Para desenvolver novo destino no Caribe, MSC compra ilha nas Bahamas

0

Após semanas de rumores, a MSC confirmou que está tomando posse de uma ilha no Caribe. Servindo seus navios com roteiros regulares pelo Caribe, o novo destino será desenvolvido pela companhia, e terá também uma reserva natural marinha. 

A MSC Crociere confirmou a compra de uma ilha nas Bahamas. Segundo a companhia, mais que um novo destino para seus navios, a ilha será uma reserva natural marinha das Bahamas.

O projeto, classificado pela companhia como visionário, foi revelado ontem à tarde em Nassau, capital das Bahamas, onde o Primeiro Ministro, Perry Christie, e o Presidente da MSC, Pierfrancesco Vago, assinaram um acordo de arrendamento que permitirá à companhia ocupar e desenvolver a ilha, a partir de agora denominada Ocean Cay MSC Marine Reserve, pelo período de 100 anos.

Pelos próximos dois anos, a armadora, o Governo das Bahamas e ecologistas trabalharão em conjunto para desenvolver a ilha e transformá-la em uma reserva marinha, que coexistirá em harmonia com o ecossistema local, e será escala dos cruzeiros caribenhos da companhia.

Por meio de um investimento de US$ 200 milhões, a companhia adaptará a ilha para receber os passageiros de seus navios de cruzeiro que operam no Caribe. O desenvolvimento de destinos na região do Caribe é prática comum entre as companhias que operam no Caribe. 
Praia em Labadee, um dos destinos particulares da Royal
Caribbean no Caribe, localizado no Haiti. 

A Royal Caribbean possui dois destinos, Labadee e Coco Cay – este segundo também nas Bahamas. Enquanto a Norwegian Cruise Line mantém o Great Stirrup Cay – que recentemente vinha recebendo escalas da MSC – e está construindo um segundo destino, Harvest Caye com inauguração prevista para 2016.

Já a Carnival Corporation possui três áreas no Caribe, duas delas sob administração de marcas específicas, Half Moon Cay, da Holland America Line, e Princess Cay, da Princess Cruises. O terceiro porto caribenho da Carnival foi inaugurado recentemente chama-se Amber Cove, e recebe escalas de todas as marcas do grupo que operam no Caribe. Completa a lista de destinos particulares no Caribe a Castaway Cay, da Disney Cruise Line, localizada nas Bahamas.

Para a MSC, que recentemente arrendou parte de um dos terminais de cruzeiros de Miami, a compra de uma ilha é novidade. “Essa é uma evolução natural para a nossa companhia, a qual está crescendo muito rapidamente, portanto estamos muito contentes em poder oferecer aos nossos hóspedes que viajam pelo Caribe esta experiência totalmente nova”, comenta Pierfrancesco Vago, Presidente da MSC.

“A Ocean Cay MSC Marine Reserve e seus atrativos exclusivos serão um excelente complemento para tudo àquilo que os viajantes vivenciam a bordo. Somos muito escrupulosos quanto às decisões que tomamos, pois elas devem estar alinhadas com a missão da marca em oferecer a autenticidade e a qualidade que nossos hóspedes esperam. Isso é o que nos torna a empresa líder em muitos dos mercados onde atuamos, incluindo a Europa, América do Sul e África do Sul. Para o mercado caribenho, seguiremos com a mesma estratégia e atenção aos detalhes, agora com a inclusão da reserva marinha que representará um pilar na região e certamente superará as expectativas de nossos clientes”, completa o executivo.

Com área de 95 acres (38,5 hectares) e 3,5 quilômetros de litoral intocado, divididos em seis praias, este será, segundo a MSC, o maior projeto de desenvolvimento de uma ilha idealizado por uma companhia de cruzeiros, no Caribe.

Visão aérea do projeto

O cais e o píer que serão construídos permitirão aos hóspedes desembarcar diretamente na ilha, dispensando a utilização de tenders, e facilitando o acesso à terra. A MSC pretende fazer com que um dos maiores atrativos do destino seja a vida noturna, com destaque para os shows e apresentações que acontecerão em um anfiteatro com capacidade para duas mil pessoas, além de bares e restaurantes. A companhia afirma que, apesar disso, para os hóspedes a bordo enquanto o navio estiver atracado, a noite terá programação normal, inclusive com abertura do casino.

O projeto pretende que todas as instalações e experiências da ilha, localizada 32 quilômetros ao sul de Bimini, outra ilha do arquipélago, e 104,5 quilômetros a leste de Miami, nos Estados Unidos, sejam fiéis à cultura e às tradições das Bahamas. Também faz parte dos planos um completo plano de paisagismo incluirá mais de 80 árvores, grama, flores e arbustos nativos do Caribe, como a Dogwood jamaicana, manguezais e a Beach Morning Glory, flor típica de regiões tropicais. Uma típica aldeia será lar de bares e restaurantes que oferecerão especialidades locais, lojas e um convidativo centro de boas-vindas, tocando músicas típicas.

A região nordeste da ilha será destinada aos hóspedes do MSC Yacht Club, que poderão desfrutar de uma área exclusiva, com Spa, bangalôs privativos e tendas de massagem.

Para facilitar o deslocamento pela região, os passageiros terão à disposição uma malha de caminhos e pistas de corrida, locação de bicicletas e outras opções de transportes. A companhia também planeja oferecer instalações para esportes aquáticos, jogos de praia e outras atividades e atrações, como:

  • Praia familiar com restaurante para crianças, playgrounds, entre outros;
  • Uma lagoa voltada aos passageiros que buscam uma experiência tranquila;
  • Uma excitante tirolesa que cruza a ilha;
  • Um local para cerimônias e casamentos.

Os trabalhos de desenvolvimento do destino devem começar em março de 2016, para que a Ocean Cay MSC Marine Reserve abra ao público em dezembro de 2017.

MSC Divina, que será um dos navios a escalar na ilha

Este projeto dará à companhia a possibilidade de marcar presença permanente nas Bahamas onde, ao longo de 2016 e 2017, serão recrutados 240 trabalhadores de diversas áreas. Além disso, a armadora implementará um centro de treinamento para capacitar a mão-de-obra local, essencial para atender aos visitantes que passarem pela região caribenha.

A ilha será ideal para todos os navios da MSC que passarem pela região do Caribe ao longo dos anos. Em 2017/2018, o MSC Divina e o novo MSC Seaside, já em construção, estarão na região, para cruzeiros a partir de Miami; o roteiro de ambos certamente incluirá a nova escala. A companhia também tem operado navios a partir de Cuba (na próxima temporada serão dois MSC Opera e MSC Armonia), que poderão utilizar as instalações do Ocean Cay.

Texto (©) Copyright Adaptado de MSC.
Imagens (©) Copyright MSC e Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui