Rhapsody of the Seas retorna a Santos e encerra temporada de cruzeiros brasileira

0

Escala marca também o último embarque da Royal Caribbean International no Brasil, já que a companhia não tem retorno ao país previsto para os próximos anos. Após realizar roteiros pela Patagônia desde o carnaval, o Rhapsody of the Seas retornou ao Brasil apenas para partir para a Europa. Na cidade, iniciou sua travessia atlântica que o levará para Barcelona, marcando assim a partida do último navio de cruzeiros que ainda se encontrava na região.

No último domingo, o Rhapsody of the Seas retornou ao Porto de Santos após quase dois meses ausente. Em sua primeira temporada nacional, o navio da Royal Caribbean International realizou embarques na cidade entre dezembro e meados de fevereiro, quando partiu com direção a Valparaíso para uma temporada de roteiros pelo Uruguai, Chile e Argentina.

De volta, o navio encerrou a temporada nacional, realizando o último embarque de passageiros previsto para a estação, que começou em novembro. Ainda foi o responsável por encerrar um ciclo no mercado de cruzeiros nacional, já que, após essa operação, a Royal Caribbean não tem retorno previsto à águas nacionais nos próximos anos.

A companhia vinha atuando no Brasil desde a temporada 2007/2008, primeira e continuamente com o célebre Splendour of the Seas, mas também com outros três navios: Radiance of the Seas, Vision of the Seas e Mariner of the Seas, antes da estréia do Rhapsody, que aconteceu no último mês de dezembro. Com uma frota de quase 30 navios, a companhia norte-americana, decidiu, no entanto, que é mais vantajoso operar em outros destinos como o Pacífico e o Caribe, e não retornará ao país.

Para a temporada 2016/2017, os planos de toda a frota já estão definidos, e não há passagens pela América do Sul. A temporada seguinte, 2017/2018, atualmente em planejamento, ainda não está totalmente definida, mas a tendência, com base nos indicativos dados pela própria companhia, é que, mais uma vez, seus navios permaneçam distantes de nossa costa.

Escala em Santos
Em sua última passagem por Santos, o Rhapsody desembarcou passageiros que embarcaram em Valparaíso para um roteiro de 14 noites pela Patagônia e Terra do Fogo. Antes de partir e encerrar a temporada 2015/2016, ainda embarcou passageiros para uma travessia atlântica de 14 noites com destino a Barcelona. A partir de maio, realiza temporada pela Europa com embarque em Veneza e Civitavecchia, na Itália.

Após entrar no porto por volta das 5 horas da manhã, o navio partiu pontualmente as 17 horas com destino ao Rio de Janeiro, primeiro porto de escala da travessia. Antes de atravessar o Atlântico, ainda escala o porto de Salvador no próximo dia 13. Uma vez na Europa, passa por Tenerife e Málaga antes de chegar em Barcelona, seu destino final.

Fim da temporada 2015/2016
A temporada 2015/2016 na cidade começou no dia 8 de novembro, com a escala do Empress, da Pullmantur. Originalmente, projetava-se que acabaria apenas no final de abril, entretanto, o cancelamento de roteiros inicialmente previstos fez com que a escala do Rhapsody fosse a responsável por finalizar a estação.

Dezessete navios de cruzeiro passaram pelo porto de Santos, sendo que sete ficaram baseados na cidade e realizaram embarques no Concais regularmente. Os outros dez vieram apenas em trânsito, com passageiros embarcados em outros portos.

Segundo a Setur (Secretária de Turismo de Santos), o porto recebeu 156 escalas desde novembro, movimentando cerca de 760 mil passageiros. O Concais deve divulgar dados definitivos em breve.

Rhapsody of the Seas
Parte da classe Vision, o Rhapsody of the Seas esteve na América do Sul pela primeira vez nessa temporada. Normalmente navegando pelo Alaska e Pacífico, o navio foi deslocado para a Europa em 2015, e cotado para substituir o Splendour of the Seas nos roteiros a partir do Brasil. Assim, chegou ao país pela primeira vez em dezembro, iniciando uma temporada que – pela primeira vez desde 2008 – incluía também passagens pela Patagônia e Chile.

Inaugurado em 1997, o navio retornará para o Caribe na temporada 2017/2018, retornando àquela região após vários anos ausente. O Rhapsody of the Seas tem capacidade para cerca de 2,400 passageiros e aproximadamente 80,000 toneladas.

 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui