Após partir para Búzios, Sovereign retorna ao porto do Rio de Janeiro

2
Sovereign, ainda com cores antigas da Pullmantur, enfrenta tempo ruim
ao deixar o porto de Santos. Condições climáticas desfavoráveis podem
ter sido motivo do retorno ao porto carioca essa noite. 

O Sovereign, da Pullmantur, retornou ao porto do Rio de Janeiro esta noite após partir com destino a Búzios no fim da tarde. Depois de deixar o porto carioca por volta das 19 horas deste sábado, o navio deveria ter passado a noite inteira navegando para atingir o ponto de fundeamento em Búzios na manhã deste domingo, em vez disso, retornou ao Rio de Janeiro às 23h30.


Por motivos desconhecidos, o Sovereign retornou ao porto do Rio de Janeiro no final da noite deste sábado, dia 13 de dezembro. Após partir do Píer Mauá às 19h, onde esteve atracado desde o começo do dia e realizou operação de embarque e desembarque de passageiros, o navio deveria ter seguido diretamente para Búzios, onde passaria o domingo.

Entretanto, após navegar por algumas em direção ao alto mar, o navio da Pullmantur fez meia volta e retornou ao porto do Rio de Janeiro, onde voltou a atracar por volta das 23h30. Logo após atracar, a embarcação informou, através do sistema de AIS, que partiria novamente à 1 hora da manhã de domingo, com destino a Búzios.

Nesse momento (01h15 de domingo), o navio manobra para deixar a Baía de Guanabara pela segunda vez. Uma vez fora da baía, deve seguir para norte, com destino a Búzios. Estranhamente, o navio informa chegada prevista no balneário carioca à 00h30 do UTC (Coordinated Universal Time), no dia 13 de dezembro. Hora, que, no entanto, já passou (22 horas no Brasil).

Sovereign novamente em tempo ruim em Santos

Não há informação oficial sobre o que causou o retorno do navio ao porto do Rio de Janeiro. Uma frente fria que passa pelo litoral sudeste do Brasil é uma das causas prováveis para a mudança de rota. Outros navios na região, no entanto, navegam normalmente e não chegaram a desviar os roteiros.

Outra causa possível é a necessidade de algum tipo de evacuação médica. No dia 1° de janeiro deste ano, o Sovereign fez escala não prevista em Santos justamente para desembarcar um passageiro com problemas de saúde, como reportado por nós na ocasião (clique aqui para ver).

Questionada sobre a mudança, a Pullmantur limitou-se a dizer na tarde desta segunda-feira, através de sua assessoria, que “o Sovereign está operando normalmente”.

Inaugurado em 1988, o Sovereign é um dos dois navios da Pullmantur que operam no Brasil nessa temporada. Baseado em Santos e Rio de Janeiro, o navio realiza quase exclusivamente mini-cruzeiros pela região, em temporada que acaba em meados de março de 2016. É o maior navio da frota da companhia espanhola, e transporta cerca de 2,600 passageiros em suas 73,000 toneladas.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella. 
Compartilhar

2 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui