(Atualizado) MSC Lirica tem saídas canceladas e retorna à Europa mais cedo

3

A MSC Crociere comunicou hoje que o recém ampliado e modernizado MSC Lirica deixará o Brasil logo após o Carnaval. Segundo a companhia, o navio precisará de mais tempo em estaleiro, e portanto retornará ainda em fevereiro a Palermo, onde passou pela intervenção. Como consequência da alteração, cinco roteiros da temporada brasileira do navio foram canceladas ou alterados.

O MSC Lirica encerrará a temporada brasileira 2015/2016 mais cedo que o previsto, pouco após o cruzeiro de carnaval. O navio deixará o Rio de Janeiro em 17 de fevereiro, seguindo para o estaleiro Fincantieri de Palermo, Itália, onde esteve entre 31 de agosto e 9 de novembro. No estaleiro italiano, recebeu nova seção de cerca de 25 metros, que contém novas áreas públicas, cabines e um parque aquático infantil.

Além disso, o navio recebeu nova mobília, carpete e revestimentos em outras áreas durante a intervenção. Cabines que antes eram utilizadas pela tripulação no deck 7, foram convertidas para cabines de passageiros, e novas varandas foram instaladas no deck 9. 
Assim como o MSC Armonia (foto), o Lirica foi modernizado
e ampliado, com uma nova seção de 24 metros

Em comunicado à agentes de viagem a companhia afirmou que será necessário que o navio retorne ao estaleiro para a “conclusão dos trabalhos de renovação originalmente previstos e que não puderam ser concluídos por razões alheias à vontade da companhia”. A MSC, no entanto, não afirma que trabalhos ainda não foram concluídos, e quais as razões que levaram ao atraso.

Em contato conosco, no entanto, a companhia informou que, o retorno ao estaleiro se dará, na verdade, para que o navio possa ser adaptado ao mercado chinês, onde irá operar a partir de maio. A MSC também esclareceu que o trabalho a bordo foi concluído conforme previsto e que, sendo assim, a segurança do navio e seus passageiros está normalizada, enquanto a experiência destes a bordo também não sofrerá mudanças. 

A companhia, no entanto, confirmou que precisará cancelar ou modificar um total de cinco cruzeiros. A travessia atlântica Rio de Janeiro – Gênova, que partiria em 2 de março foi cancelada, enquanto a Grand Voyage com rumo a Shangai foi alterada. 
Na América do Sul, um roteiro de 8 noites para Argentina e Uruguai que teria início em 13 de fevereiro não acontecerá mais, assim como um cruzeiro de 6 noites para a Bahia, que partiria em 21 de fevereiro.

Já o mini-cruzeiro de quatro noites que aconteceria no fim da temporada, em 27 de fevereiro, teve sua data alterada. Diferentemente das outras viagens, não foi cancelado, ocorrerá agora em 13 de fevereiro. 

A MSC irá oferecer diversas opções para os passageiros que foram afetados pelas mudanças. Ainda que cada saída tenha suas opções específicas, todos os passageiros irão receber 20% de desconto em uma futura saída e poderão também optar por cancelar as reservas e receber 100% de reembolso.

Detalhes das opções específicas para cada saída estão disponíveis no comunicado da companhia aos agentes de viagem, reproduzido na íntegra a baixo:

“Informamos que o navio MSC Lirica encerrará sua temporada na América do Sul antecipadamente para a conclusão dos trabalhos de renovação originalmente previstos e que não puderam ser concluídos por razões alheias à vontade da companhia. Por esse motivo, o transatlântico partirá do Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 2016 para retorno ao estaleiro Fincantieri, em Palermo, na Itália – em tempo para um slot disponível, e sofrerá alterações na programação, que incluem o cancelamento de três cruzeiros no final da temporada e a alteração da fata de saída de um mini cruzeiro no mesmo período. 


Abaixo, seguem em detalhes as alterações e opções de remanejamento de reservas que disponibilizamos a todos os nossos clientes e hóspedes afetados por essas modificações e cancelamentos: 


O cruzeiro de 8 noites, do navio MSC Lirica, com saída em 13/Fev/2016, do Rio de Janeiro (para Argentina e Uruguai), foi cancelado. 
Os hóspedes com reservas confirmadas nesta saída poderão optar por:


1) Embarcar no MSC Magnifica em Santos, no dia 14/Fev/2016, para um cruzeiro de 7 noites com destino à Argentina e Uruguai com parte aérea (RIO/SAO/RIO) e transfers (SAO/SSZ/SAO) inclusos (de responsabilidade da MSC), além de reembolso proporcional à uma noite da viagem – referente à redução de 8 para 7 noites de cruzeiro; 
2) Escolher outro cruzeiro similar, de 8 noites, saindo do Rio de Janeiro (05/12; 16 ou 30/01), na temporada 2015/16, conforme disponibilidade, exceto Natal; 
3) Cancelar a viagem e receber o reembolso de 100% dos valores pagos. 
Em todos os casos será oferecida, adicionalmente a todos os hóspedes, uma carta de desconto de 20% (cumulativo às demais promoções) para uso em futuros cruzeiros com a MSC. 


O cruzeiro de 6 noites, do navio MSC Lirica, com saída em 21/Fev/2016, do Rio de Janeiro (para a Bahia), foi cancelado. 
Os hóspedes com reservas confirmadas nesta saída poderão optar por: 


1) Embarcar no MSC Splendida no Rio de Janeiro em 21/Fev/2016 e desembarque em Santos dia 27/Fev/2016, para um cruzeiro de 6 noites com destino à Bahia com parte aérea (SAO/RIO) e transfers (SSZ/SAO) na volta inclusos (de responsabilidade da MSC); 
2) Escolher outro cruzeiro similar, de 6 noites, saindo do Rio de Janeiro (13/12; 10 ou 24/01), na temporada 2015/16, conforme disponibilidade, exceto Réveillon; 
3) Cancelar a viagem e receber o reembolso de 100% dos valores pagos. 
Em todos os casos será oferecida, adicionalmente a todos os hóspedes, uma carta de desconto de 20% (cumulativo às demais promoções) para uso em futuros cruzeiros com a MSC.


O mini cruzeiro de 4 noites, do navio MSC Lirica, com saída em 27/Fev/2016 do Rio de Janeiro teve sua data de saída alterada para 13/Fev/2016. 
Os hóspedes com reservas confirmadas nesta saída poderão optar por:


1) Embarcar no MSC Lirica no Rio de Janeiro em 13/Fev/2016 para um mini cruzeiro de 4 noites com mesma duração e itinerário do anterior; 
2) Escolher outro cruzeiro similar, de 4 noites, saindo do Rio de Janeiro (27/11 ou 01/12), na temporada 2015/16, conforme disponibilidade; 
3) Cancelar a viagem e receber o reembolso de 100% dos valores pagos. 
Em todos os casos será oferecida, adicionalmente a todos os hóspedes, uma carta de desconto de 20% (cumulativo às demais promoções) para uso em futuros cruzeiros com a MSC.


O cruzeiro Grand Voyage (travessia atlântica), de 19 noites, com saída em 02-03/Mar/2016 do Rio de Janeiro (para Itália), teve sua data de saída cancelada. 
Os hóspedes com reservas confirmadas nesta saídas poderão optar por:


1) Embarcar no MSC Magnifica no Rio de Janeiro no dia 07/Mar/2016, para a Grand Voyage de 17 noites rumo a Veneza. Rodas as despesas com multa e remarcação de bilhetes aéreos e parte terrestre correrão por conta da MSC conforme análise de cada caso; 
2) Os hóspedes que não optarem por esta alternativa poderão cancelar a viagem e receber o reembolso de 100% dos valores pagos. 
Em todos os casos será oferecida, adicionalmente a todos os hóspedes, uma carta de desconto de 20% (cumulativo às demais promoções) para uso em futuros cruzeiros com a MSC.


– O cruzeiro Grand Voyage (travessia atlântica), de 60 noites, com saída em 02-03/Mar/2016 do Rio de Janeiro (com destino final à China), teve seu primeiro trecho (Rio de Janeiro – Gênova) cancelado. Os hóspedes com reservas confirmadas nestas saídas poderão optar por:


1) Embarcar no MSC Magnifica em 07/Mar/2016 no porto do Rio de Janeiro, com destino a Malta (Valleta), onde desembarcarão no dia 21/Mar/2016 e serão transportados, por via aérea, até a cidade de Nápoles para hospedagem por 1 noite e embarque, no dia 22/Mar/2016, no MSC Lirica para prosseguimento da viagem com destino final em Shangai, conforme itinerário original. Todas as despesas aéreas e terrestres, bem como multas de remarcação aérea para estes deslocamentos, correrão por conta da MSC, conforme análise de cada caso. O reembolso proporcional à redução de 4 noites de cruzeiro será reembolsada aos hóspedes. 
2) Os hóspedes que não optarem por esta alternativa poderão cancelar toda a viagem e receber o reembolso de 100% dos valores pagos. 
Em todos os casos será oferecida, adicionalmente a todos os hóspedes, uma carta de desconto de 20% (cumulativo às demais promoções) para uso em futuros cruzeiros com a MSC.


A MSC Cruzeiros ainda informa que as Comissões dos Agentes de Viagens relativas aos serviços prestados no agenciamento destas reservas, e canceladas pelos motivos acima descritos, serão respeitadas e honradas pela MSC Cruzeiros. 


(…)


A MSC Cruzeiros lamenta quaisquer incovenientes e reitera seu empenho em oferecer as melhores alternativas, além de todo o suporte para nossos clientes e hóspedes, a fim de minimizar possíveis transtornos e incômodos resultantes de tais mudanças, alheias à vontade da companhia. 


Agradecemos, desde já, sua atenção e compreensão e nos colocamos à inteira disposição para qualquer apoio e esclarecimentos necessários. 


Atenciosamente, 
MSC Cruzeiros do Brasil” 

MSC Splendida deve escalar no Rio de Janeiro em fevereiro.

A companhia utiliza a sigla SAO para se referir a São Paulo, RIO para Rio de Janeiro, e SSZ para Santos.

Do comunicado depreende-se também que o MSC Splendida terá seu roteiro alterado na saída de Santos de 20 de fevereiro. O roteiro original previa uma escala em Búzios no dia 21 de fevereiro, que aparentemente foi substituída por uma passagem pelo Rio de Janeiro, onde haverá embarque de passageiros.


Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella. 
Compartilhar

3 Comentários

  1. QUASE QUASE FUI NESSA…COMO SEMPRE FAÇO NAS TRAVESSIAS.. DE VOLTA…..PREFERINDO SEMPRE IR DE NAVIO..MAS DESSA VEZ …RESOLVI IR PELO AR…E PRECISAVA ESTAR NA EUROPA EM DATA ANTES DA PROGRAMADA PELO LÍRICA…SÓ QUERO SABER…QUEM COMPROU E JÁ PAGOU ..COMO SERÁ RESSARCIDO….. NEM SEMPRE INTERESSA..POIS ENCONTRAR NA ÚLTIMA HORA EM OUTRO NAVIO…VAI SER COMPLICADO…VISTO QUE O O LÍRICA SERIA O ÚNICO A SAIR DO PORTO DO RIO DE JANEIRO…NA MAIORIA….OS PREÇOS CUSTAM ATÉ 30% MAIS CARO…E SAEM DE SÃO PAULO……MAS O MAIS IMPORTANTE….. É COMO COLOCAM UM NAVIO AO MAR …PARA UMA TEMPORADA TÃO GRANDE E A TRAVESSIA DE RETORNO…..SEM TER A CERTEZA QUE NÃO HAVIAM COMPLETADO A BENDITA REFORMA……ALGO ME CHEIRA MAL…….NO MEIO DO CAMINHO MUDAR O RUMO DO PROGRAMA…O QUE NÃO VAI SAIR BARATO ..NEM PARA MSC…….TEM ALGO ESCONDIDO NO REINO DA DINAMARCA……AGORA NEM OS TRAJETOS DA COSTA BRASILEIRA EU TERIA CONFIANÇA EM FAZER NO LÍRICA…..

  2. No mínimo muito estranha e superficial a justificativa do Retorno o MSC Lírica ao estaleiro para conclusão de reforma no meio da alta temporada, levando certamente prejuízo para a empresa. e trazendo muita desconfiança e insegurança em continuar viagem até o período previsto de meados de fev/16, a seus tripulantes e passageiros

  3. Eu não estou conseguindo essa informação, como vou viajar em janeiro no Lírica, quero saber para minha segurança e da minha família, se eu tivesse essa informação antes não teria comprado o cruzeiro.
    Quem tiver poste, pois sempre viajei pela MSC e sempre fiz maravilhosos cruzeiros com a máxima segurança.
    H.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui