Celestyal Cruises freta Gemini e troca novamente de navios

0

A Celestyal Cruises anunciou na semana passada uma mudança em sua frota. Com o Celestyal Odyssey, ex- Olympic Explorer, saindo da frota, a companhia fretará o Gemini para realizar cruzeiros pelas Ilhas Gregas e Turquia nas próximas temporadas. Renomeado Celestyal Nepheli, o Gemini operará comercialmente pela primeira vez desde 2012 e transporta até 1,074 passageiros.

A cipriota Celestyal Cruises verá mais mudanças em sua frota em 2016. Com o Odyssey deixando a frota, a companhia fretará o Gemini, que não opera cruzeiros desde 2012. Atualmente sendo utilizado como hotel na Grã Bretanha, o navio possui 19 mil toneladas e foi inaugurado em 1992.

Odyssey em Mykonos

O Celestyal Odyssey, ex-Olympic Voyager, é gêmeo do Grand Voyager que operou mais recentemente pela Ibero Cruceros e pela Costa Crociere. Navegando como um campus flutuante com estudantes universitários, o Odyssey foi construído em 2001 se chamava Explorer até o começo deste ano, quando foi fretado pela Celestyal. Ainda que o contrato de fretamento fosse de 3 anos, o navio não será mais explorado pela companhia após Outubro deste ano.

Assim, a Celestyal, que até 2014 era conhecida como Louis Cruises, resolveu fretar o Gemini para substituí-lo. Inaugurado em 1992, o Gemini foi construído para a Crown Cruise Line, como Crown Majesty. Operou pela Star Cruises como SuperStar Gemini até ser vendido em 2008. A Vision Cruceros, operadora espanhola mostrou interesse e supostamente chegou a fretar o navio para a temporada européia de 2009. mas faliu antes de poder começar a opera-lo.

Gemini com as cores da Happy Cruises.

Acabou entrando em operação por outro operador espanhol, a Quail Cruises, mais tarde renomeada Happy Cruises. Entre 2009 e 2012 navegou como Gemini para a companhia, que também deixou de operar por dificuldades financeiras. Desde então, o navio ficou imobilizado em portos europeus, sendo utilizado apenas como hotel em algumas ocasiões, como as Olimpíadas de Londres em 2012, quando foi fretado pela organização do evento.

Por duas vezes se especulou a vinda do navio ao Brasil, primeiramente fretado pela CVC, na época em que operava pela Quail Cruises, e mais tarde fretado por um operador ganense. Há rumores também de quem a BCR mostrou interesse em operar o navio nos roteiros com passagem por Fernando de Noronha que retomou brevemente em 2012/2013. O navio, entretanto, nenhuma das operações envolvendo o Brasil chegou realmente a ocorrer.

Renomeado Celestyal Nepheli irá realizar cruzeiros pelo Egeu, passando por diversas ilhas gregas e portos na Turquia. O novo nome vem da deusa grega da hospitalidade, Nefele. A entidade era também uma ninfa das nuvens.

O Gemini foi retratado na edição de agosto de 2013 da série Navios por Dentro. Para ver mais fotos e os interiores do navio, e também ler mais sobre sua história, clique aqui.

A Celestyal Cruises opera também o Celestyal Olympia, ex-Song of America, e o Celestyal Crystal, ex-Leeward.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Celestyal e Rui Agostinho.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui