Brasil perde MSC Armonia para Cuba em 2016/2017

0
Armonia: proa para Cuba em 2016/2017

A MSC Crociere irá dobrar sua oferta de cruzeiros no Caribe a partir de Cuba na temporada 2016/2017, dedicando também o MSC Armonia a estes roteiros. O navio da classe Lirica, que tinha sido dedicado a roteiros pelo Brasil na época, se juntará ao MSC Opera, que estreia na região este ano, e retorna na próxima temporada.


Em 2016/2017, a MSC Crociere irá duplicar sua presença em Cuba com o acréscimo de um segundo navio nos roteiros a partir de Havana.

Citando alta demanda, a companhia italiana anunciou que o MSC Armonia se juntará ao MSC Opera em novembro de 2016, realizando uma temporada completa a partir da capital cubana junto a seu companheiro de classe. Escalando em outros portos no Caribe, os roteiros a partir de Cuba serão realizados pela primeira vez neste mês de dezembro, com o próprio MSC Opera, que retorna em 2016/2017 para sua segunda temporada na região.

MSC Opera

Com dois navios embarcando em Havana, a MSC oferecerá roteiros mais variados. Serão dois cruzeiros diferentes, ambos com sete noites de duração e escalas na América Central e do Norte. O primeiro, pernoite em Havana antes de partir para Roatán (Honduras), Belize City (Belize), Costa Maya (México) e Isla de la Juventud (Cuba).

O segundo roteiro passa duas noites em Havana antes de partir para o Caribe e visitar Montego Bay (Jamaica), Georgetown (Ilhas Cayman) e Cozumel (México). Segundo a companhia, é possível combinar ambos os roteiros em um único cruzeiro de 14 noites.

Com o Opera, a MSC terá, no total, quatro navios navegando pelo Caribe durante a temporada 2016/2017. Além dos dois que embarcarão em Havana, o MSC Divina realizará roteiros na região a partir de Miami, e o MSC Poesia fará os roteiros pelas Antilhas a partir de Fort-de-France.

Aumento da oferta em Cuba significa diminuição da oferta no Brasil
Anteriormente dedicado a cruzeiros pela América do Sul em 2016/2017, o MSC Armonia será mais um navio da companhia a deixar o Brasil para realizar cruzeiros em outros destinos na época. A companhia italiana tinha, originalmente, planejado uma temporada sul-americana com cinco navios – Preziosa, Musica, Lirica, Opera e Orchestra.

MSC Orchestra que volta a região em 2016/2017

O plano, no entanto, foi alterado em meados de setembro, quando a companhia anunciou sua entrada no mercado chinês com uma temporada de 24 meses do MSC Lirica. Dedicado aos roteiros a partir de Cuba anunciados pouco antes, o MSC Opera também foi removido da temporada sul-americana, e substituído pelo MSC Armonia, que tinha, a princípio, roteiros pelas Ilhas Canárias previstos.

Assim, a companhia anunciou uma temporada revista com quatro navios: MSC Preziosa, MSC Musica, MSC Armonia e MSC Orchestra. Os dois primeiros realizariam roteiros a partir de Santos, enquanto o MSC Armonia ficaria dedicado ao Rio de Janeiro e o MSC Orchestra a Buenos Aires. Em nossa matéria da época, estão disponíveis mais detalhes.

Com o deslocamento do Armonia para Cuba, a companhia não anunciou como ficará a temporada 2016/2017 na América do Sul. No entanto, é provável que a região passe por nova diminuição na oferta, e receba apenas os três navios que não tiveram seus destinos alterados.

Caso confirmada a temporada com apenas três navios, a oferta da MSC será a menor desde a temporada 2007/2008 quando a companhia trouxe MSC Armonia, MSC Sinfonia e MSC Opera para a região. Desde então, a companhia opera vinha operando ao menos quatro navios na região, chegando a ter seis navios servindo o mercado brasileiro argentino e uruguaio em 2009/2010.

Para conferir o histórico das temporadas da MSC no Brasil, clique aqui.

Imagens e Texto (©) Copyrights Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui