Temporada 2015/2016 no Brasil já está definida

0

Após algumas idas e voltas, a temporada 2015/2016 de cruzeiros no Brasil está completamente definida. Serão nove navios servindo o mercado nacional, de quatro companhias diferentes. O destaque fica por conta da MSC, que terá, pela primeira vez em vários anos, quatro navios servindo o Brasil, e pela Royal Caribbean, que trará um novo navio depois de quase cinco anos sem estreias.

MSC – Retorno em massa dos mini-cruzeiros, navios ampliados e estréia do Splendida

O Splendida é gêmeo do Fantasia (foto), do Preziosa e do Divina – estes últimos três já estiveram no Brasil. 

A MSC Crociere será novamente a principal companhia de cruzeiros na costa brasileira em 2015/2016. Operando cinco navios – quase metade de sua frota – na América do Sul, a companhia italiana terá uma temporada repleta de novidades. Serão quatro navios dedicados ao mercado brasileiro (e um ao mercado argentino). O destaque fica para o MSC Splendida, que virá pela primeira vez ao país, e será o maior navio da temporada, com cerca de 140.000 toneladas e capacidade para mais de 5.200 pessoas, entre tripulantes e passageiros.

MSC Armonia, que esteve no Brasil pela última vez
na temporada 2011/2012.

O Splendida – que faz parte da classe Fantasia – realizará roteiros para o Nordeste, mini-cruzeiros e também um roteiro para o Prata, sempre a partir do porto de Santos. A companhia também contará com o retorno do MSC Magnifica, que volta a realizar roteiros à Argentina e Uruguai a partir de Santos, e do MSC Lirica, que faz Nordeste, Prata e mini-cruzeiros a partir do Rio de Janeiro. Outra novidade da companhia é o retorno do MSC Armonia, que ficará dedicado exclusivamente a mini-cruzeiros, como em 2010/2011. O navio realizará as viagens de 3 e 4 noites entre novembro e março, com saída de Santos. Tanto o Lirica quanto o Armonia virão ao país ampliados e reformados, após intervenções de cerca de dois meses (cada) em estaleiro na Itália. O MSC Poesia operará com base em Buenos Aires e roteiros ao Brasil.

Costa – Após trocar navios duas vezes, dois navios de mais de 100,000 toneladas para Brasil e Argentina

Costa Pacifica

Com a maior frota da Itália, a Costa planejou três temporadas diferentes para a América do Sul em 2015/2016. A princípio, pretendia trazer Costa Favolosa e Costa Pacifica para o Brasil, depois reviu seus planos e resolveu que ia ter na região o Costa Mediterranea junto ao Costa Pacifica. No mês passado, entretanto, apresentou seus planos definitivos e terá: Costa Fascinosa e Costa Pacifica na região. Dois dos mais novos navios da frota, o Fascinosa e o Pacifica são navios de grande porte, e possuem quase 115.000 toneladas.

Costa Fascinosa, que retorna ao Brasil após
uma temporada ausente.

Dedicado quase integralmente ao mercado brasileiro, o Costa Pacifica não realiza cruzeiros voltados ao mercado brasileiro desde a temporada 2011/2012, quando estreou na região. Entre dezembro de 2015 e o final de fevereiro de 2016, realizará roteiros alternados para o Prata (Argentina e Uruguai) e o Nordeste (Salvador). Em sua programação também constam alguns mini-cruzeiro; todas as viagens possuem embarque em Santos. Do Rio de Janeiro, a companhia terá o seu segundo mais novo navio, Costa Fascinosa. A embarcação estará, na verdade, dedicada ao mercado argentino, em roteiros para o Brasil, entretanto, é possível embarcar na cidade maravilhosa na maior parte das viagens – com 8 e 9 noites, e que visitam várias cidades do sudeste, além de Montevideo, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.

Royal Caribbean – Primeira novidade em cinco anos e roteiros diferenciados em possível despedida

O Rhapsody of the Seas é gêmeo do Vision, que esteve no Brasil por três temporadas
Seria um ironia do destino? A temporada que provavelmente será sua despedida da América do Sul, será também uma das mais diferenciadas da Royal Caribbean nos últimos anos. Com a estréia de um navio, o Rhapsody of the Seas, a companhia norte-americana terá menos oferta no Brasil, mas realizará roteiros diferenciados, como o que vai de Santos a Valparaíso, no Chile, em 14 noites. Parte da classe Vision, o Rhapsody é gêmeo do próprio Vision, e há vários anos vinha navegando na Austrália e Alaska. Com capacidade para cerca de 2.500 passageiros, retornou à Europa (onde foi construído) neste ano, e em dezembro chega a Santos para sua primeira temporada sul-americana. 

Inaugurado em 1997, o Rhapsody fará essencialmente roteiros para a Argentina e Uruguai, a partir do porto de Santos. Fará também mini-cruzeiros, incluindo alguns de cinco noites, pelas cidades litorâneas do sul e sudeste. Em meados de fevereiro, segue para a Patagônia, em um roteiro de 14 noites pela Terra do Fogo, entre Santos e o Chile. Após alguns cruzeiros entre Argentina e Chile, retorna a Santos em 10 de abril, para iniciar a travessia para a Europa. A Royal Caribbean não trazia uma novidade ao Brasil desde a temporada 2010/2011, quando promoveu a passagem do Mariner of the Seas pela região.

Pullmantur – Empress e Sovereign com muitos mini-cruzeiros e foco no Caribe

A Pullmantur terá pela primeira vez desde que entrou no mercado nacional, apenas dois navios no Brasil. O Empress e o Sovereign serão os responsáveis pela temporada regional, com roteiros de três e quatro noites. Em relação aos roteiros, o diferencial das temporadas passadas, é que a companhia praticamente não operará roteiros mais longos para os tradicionais destinos do Prata e Nordeste. Serão apenas quatro roteiros para o prata em janeiro, no Empress. Os roteiros ao Nordeste, salvos os posicionais e o carnaval. Além dos roteiros no Brasil, a Pullmantur promoverá no mercado nacional seus roteiros no Caribe, especialmente no Zenith, que foi deslocado para a região nesta temporada. Operando no Caribe Sul, o navio oferecerá um roteiro semelhante ao já operado pelo Monarch nesta área, mas com foco especial no passageiro brasileiro.

Maior navio da frota da Pullmantur, o Sovereign foi entregue em 1988 para a Royal Caribbean e opera para a Pullmantur desde 2008. Chega ao Brasil em novembro para sua sétima temporada nacional, e realizará embarques em Santos e Rio de Janeiro até março. A maior parte dos seus cruzeiros terá quatro noites, e visitará, além dos portos de embarque, a cidade de Búzios. Chegando em novembro e partindo só em maio, o Empress fará roteiros mais variados; além de Santos, embarcará passageiros também em Itajaí. Fará roteiros de 3 e 4 noites com escalas em portos como Búzios, Ilhabela e Porto Belo, e também viagens semanais ao prata em janeiro – quatro no total. No Carnaval, fará o único roteiro da Pullmantur para o Nordeste (com ida e vinda a Santos). Foi entregue em 1990, e também construído para a Royal Caribbean, companhia pela qual operou até 2007, ano em que passou para a frota da Pullmantur.

ATUALIZAÇÃO: Após o anúncio inicial da Pullmantur repercutido a cima, a companhia modificou bastante sua temporada 2015/2016. Gerando prejuízo para a Royal Caribbean, sua matriz, a companhia reviu seus planos, o que gerou consequências para o mercado brasileiro. Após cancelar a temporada do Zenith no Caribe, a companhia colocou o navio a venda e o afretou para um operador da América Central. Quase simultaneamente anunciou a transferência do Empress para a frota da Royal Caribbean, já no próximo mês de fevereiro. Assim, o navio teve sua temporada nacional, que terminaria apenas em maio, bastante encurtada.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui