Costa Luminosa recebe pontuação máxima em inspeção sanitária nos EUA

0
Costa Luminosa durante escala no Funchal, Ilha da Madeira

Realizando cruzeiro de volta ao mundo, o Costa Luminosa, da Costa Crociere, atingiu pontuação máxima em inspeção sanitária nos EUA. Realizada sem aviso prévio, a inspeção é parte do Vessel Sanitation Program, que visa garantir a higiene a bordo dos navios que visitam os EUA. 

O Costa Luminosa foi condecorado com a pontuação perfeita de 100/100 durante uma inspeção realizada recentemente por um dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC) dos EUA. A inspecção ocorreu no dia 14 de outubro, durante uma escala em San Francisco, um dos 39 destinos visitados pelo Luminosa durante o roteiro de Volta ao Mundo de 2015.

Inspeções do CDC são realizadas em navios de cruzeiro como parte do Programa de Higiene Americana (Vessel Sanitation Program – VSP), uma iniciativa lançada no início dos anos 70 e aplicada a todos os navios que fazem escalas em um porto dos Estados Unidos. Estas inspeções são realizadas aleatoriamente por agentes dos serviços de saúde dos Estados Unidos (United States Public Health Service – USPHS) duas vezes por ano. 
Costa Atlantica
A pontuação final, que varia de 1 a 100 pontos, é concedido com base em uma lista de verificação que compreende 48 critérios para avaliar a higiene dos alimentos (de armazenamento para preparação), tratamento de água, medidas de conformidade de higiene do pessoal de bordo, além da a limpeza e higiene do próprio navio como um todo.

Esta é a 13ª vez que os inspetores do CDC atribuiram a pontuação máxima a um navio da frota Costa Crociere. O Costa Atlantica foi o primeiro navio da empresa a obter a pontuação máxima, em 2001, e depois repetido em 2005, 2009, 2010, 2011 e 2012. O Costa Mediterranea também foi impecável em 2004, 2005 e 2006, enquanto que o Costa Deliziosa também recebeu a melhor pontuação durante uma inspeção que realizada em 2 de Fevereiro de 2012 em Honolulu, no Havaí. O Costa Luminosa recebe a pontuação pela terceira vez, após ter atingido nota 100 em Dezembro de 2013 e Dezembro de 2014.

Atualmente em volta ao mundo, o Costa Luminosa partiu de Savona, Itália, no último dia 14 de setembro, e percorrerá 30,227 milhas náuticas, passando por 5 continentes e 24 países diferentes durante os 98 dias de cruzeiro, até retornar à Savona no dia 21 de Dezembro. Após o Natal, inicia novo cruzeiro de volta ao mundo, dessa vez, com passagem por portos brasileiros, para ler mais sobre essa segunda viagem, clique aqui

Texto (©) Copyright Costa (adaptado).
Imagens (©) Copyright Jorge Ferreira e Bart de Boer.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui