Desde os Estaleiros…

0
AIDAprima, que deveria ter entrado em operação em março, mas só navegará em 2016.
Lisboa, da Portuscale, que foi recentemente vendido. 

Confira neste boletim desde os estaleiros: novo atraso na entrega do AIDAprima, que agora ficará pronto apenas em 2016, a encomenda do grupo Virgin, que construirá três novos navios e o destino do Lisboa, ex-Princess Danae, que foi vendido recentemente. Além disso, saiba mais sobre os primeiros toboáguas na frota da Royal Caribbean, e sobre a encomenda da Silversea para um novo navio de luxo. 



Mitsubishi atrasa em mais seis meses entrega do AIDAprima

Foto recente do navio em construção no Japão.

O estaleiro japonês Mitsubishi Heavy Industries precisará de mais seis meses para finalizar a construção do AIDAprima. O navio encomendado pela AIDA Cruises está em construção desde o começo de 2013 e tinha inicialmente entrega prevista para março de 2015. Já em maio de 2014, a AIDA comunicou que o Mitsubishi não seria capaz de finalizar o navio no prazo definido, e que a entrega aconteceria apenas em outubro de 2015. Entretanto, o estaleiro japonês sediado em Nagasaki precisará de ainda mais seis meses para finalizar o navio, que já está em fase final de construção.

Agora, a AIDA preferiu não fixar uma data para a inauguração do navio, mas informou que o navio deve partir do Japão em meados de março de 2016, a tempo de começar seus cruzeiros a partir de Hamburgo em abril. De acordo com a programação publicada pela companhia após o primeiro atraso, o navio faria um posicional entre o Japão e Dubai. Nos Emirados Árabes, realizaria roteiros até a metade de março do próximo ano antes de partir para a Europa em um posicional que terminava em Hamburgo. Uma vez em Hamburgo, iniciaria os roteiros semanais pelo Norte da Europa para os quais foi projetado originalmente. Agora, o AIDAstella fará as viagens até abril, enquanto o AIDAprima segue para a Alemanha vazio, à tempo de começar sua temporada européia. Antes, porém, será batizado em Hamburgo.

Silversea encomenda Silver Muse ao Fincantieri

Previsão artística do novo navio

Companhia de alto luxo, a Silversea encomendou um novo navio no estaleiro italiano Fincantieri. A nova embarcação, já batizada de Silver Muse, foi encomendada em julho será semelhante ao Silver Spirit. O Spirit é o navio mais recente da frota da companhia, e foi inaugurado em 2009, após ser construído no mesmo estaleiro italiano; a Silversea ainda opera outros três navios de alto luxo e uma frota de três navios de expedição.

Com 40,000 toneladas, o Muse será inaugurado no outono de 2017, e terá capacidade para até 596 passageiros, que desfrutarão do serviço de luxo da Silversea. Além da Silversea, outras duas companhias de luxo, a Regent Seven Seas e a Crystal Cruises, inaugurarão novos navios nos próximos anos.

Princess Danae está sendo desmontado na Turquia

O ex-Princess Danae foi vendido para a sucata pelos seus proprietários, a start-up portuguesa Portuscale Cruises. Após comprar o navio em fevereiro de 2013, e renomeá-lo Lisboa, a companhia planejou reforma-lo e coloca-lo em operação no mercado francês. Entretanto, o plano nunca saiu do papel, já que a reforma necessária para a operação do navio nunca foi finalizada.

Desde meados de 2014 o navio estava imobilizado em Lisboa, após deixar a doca-seca do estaleiro Naval da Rocha, também na capital portuguesa, com a intervenção inacabada. Na época, a companhia afirmou após avaliar o navio em doca-seca, constatou que a condição do navio era pior do que a esperada e que iria analisar o próximo passo a tomar em relação à embarcação. Finalmente, em julho deste ano, o navio partiu rebocado para Aliaga, na Turquia, onde está sendo desmontado, e terá seu metal, e outros materiais, vendidos como sucata. O Danae havia sido inaugurado em 1955 como um cargueiro; convertido para navio de cruzeiros nos anos 70, fez carreira pela Costa Armatori e chegou a operar no Brasil fretado pela BCR. Para ler sua história completa, clique aqui.

Virgin Cruises confirma três navios para 2020, 2021 e 2022

Em um evento em Miami no final de junho, a Virgin Cruises confirmou que entrará no mercado em 2020 com um novo navio. A embarcação será construída pelo estaleiro italiano Fincantieri e terá dois gêmeos, com entregas previstas para 2021 e 2022. Cada navio terá 110 mil toneladas de deslocamento e capacidade para aproximadamente 2,800 passageiros.

Os navios serão, portanto, bem menores do que defendiam rumores divulgados no primeiro semestre desse ano. Acreditava-se que a companhia encomendaria navios com capacidade para cerca de 4,200 passageiros e aproximadamente 200 mil toneladas. No anúncio dos novos navios, a Virgin divulgou que o primeiro realizará cruzeiros semanais ao Caribe com base no porto de Miami, nos EUA.

Liberty of the Seas ganhará novos toboáguas em reforma em 2016

A Royal Caribbean acrescentará toboáguas ao Liberty of the Seas durante a revitalização pela qual o navio passará em janeiro de 2016. A intervenção, que provavelmente acontecerá no estaleiro Grand Bahama, nas Bahamas, é parte do programa de reformas da companhia, que levou a estaleiro a maior parte de sua frota desde 2011. Em uma imagem divulgada pela companhia, aparecem três toboáguas no deck de esportes, na popa do navio. Além de dois tradicionais, aparece também um do estilo Boomerango, que é construído por uma empresa chamada WhiteWater.

Embarcando no porto de Galveston, Texas, durante todo o ano a partir de 2015/2016, o Liberty, que faz parte da classe Freedom será assim, o primeiro navio na frota da Royal Caribbean com toboáguas para adultos (atualmente os navios da classe Radiance possuem toboáguas para crianças). Em abril, a companhia incorporará atrações deste tipo também ao Majesty of the Seas, da classe Sovereign. Além destes dois, o Harmony of the Seas, terceiro navio da classe Oasis, que será inaugurado em 2016 também terá toboáguas. A companhia prometeu colocar os escorregadores aquáticos também aos outros dois navios da classe Oasis e aos navios da classe Quantum, mas não definiu uma data específica para o acréscimo.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright AIDA, Silversea, Rui Agostinho, Virgin Cruises e Royal Caribbean.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui