Trabalho a bordo de navios de cruzeiros: oportunidade para brasileiros

1
Lojas de bordo, que vendem desde souvenires dos navios, a relógios de luxo
e jóias de marca
Trabalhar a bordo pode ser uma boa opção para quem quer escapar da crise econômica nacional. Com salários em dólares, as companhias de cruzeiros contratam brasileiros para áreas como as lojas de bordo. Para ser bem sucedido na vida a bordo, no entanto, qualificação é fundamental; o Instituto Mix e a Fatto, por exemplo, já oferecem cursos de preparação e especialização para quem quer embarcar em 2016/2017. 

Mesmo com o fim da última temporada brasileira de cruzeiros marítimos, no início de abril, as contratações para a próxima temporada (2016/2017) aos que desejam ingressar nesta área promissora já começaram. A crise econômica e política do nosso país é o motivo principal que vem despertando em nossos jovens a coragem e o sonho de buscar uma carreira de sucesso com altos salários, além de viajar e conhecer o mundo inteiro. Para quem deseja consolidar uma carreira diferente e brilhante, trabalhar a bordo de um navio de cruzeiros pode ser uma excelente oportunidade. O Instituto Mix de Profissões, em parceria com o Sistema de Ensino Fatto, está com inscrições abertas para os cursos mais completos na formação de tripulantes de navios de cruzeiros do País, um deles é o de Duty Free.

“O final da temporada de cruzeiros é o momento ideal para iniciar o processo de qualificação para trabalhar embarcado. As agências e as companhias marítimas já começam a entrevistar candidatos e os embarques podem ocorrer antes mesmo dos navios retornarem ao Brasil. Falta mão-de-obra qualificada e a oferta de trabalho cresce todos os dias”, explica Fabrício Britto, diretor executivo do Sistema de Ensino Fatto, responsável pela mudança de vida de mais de dez mil alunos. Desde 2007, a metodologia de ensino Fatto oferece um curso exclusivo para quem pretende trabalhar em lojas de navios de cruzeiros. 
Os requisitos para embarcar nessa função são: inglês intermediário ou fluente e idade superior a 18 anos, Ensino Médio completo, boa aparência, dinamismo, criatividade, experiência em vendas e treinamento específico para área. “Fui preparado com excelência para atuar nas mais famosas e importantes lojas de grifes a bordo de navios, meu treinamento foi todo pautado em superar as expectativas de quem iria me contratar. Além disso, fui bem preparado também para enfrentar a vida no navio. O treinamento é fundamental para que o tripulante se adapte a esta nova realidade”, afirma o ex-tripulante Gustavo Barros que atualmente mora em Dubai. 
Atualmente, o Instituto Mix de Profissões de São Vicente é a única escola do Brasil que oferece este tipo de qualificação por conta da parceria firmada com a Fatto. O curso é rápido, tem duração de uma semana e carga horária total de 15 horas. Os alunos terão contato com todos os procedimentos de venda, vitrine, estoque, padronizações das empresas internacionais, elaboração de inventários, consultoria de moda, marketing pessoal e conhecerão as grifes que um shopping de navio oferece. 
Segundo o ex-aluno e professor de inglês, Vinícius Ferreira, que trabalhou a bordo dos navios da companhia italiana MSC Crociere, a carreira de vendedor de shopping em navios é uma das mais concorridas e promissoras. Os salários partem de 650 dólares podendo chegar a 3.500 dólares, de acordo com as comissões de tudo que é vendido nas lojas do navio. Brasileiros também se destacam com facilidade neste setor e a chance de chegar a um cargo de gerência é bem grande e, dependendo do seu desempenho, isso pode ocorrer após dois ou três contratos (menos de 1 ano). 
Os cursos do Sistema de Ensino Fatto capacitam o profissional ao exercício da função bem como no aspecto emocional. “É muito gratificante trabalhar a bordo. É uma oportunidade única para fazer o nosso “pé-de-meia”, mas como em qualquer empresa existem os problemas e, geralmente para o tripulante de primeira viagem, estar a bordo representa um sonho e uma dificuldade, e por isso damos muita ênfase no aspecto emocional. Preparamos os nossos alunos para enfrentar com serenidade as possíveis adversidades da vida no mar”, explica Britto que atualmente coordena o departamento de cruzeiros marítimos e hotelaria do Instituto Mix de Profissões em São Vicente. 
SERVIÇO 
Os cursos estão com matrículas abertas e os interessados podem participar do concurso de bolsas da escola. O Instituto Mix de Profissões fica na Rua Martim Afonso, 214, 1º Andar, no Centro, em São Vicente. Mais informações pelo telefone: (13) 3395-5474, ou pelo WhatsApp (13) 9 9175-0220.
Texto (©) Copyright Intituto Mix.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui