Zenith de volta ao Brasil? Pullmantur cancela temporada do navio pelo Caribe em 2015/2016

13

Segundo fontes na Espanha, a Pullmantur cancelou a temporada 2015/2016 do cruzeiro “Paraísos do Caribe”, que seria realizado entre dezembro e março a bordo do Zenith. A companhia teria alegado “razões operacionais ligadas a otimização de seus roteiros e ampliação de seus serviços” como motivo para a mudança. Com a temporada caribenha cancelada, o navio poderia voltar a América do Sul, somando-se a Sovereign e Empress. 


A Pullmantur aparentemente decidiu cancelar toda a temporada pelo Caribe do Zenith, que aconteceria entre dezembro deste ano e março de 2016. A informação, divulgada pelo site Crucero Adicto, dá conta de que a companhia operaria apenas o Monarch na região Sul do Caribe, e realocaria os passageiros que já estão com cruzeiros comprados no Zenith, para o navio em questão. 
O site divulgou uma nota, supostamente enviada pela Pullmantur para agentes de viagem, que trata do cancelamento. Confira na íntegra e em língua original a declaração: 

“Por razones operativas ligadas a la optimización de sus itinerarios y ampliación de sus servicios, Pullmantur Cruceros anuncia la sustitución del itinerario ‘Paraísos del Caribe’ a bordo del buque Zenith por ‘Antillas y Caribe Sur’ en el Monarch. Las salidas de ‘Paraísos del Caribe’ estaban programas desde el 5 de diciembre de 2015 y hasta el 25 de marzo de 2016.

‘Antillas y Caribe Sur’, dos fases
La ruta ‘Antillas y Caribe Sur’ comenzará a operar a bordo del buque Monarch el 18 de septiembre. Desde esa fecha y hasta el 3 de diciembre, el itinerario estará formado por las escalas de Colón, Cartagena, Curaçao, Aruba y Bonaire. A partir de la salida del 4 de diciembre, Bonaire será sustituido por La Guaira.

De este modo, las escalas programadas para el itinerario ‘Paraísos del Caribe’ (Colón, Cartagena, Curaçao, La Guaira y Aruba) se mantienen en las salidas de la ruta ‘Antillas y Caribe Sur’ previstas para las mismas fechas pero con alteraciones en el día de embarque: Colón (viernes, en lugar de sábado), Cartagena de Indias (sábados, en lugar de domingos) y La Guaira (martes, en lugar de miércoles).

Los pasajeros afectados por la sustitución de ‘Paraísos del Caribe’ a bordo del buque Zenith serán reubicados sin coste alguno en el itinerario ‘Antillas y Caribe Sur’ operado por el Monarch.

Monarch
El buque Monarch, provisto de 12 cubiertas y 1.193 camarotes, ofrece a los pasajeros la posibilidad de disfrutar de una amplia variedad de instalaciones que incluye bares, restaurantes, salón de espectáculos, salón de juegos, gimnasio, piscinas, rocódromo, cancha de baloncesto, spa y salón de belleza, entre otros. Además, para aquellos que busquen un auténtico oasis de distinción en alta mar, el Monarch pone a su disposición The Waves Yatch Club, un espacio exclusivo con un solarium privado, camastros, servicio de coctelería, buffete premium y conexión a Internet durante todo el día.

Lamentamos estas modificaciones, las cuales se deben exclusivamente a una optimización de itinerarios con el fin de dotar de mayor y mejor oferta a nuestras rutas.”


O cancelamento envolveria também uma pequena mudança no roteiro do Monarch, que, a partir de dezembro deixaria de escalar Bonaire e passaria a visitar La Guaira. 
Caso confirmado, o cancelamento pode ser uma boa notícia para o mercado nacional de cruzeiros. Isso porque a Pullmantur opera atualmente em apenas dois destinos nas temporadas de inverno europeu (entre novembro e março). Nessa época, os navios da companhia, e da filial CDF – Croisières de France, se dividem entre o próprio Caribe e a América do Sul. 
Zenith com sua aparência original na Pullmantur em 2008
Em temporadas recentes, a Pullmantur, que é parte do grupo Royal Caribbean, vinha operando três navios na América do Sul (Zenith, Empress e Sovereign) e dois no Caribe (Horizon e Monarch). A situação mudou no final do ano passado, com o anúncio da temporada 2015/2016, que teria o Zenith se juntando ao Horizon e ao Monarch no Caribe. 
Citando alta demanda para o passageiro brasileiro no destino, a companhia lançou o roteiro Paraísos do Caribe, que, a princípio, seria comercializado exclusivamente no país, mas recentemente vinha também sendo vendido em outros mercados. Voltado ao público brasileiro, o cruzeiro teria sete noites, e teria três opções de embarque, escalando La Guaira, na Venezuela; Aruba e Curaçao, nas Antilhas Holandesas; Colón, no Panamá e Cartagena, na Colômbia. 
Fora do Caribe, o navio poderia complementar a oferta do mercado brasileiro de cruzeiros, retornando para a América do Sul para uma oitava temporada na região. A mudança também pode representar a entrada da Pullmantur em um novo mercado. A companhia já demonstrou em outras oportunidades interesse em atuar em outros países latinos, como o México. 
Century
Antes, em 2014, a Pullmantur já havia perdido um navio que ampliaria sua frota. Após anunciar no começo do ano que transferiria o Century, de outra marca do grupo RCL, para a Pullmantur/CDF em 2015, a RCL entrou em acordo para vender o navio. A venda foi efetivada em setembro do ano passado, e hoje o navio, que foi construído para a Celebrity Cruises opera para a chinesa SkySea Cruises. 
Após vender vários e transferir vários navios desde que foi adquirida pela Royal Caribbeam em 2006, a Pullmantur passou a operar uma frota de navios de idade média, com médio porte. Entre 2009 e 2015, a companhia vendeu, fretou ou deixou de operar três navios, e teve dois transferidos parcialmente para a filial CDF – Croisières de France. Nesse mesmo período recebeu apenas duas embarcações novas, o Horizon em 2009 e mais recentemente o Monarch, em 2013. 
Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Crucero Adicto.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Divulgação.
Compartilhar

13 Comentários

  1. O Nordeste inteiro sem concorrência, e a Pullmantur, que têm os navios do tamanho certo para a região, coloca seus navios no Sudeste, para disputar mercado com MSC, Costa e Royal. Acorda Pullmantur!

  2. O comunicado já foi passado a algum tempo aqui no Brasil, e o Zenith não vem para o Brasil, Pois não tem tempo para vender. Pode ser que alguma operadora do caribe frete ou o navio ficará parado.

  3. Trabalho pra Royal Caribbean (Pullmantur). Ele vai voltar a fazer Brasil realmente. (Esquecam o que o outro rapaz falou, "Fretar" e "ficar parado", não existe possibilidade. Quanto a não fazer nordeste, o Soberano até este ano fazia Salvador (com overnight), agora vai voltar aos mini cruzeiros. Cia veem como o eixo sudeste o mais rentavel e de maior procura. Fácil acesso, grande publico e ótima estrutura.

  4. Para disputar o Sudeste a Pullmantur, com seus navios antigos, tem que baixar,e muito, sua tarifa para poder competir com os modernos navios da MSC e Costa. Não vejo outra maneira, não acredito que fique mais rentável, que pegar o Nordeste sem concorrência alguma e com todo mundo reclamando que os roteiros não mudam.
    Com os terminais de cruzeiros novos, os portos do Nordeste, já se nivelaram aos do Sudeste, fácil.

  5. Daniel, mandei um inbox para o Facebook da Pullmantur Brasil e responderam com um tom de esperança.

    Oi, Rafael. Tudo bem? O Zenith está temporariamente fora de operação. Agora se ele vem ao Brasil, tecnicamente podemos dizer que estamos estudando essa possibilidade com carinho. No site você encontrará opções de viagens em outros navios, tão bonitos e confortáveis quanto o Zenith. Emoticon grin
    Atenciosamente,
    Pullmantur Brasil.

  6. A Pullmantur ta fechando as portas!! percam as esperanças!

    E SIM O Zenith será fretado por uma empresa de Porto Rico, OU será desligado seus motores.

  7. trabalho pra pullmantur e mınha data foi cancelada pro Empress. alegando motıvo de mudança de ıtınerarıo. ou sera que foı venda repentına? empress nao vıra maıs ao Brasıl? o que esta acontecendo?

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui