MSC terá viagem Rio de Janeiro – Shangai em março e deve entrar no mercado chinês em 2016

0

Portal WorldCruises.com apurou que o navio da companhia italiana irá diretamente do Brasil à China, em cruzeiro de 60 noites. A viagem que passará por quatro continentes deverá levar o MSC Lirica do Rio de Janeiro para Shangai após a temporada brasileira do navio, que acontece entre novembro e março. A chegada do navio na China em primeiro de maio, deve marcar a entrada da companhia no mercado de cruzeiros que mais cresce no mundo, o chinês. 

A MSC Crociere deverá em breve, divulgar uma nova viagem de 60 noites entre o Brasil e a China, entre março e maio de 2016. O cruzeiro, que começa no Rio de Janeiro e termina em Shangai, marcará a estréia da companhia italiana no país asiático. Uma vez em Shangai, o Lirica deverá operar uma temporada voltada ao público chinês, com os típicos mini-cruzeiros pelos países da região.

Roteiro atualmente previsto para a travessia
A novidade ainda não foi anunciada pela companhia, e não está confirmada. Mas o Portal WorldCruises.com teve acesso aos planos da armadora, e traz com exclusividade aos seus leitores mais detalhes.
O navio cumprirá sua temporada brasileira como previsto, com embarques no Rio de Janeiro para roteiros para o nordeste, sudeste e prata. Em 3 de março, o navio inicia a viagem, que poderá ser comprada como uma jornada completa ou em trechos. Um deles, é a travessia atlântica com destino à Europa, que já estava programada para esta época. Como inicialmente previsto, a viagem termina em Gênova, na Itália; o roteiro, no entanto, sofreu algumas alterações.
Partindo da Baía de Guanabara, o navio escala Búzios, Salvador, Maceió e Fortaleza antes de atravessar o atlântico em direção às Ilhas Canárias. Após uma escala em Tenerife, escala Cádiz, e segue para Barcelona, Marselha e Gênova. Neste último porto termina o primeiro trecho. O segundo trecho pode ser iniciado em qualquer um dos três portos; o hóspede que embarcar nestes portos realizará um cruzeiro com cerca de 40 noites para a China, que escalará 18 portos em 13 países.
De Gênova, o navio parte para Nápoles (Itália), Heraklion (Grécia) e seguir em direção ao sul, com escalas em Aqaba (Jordânia), Muscat (Omã) e Khor Al Fakhan (Emirados Árabes Unidos). Ainda nos Emirados, faz escala com pernoite em Dubai; será possível também embarcar neste porto.

Torres Petronas, em Kuala Lampur, acessível a partir de
Port Kelang, um dos destinos da viagem.
Do Oriente Médio o navio segue rumo ao Oriente, escalando dois portos na Índia: Cochin e Goa. Em seguida, o navio de 65,000 toneladas passa pela capital do Ski Lanka, Colombo antes de seguir para Pukhet, na Tailândia. Penang e Port Kelang (porto de Kuala Lampur), na Malásia, são os dois destinos seguintes. A embarcação faz escala com pernoite em Singapura antes de ir ao Vietnam, onde escala em Ho Chi Minh City.
Já perto do fim da viagem épica, o Lirica escala a cidade de Hong Kong. Da ex-colônia britânica, o navio parte para Shangai, onde faz escala com pernoite. Antes de encerrar a viagem no porto chinês, o navio ainda visita o porto de Fukuoka, no Japão. Retorna a China no dia 1° de Maio, encerrando seu cruzeiro e marcando a primeira escala da MSC neste país.

ATUALIZAÇÃO (20/08): A MSC Crociere confirmou hoje a viagem entre o Brasil e China. Em comunicados à imprensa norte-americana e européia, a companhia anunciou o roteiro que reproduzimos a cima, e afirmou que a viagem é uma demonstração de como a companhia está se expandindo globalmente.

Temporada chinesa e a influência na América do Sul 2016/2017
Costa Classica em Shangai. 

A MSC segue assim outras companhias de cruzeiro ocidentais que nos últimos anos introduziram roteiros para o mercado chinês. Depois da Costa Crociere, pioneira no mercado em 2006, outras companhias passaram a realizar cruzeiros a partir de portos chineses. 

O caso mais simbólico é o da Royal Caribbean, que após operar alguns navios da classe Vision na região até 2012, opera hoje dois navios da classe Voyager e um da classe Quantum na região. E já anunciou que baseará mais um navio da classe Quantum e um da classe Vision no país no próximo ano. 
A entrada do Lirica no mercado local provavelmente servirá como um teste. A companhia já informou que considera basear um dos navios que encomendou na Ásia; a temporada do Lirica deve ser decisiva para a decisão que passa também pela demanda na Europa e EUA.

MSC Orchestra em Sydney, Austrália.

No momento, não há informações com relação à duração da temporada asiática. É possível que após os roteiros a partir da China, o Lirica siga para o Sul e promova a entrada da MSC no mercado australiano em 2016/2017. A companhia fez uma passagem por portos australianos no começo deste ano após um fretamento. Até o momento, no entanto, a companhia não programou escalas no principal porto australiano, o de Sydney. 

O navio também pode permanecer na Ásia indefinidamente, já que as temporadas na China não são sazonais como na América do Sul. Outro possibilidade é o retorno do navio para os Emirados Árabes, onde já operou em outras ocasiões. 
É provável, no entanto, que a temporada brasileira que o navio tem prevista para 2016/2017 não aconteça devido à distância entre a China e o porto de Santos, a partir do qual realizaria mini-cruzeiros. 
MSC Lirica em Santos

A temporada 2016/2017, que foi totalmente anunciada pela companhia em março deste ano, deve sofrer ainda alterações. Além deste caso do Lirica, a autorização que a companhia recentemente recebeu para operar navios de grande porte no Rio da Prata (leia mais sobre a autorização) pode incentivar a troca dos navios que virão ao Brasil e América do Sul.

Outro fator que também pode influenciar os roteiros da companhia é a introdução de roteiros pelo Caribe com base em Cuba. Partindo de Havana, estes novos cruzeiros foram anunciados em julho (clique aqui para ver mais) e devem ser repetidos na temporada 2016/2017. 

Até o momento, a temporada 16/17 está definida da seguinte forma:
América do Sul – MSC Preziosa, MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Lirica e MSC Opera (mais detalhes neste link);
Emirados Árabes – MSC Fantasia;
Europa – MSC Magnifica e MSC Splendida;
Caribe – MSC Divina e MSC Poesia;
Ilhas Canárias – MSC Armonia;
África do Sul – MSC Sinfonia.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagem (©) Copyright Seascanner (mapa), Andy Mitchell (Kuala Lampur), Costa, MSC e Daniel Capella. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui