Estrangeiros do Crystal Symphony conhecem Santos e região durante escala na cidade

0
Crystal Symphony passa pela Ponta da Praia (foto de arquivo)
Os passageiros do Crystal Symphony – em sua maioria norte-americanos e europeus – aproveitaram a escala no Porto de Santos para conhecer a cidade e outras atrações da região. Em excursões e por conta própria, os estrangeiros visitaram pontos turísticos da cidade como o Museu Pelé e a Bolsa do Café. 

De ônibus fretados, vans, táxis, transporte municipal, Linha Conheça Santos e até mesmo a pé, turistas – a maioria estrangeiros do Crystal Symphony, aproveitaram o tempo bom de ontem (7), desembarcaram cedo e garantiram movimento e um colorido diferente à orla e ao Centro Histórico.

Segundo navio em trânsito a atracar em Santos nesta temporada de cruzeiros marítimos (o primeiro foi o Marina, em 16 de dezembro), o Symphony, iniciou roteiro de 10 dias, entre Rio de Janeiro e Buenos Aires, no último domingo. Operado pela Crystal Cruises, o navio tem capacidade para até 1,010 passageiros e, nessa viagem, trouxe à cidade 922 hóspedes; a maioria dos EUA e Europa.

Crystal Symphony deixando Santos na tarde do dia 8.  

O Crystal Symphony esteve pela primeira vez em Santos no dia 25 de fevereiro de 2012, e esteve na cidade também em dezembro de 2013, fazendo neste mês sua terceira escala.


Oito dos 12 ônibus disponibilizados pela agência de receptivo Central de Fretes realizaram city tours em Santos – os demais se dirigiram a outros locais da região e à capital. As agências de São Paulo HB 11, Travel Around Viagens e Brasvan também realizaram passeios na cidade, que englobaram museus do Café e Pelé, Orquidário, Aquário e panorâmicos pela orla.

Além disso, o Shopping Praiamar contratou três ônibus para o transporte (shuttle) de passageiros interessados em compras. De acordo com a administração, o movimento foi superior à média e os turistas estavam interessados, sobretudo, em camisetas de times de futebol, chinelos de dedo e sandálias baixas. Houve ainda procura por produtos de proteção solar e até por cartas de baralho com temas brasileiros.

Turistas no Museu do Café

Muitos turistas e tripulantes preferiram circular pela cidade por conta própria. “O interesse ficou dividido entre a orla e o Centro Histórico”, comentou Tatiana Lermy, da equipe de recepcionistas bilíngues da Secretaria de Turismo (Setur) responsável pelo atendimento no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais.

O Museu do Café impressionou um grupo da Flórida (EUA), que visitou o espaço com a guia de turismo Mary Carmen Durante da Around Viagens. Pela primeira vez no Brasil, Marty e June Abramson, Donald e Aun Feuer, Marty e Anne Frost, e Bob e Barbara Birenbach se surpreenderam com a história do grão.

“Não sabia que ele ainda é tão importante na economia brasileira”, comentou Bob, enquanto Anne desconhecia a relevância do porto local, responsável, ano passado, por 32% do comércio exterior brasileiro e o principal porto exportador de café em grão do país. Outro grupo dos EUA, acompanhados da guia Vicky Constantinesco da HB 11, quis experimentar a bebida da cafeteria, e comprar grão e pó, entre outras lembranças.

Estrangeiros no Museu Pelé

Por volta das 12h, o Museu Pelé recepcionou estrangeiros com bebidas e petiscos típicos brasileiros, como minicoxinha e bolinhas de queijo. Residentes em Chicago (EUA), Polly McKee só conhecia Santos graças ao Rei do Futebol. “Gostei muito do museu, principalmente da linha do tempo”, afirmou, comentando com o marido, Ron, sobre as curiosidades da infância e juventude do ‘atleta do século 20’.

Texto (©) Copyright Secretaria de Turismo de Santos (adaptado)
Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Marcelo Lopes e Setur (Carol Fariah e Isabela Carrari). 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui