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Costa Crociere, Sergio Ferreira e Daniel Capella.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui