Royal Caribbean fora do Brasil também na temporada 2017/2018

8
Royal Caribbean retornou ao Brasil em 2007/2008 após hiato de mais de
cinco anos. 

A Royal Caribbean International continuará navegando apenas fora do Brasil e América do Sul na temporada 2017/2018. A temporada em questão, que marcaria os dez anos do retorno da companhia à América do Sul, ainda não foi anunciada em detalhe, entretanto, pela segunda vez consecutiva, não irá incluir passagens pela região.

Com uma frota de mais de 20 navios, a Royal Caribbean International permanecerá fora da América do Sul durante a temporada 2017/2018. Será a segunda temporada consecutiva em que a companhia não dedica um navio a embarques no Brasil ou outro país sul-americano. 
Splendour of the Seas

A companhia norte-americana trouxe um navio à região pela primeira vez na temporada 2000/2001; na ocasião, anunciou que teria o então Nordic Empress na América do Sul para uma série de cruzeiros entre os portos de Santos e Buenos Aires. O navio acabou sendo substituído pelo então recém inaugurado Splendour of the Seas, que foi um grande sucesso entre o público local e retornou na temporada seguinte. 

Após 2001/2002, no entanto, a companhia optou por não retornar ao país devido a diversos problemas que sua operação regional encontrou. No Brasil, a infraestrutura não era suficiente para atender navios da magnitude do Splendour, então um gigante significantemente maior que os navios que operavam na região. A legislação, taxação e burocracia também foram pontos negativos que pesaram na decisão da empresa.
Vision of the Seas

No entanto, com uma frota crescente, a companhia optou por retornar a América do Sul após um hiato de mais de cinco anos. Na temporada 2007/2008, o Splendour of the Seas retornou a Santos e Buenos Aires para roteiros pela região, que passaram a incluir também um novo porto de embarque – Valparaíso, no Chile.

Com significante melhora na infraestrutura, a companhia se viu em condições de aumentar a oferta na região, e focar seus esforços no então promissor mercado brasileiro. Assim, dedicou um navio aos roteiros internacionais, entre Brasil, Chile e Argentina, o Radiance of the Seas, e pode manter o Splendour exclusivamente nos roteiros nacionais. Em 2009/2010 a companhia acrescentou o Vision of the Seas aos roteiros a partir do Brasil, e, em seguida, passou a oferecer também embarques a partir dos portos do Rio de Janeiro e de Salvador. Na temporada seguinte, inovou trazendo o navio que era, naquele momento, o maior a operar regularmente no Brasil, Mariner of the Seas. 
Mariner of the Seas

Apesar da melhora na infraestrutura, o ambiente de negócios do país nunca melhorou como desejava a companhia, que seguidamente lamentou os altos custos operacionais da região como um todo. A partir de 2011/2012, a Royal Caribbean começou a reduzir sua participação no mercado local, retirando o segundo navio da região em 2012/2013. Já que não era possível apostar no mercado doméstico, na costa brasileira, a companhia passou a focar seus esforços em levar os passageiros brasileiros para seus navios em destinos internacionais. 

Após duas temporadas, as perspectivas para o futuro do mercado doméstico não eram boas quando a companhia surpreendeu anunciando que traria um novo navio ao país, pela primeira vez desde 2011. O Rhapsody of the Seas – gêmeo do Vision – estreou no Brasil na temporada 2015/2016, na temporada que, ironicamente, acabou por marcar uma nova despedida da cruise line. 
Rhapsody of the Seas

No ano passado, a Royal Caribbean anunciou seus roteiros para todo o mundo, sendo que nenhum dos navios tem prevista passagem pelo Brasil ou América do Sul (com exceção dos países sul-americanos caribenhos, como a Colômbia, que são incluídos em roteiros a partir dos EUA). Além dos problemas já crônicos e não resolvidos do mercado, parece ter pesado na decisão a situação econômica do Brasil, que passa por recessão e não tem perspectiva de melhora.

A história irá se repetir em 2017/2018, quando os navios da companhia norte-americana operarão exclusivamente em outros destinos. A Royal Caribbean ainda não anunciou detalhes da nova temporada, entretanto, já publicou as datas em que revelará os novos roteiros. Os anúncios serão divididos por destinos, e serão publicados em quatro datas. 
Na semana de 22 de fevereiro, serão divulgados os roteiros e navios pelo Alaska, na semana seguinte, será vez de conhecer os navios que passarão pela Europa e seus destinos. Os navios do Caribe e suas viagens serão conhecidos na semana de 7 de março. Por último, os roteiros para a Austrália e Singapura serão divulgados a partir de 21 de março. 
O Brasil, mais uma vez, está fora da lista de anúncios. 
 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

8 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui