Costa anuncia retorno da Ibero Cruzeiros com sede no Brasil e nova frota

8

A Costa anunciou hoje, dia primeiro de abril, o retorno de uma das marcas de seu grupo: a Ibero Cruzeiros. A companhia que havia sido fechada há alguns anos, será sediada em São Paulo, e contará com uma nova frota de dois navios. Uma das novas embarcações será o Grand Diadema, atual Costa Diadema, que deixará a frota da Costa e terá novas atrações especialmente desenvolvidas para a Ibero.


A Costa Crociere anunciou hoje – 1° de Abril de 2016 – uma grande novidade: a retomada da Ibero Cruzeiros. A companhia latina que foi parte do grupo Costa entre 2008 e 2012 voltará a operar já no próximo ano, com roteiros de ano inteiro no Brasil e sede em São Paulo. Anteriormente a companhia operava também na Europa e tinha sede na Espanha.

Com uma nova frota, a companhia ocupará o espaço do antigo escritório brasileiro da Pullmantur, que foi fechado esta semana. “Estávamos procurando um espaço para instalar a companhia, e por coincidência acabamos achando um escritório completo disponível, com todas as características necessárias para uma companhia de cruzeiros. Pensamos: “Porque não?”, disse Alfred Serrado, escolhido como presidente da nova Ibero. “Já tem até as miniaturas de navios na recepção!”, completou o executivo.

Perspectiva artística da área externa do Grand Diadema

Antes operando navios menores e mais antigos, a companhia passará a ter navios de última geração nessa nova fase. A primeira embarcação já anunciada para a frota é o Costa Diadema. Inaugurado em 2014, o navio será transferido para a Ibero já no próximo ano, e será renomeado Grand Diadema, seguindo a linha de nomes da frota da companhia, e também homenageando a cidade que fica na Grande São Paulo. “Pretendemos seguir essa linha para os próximos navios, unir a marca de nossa frota, a palavra Grand, com o nome de cidades periféricas brasileiras”, disse Alfred.

Anteriormente a Ibero operou navios nomeados Grand Mistral, Grand Celebration e Grand Latino, entre outros. A companhia já definiu que o próximo navio será chamado Grand Belford Roxo. O navio, no entanto, ainda não foi decidido, e deve entrar em operação pela companhia apenas em 2018. “Estamos considerando várias opções na frota de nossa matriz, a Carnival, entre elas o novo AIDAprima, que seria um ótimo Grand Belford Roxo”, esclarece Alfred. A companhia pode também encomendar novos navios.

“Outra opção é comprar o antigo Splendour of the Seas, da Royal Caribbean. Ficamos sabendo que ele parou de operar no Brasil, seria uma honra fazê-lo operar no país por mais uns quinze anos. Para nós seria fantástico oferecer essa novidade ao mercado: o retorno do Splendour of the Seas”, completou Serrado sobre a frota, que ainda disse não ver conflito com o passado do navio por outra companhia. O Splendour foi comprado pela Thomson Cruises e começa a operar pela companhia no próximo mês.

Terminal de cruzeiros de Natal e a Ponte Newton Navarro ao fundo, com seus
55 metros de altura. esmagadora maioria dos navios de cruzeiro são mais altos
que a estrutura da ponte e não conseguem entrar no porto. a Nova Ibero Cruzei-
ros não vê problema nisso, entretanto. 

A nova Ibero terá como porto-base o novo terminal de cruzeiros de Natal, no Rio Grande do Norte. Será a primeira companhia de cruzeiro a usar as novas instalações para uma operação regular. Entretanto, como o terminal da cidade não tem capacidade de receber navios com mais de 55 metros de altura, o Grand Diadema precisará atracar em outro local.

Segundo Serrado, a companhia ainda não decidiu como tratará este problema. “Estamos trabalhando em duas linhas principais: fundear o navio na barra do porto de Natal e levar os passageiros, malas e suprimentos até ele de tender, ou atracá-lo em outro porto da região e fazer todo o resto com ônibus”, disse ele. “Apesar de inédita em toda a Carnival Corporation, nossa matriz que opera mais de 100 navios, o Governo do Rio Grande do Norte nos garantiu que a operação é comum e viável“, acrescentou.

O definido no momento, é que os passageiros deverão realizar os processos de embarque no terminal, e então serão encaminhados para o navio, fundeado ou atracado em outro porto da região como Recife. O Costa Diadema tem capacidade para cerca de 5,000 passageiros.

Não foram adiantados detalhes dos roteiros, que devem ser confirmados futuramente.

Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Governo Federal.
Compartilhar

8 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui