MSC confirma temporada 2016/2017 na América do Sul com diminuição de oferta

5

Conforme adiantado pelo Portal WorldCruises.com há uma semana, a MSC voltará a ter apenas quatro navios na América do Sul na temporada 2016/2017. Apesar do plano inicial, anunciado em fevereiro para o retorno de cinco navios, os roteiros pela China e Cuba, anunciados depois, acabaram determinando a diminuição na oferta brasileira. Segundo a companhia, a mudança é também reflexo dos gargalos e problemas do país.


A MSC Crociere anunciou hoje uma versão revisada de sua temporada 2016/2017. Em comunicado enviado hoje à imprensa, a companhia confirmou o que o Portal WorldCruises.com havia adiantado com exclusividade no último dia 24; serão apenas quatro navios na América do Sul, um a menos que na temporada anterior, a 2015/2016.

Com a entrada da MSC no mercado chinês, o MSC Lirica não retorna ao Brasil, como era previsto desde fevereiro, e permanece baseado em Shangai. O MSC Opera, que também tinha retorno previsto, irá navegar mais uma vez pelo Caribe com base em Havana, Cuba. Assim, MSC Preziosa, MSC Musica e MSC Orchestra, os outros três navios escalados para a temporada local, ganharão a companhia do MSC Armonia, que até então navegaria pelas Ilhas Canárias durante toda a temporada.

MSC Armonia retorna para décima temporada no Brasil

Realizando apenas mini-cruzeiros na próxima temporada, o Armonia passará a fazer os cruzeiros a partir do Rio de Janeiro, que serão realizados pelo Lirica na próxima estação. Sem um quinto navio, os mini-cruzeiros durante toda a temporada não serão mais realizados. Estarão presentes apenas em época de baixa temporada, com os mesmos navios que realizarão os roteiros para o Nordeste e o Prata.

Mesmo com a diminuição na oferta a MSC aforma que irá transportar cerca de 80,000 brasileiros durante a temporada, em 73 roteiros a partir de Brasil e Argentina.

Confira mais detalhes no comunicado da companhia, parcialmente reproduzido a seguir:


“Com antecedência de mais de 12 meses, a MSC Cruzeiros lança sua temporada 2016/2017 para América do Sul e confirma a volta do MSC Preziosa, MSC Musica, MSC Armonia e MSC Orchestra na região. No período, a armadora operará de 73 cruzeiros a partir do Brasil e da Argentina, com uma oferta de 100 mil cabines no continente sul-americano, sendo 80.000 a bordo de navios com saídas em portos brasileiros. Além de anunciar essas novidades, para que os turistas consigam se programar e adquirir suas viagens com antecedência, a companhia disponibilizou todos os itinerários destes transatlânticos com o câmbio congelado a R$ 2,99.


Roberto Fusaro, Diretor Geral para
América do Sul. 

“Essa divulgação antecipada nos permite reiterar o compromisso com o mercado brasileiro, no qual seguimos investindo e onde ocupamos uma posição de destaque e liderança. Oferecemos um amplo leque de opções de férias para nossos clientes, geramos empregos e impactos importantes para as economias locais e nacional. Entretanto, os problemas e gargalos encontrados no campo portuário – operacional, tributário e burocrático -, têm dificultado o crescimento sustentável da nossa atividade no país, o que gera uma atração de navios por outras regiões e destinos internacionais e, por consequência, a redução na presença de transatlânticos em destinos brasileiros. Um destes exemplos é o do MSC Lirica que, neste ano, realizará uma temporada no Brasil, mas, em 2016/2017, será deslocado para a China, onde iniciaremos nossas operações em parceria com o Grupo Caissa Touristic, maior provedor chinês de serviços de turismo internacional. No entanto, destaco que seguiremos trabalhando para o contínuo desenvolvimento do mercado turístico de cruzeiros nacional, em conjunto com as autoridades e órgãos brasileiros, com o objetivo de tornar o ambiente local mais atraente e competitivo para as operações marítimas”, comenta Roberto Fusaro, Diretor Geral da MSC Cruzeiros na América do Sul.


Maior embarcação que navegará pelo país no período anunciado, o MSC Preziosa sairá de Gênova, na Itália, rumo ao Brasil no dia 19/11/2016, e chegará a Santos no dia 07/12/2016 para realizar 25 itinerários de sete noites pelo nordeste e alguns mini-cruzeiros no início e no final da temporada. Seu retorno ao Velho Continente, até Hamburgo, na Alemanha, será no dia 13/04/2017. 


As viagens ao sul, para os países da Bacia do Rio da Prata (Argentina e Uruguai), ficarão por conta do MSC Musica, que oferecerá 15 roteiros de sete noites para a Argentina, Montevidéu e Punta del Este, com um pernoite em Buenos Aires. Neste itineráro, os viajantes poderão optar por excursões encantadoras. O navio tem sua chegada ao Brasil prevista para o dia 18/12/2016, vindo de Veneza, na Itália, e partirá em sua MSC Grand Voyage rumo à Europa, também para Veneza, no dia 19/03/2017. Este navio é o primeiro da Classe Musica e impactou o mercado em sua inauguração, em 2006, por apresentar ambientes belíssimos, decoração rica em mármore e um amplo número de cabines com varanda (80%), além de uma área com telão de led na piscina para festas, jogos e sessões de cinema.


MSC Preziosa

O MSC Armonia, por sua vez, chegará ao Rio de Janeiro no dia 03/12/2016, vindo de Gênova, na Itália, de onde partirá para 17 viagens, de seis a oito noites, intercaladas entre o nordeste e a América do Sul. Seu retorno para o Velho Continente, com destino final também em Gênova, está previsto para o dia 01/04/2017. Essa será a segunda temporada brasileira do navio revitalizado, e a décima no total. 


As famílias que estiverem programando uma viagem com crianças encontrarão em todos os navios da armadora uma grande variedade de atrações para todas as faixas etárias. Os complexos infantis chamados de Baby Club, Mini Club, Young Club e Teens Club oferecem atividades educativas supervisionadas por uma equipe de monitoria completa que diverte a criançada com muita segurança para que os pais consigam curtir as demais atrações no navio com tranquilidade. No MSC Preziosa e no MSC Armonia, por exemplo, as áreas dedicadas aos pequenos foram projetadas em parceria com as marcas Lego® e Chicco®.


O ano de 2015 tem sido bastante estratégico para MSC no Brasil, pois, além de continuarmos apresentando uma oferta diferenciada de navios e roteiros, trabalhamos continuamente para o aprimoramento de nossos serviços e das ferramentas disponíveis aos agentes de viagens, para o incremento de suas vendas. Como exemplo, no primeiro semestre deste ano, desenvolvemos um novo Contact Center, com sistema mais avançado, centralizado em São Paulo; disponibilizamos nossa nova ferramenta de reservas para os agentes de viagens, o MSC Book; e ainda, em outubro, apresentaremos a campanha de vendas para o trade “Maré de Ondas Premiadas”, que premiará mais de 500 profissionais por todo o Brasil. Além disso, lançamos o MSC Voyagers Club, novo programa de fidelidade com mais benefícios e vantagens, e o programa de equivalência de benefícios, o MSC Status Match. Tudo isso somado a uma oferta de cruzeiros e serviços opcionais – comissionados aos agentes – com promoções muito atraentes, como câmbio congelado a R$ 2,99, e uma campanha de comunicação ampla e presente, o que consolida a MSC como um dos principais produtos turísticos do mercado brasileiro” destaca Adrian Ursilli, Diretor Comercial e de Marketing da companhia.


MSC Opera, que retorna a Cuba para embarques em Havana.

O executivo completa: “para 2016, temos ainda mais planos e projetos, como o lançamento antecipado da temporada América do Sul 2016/2017, quando virão três navios ao Brasil e um à Argentina. Além disso, contaremos com a presença de um transatlântico o ano todo no Caribe, partindo de Miami, novos destinos como o Caribe Sul e Antilhas, saindo da Martinica, e itinerários a partir de Havana – Cuba. Teremos ainda cruzeiros pelos Emirados Árabes e a maior oferta na Europa. É assim que seguimos reiterando nosso compromisso e trabalho junto aos agentes de viagens brasileiros, com uma variada oferta de produtos e serviços de alta qualidade.”

O MSC Orchestra, também citado no comunicado, estará na América do Sul para realizar roteiros ao Brasil com partida de Buenos Aires, Argentina.

Ainda segundo a companhia, os roteiros da temporada 2016/2017 já estão sendo comercializados.

Texto (©) Copyright Daniel Capella e MSC.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

5 Comentários

  1. Acabaram com os minis cruzeiros olham as saídas: 07/12,17/03, 20/03 (4noites), 24/03, 31/03, 07/04, 10/04 é isso que terá de minis. Pode ser que coloquem o Armonia aqui em Santos no inicio. Porque Orchestra e Lirica em 2013/2014 e 2014/2015 fizeram minis entre novembro e inicio de dezembro antes de se basearem no Rio. Em 2015/2015 não teremos porque ja teremos o proprio Armonia na temporada toda. Boa chance para a pullmantur!!!!!

  2. Com o pacifica da costa e poucas cabines do mediterrane teremos basicamente 4 navios confirmados 16/17, espero q a pullmantur traga pelo menos 1!!
    setor enfraquecido, está na hora dos politicos reverem impostos e taxas!

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui