Temporada 2015/2016 trouxe 17 navios de cruzeiro ao porto de Santos

0
MSC Armonia e Rhapsody of the Seas foram dois dos navios da temporada
Navios em trânsito, como o Asuka II, foram maioria.
Encerrada em 10 de abril, a temporada 2015/2016 trouxe 17 navios de cruzeiro ao porto de Santos, desde o seu começo, em 8 de novembro. Do total, sete realizaram cruzeiros a partir da cidade regularmente durante a estação, enquanto outros dez estiveram em trânsito, trazendo seus passageiros – em maioria estrangeiros – para conhecer a cidade e a região. Confira um resumo da temporada, e dos navios que visitaram o porto, em ordem cronológica.

O Empress foi o primeiro navio de cruzeiro a chegar para a temporada, em 8 de novembro de 2015. Se despedindo da América do Sul, o navio da Pullmantur também deveria ter encerrado a estação no fim de abril, mas acabou tendo sua temporada cancelada para possibilitar uma transferência para a Royal Caribbean International. Assim, operou por aqui até o carnaval, com mini-cruzeiros de três e quatro noites, e algumas saídas mais longas ao nordeste. Antes, em abril de 2015, havíamos embarcado no navio para catalogar seus interiores e apresentá-los a nossos leitores, para ver, clique aqui

 
Pouco depois, a MSC Crociere promoveu um retorno com a chegada do MSC Armonia. O navio não vinha à cidade desde o começo de 2012, quando se despediu da região e passou a navegar em outros destinos como o Mar Vermelho e Ilhas Canárias. Em seu retorno, foi o navio com mais escalas no porto, realizando exclusivamente cruzeiros de três e quatro noites até a metade de março, e ao todo, 32 paradas em Santos. 
O Sovereign, da Pullmantur, foi o terceiro navio a chegar, ainda em novembro. Em sua oitava temporada brasileira, o navio realizou, pela primeira vez, exclusivamente mini-cruzeiros de três e quatro noites. As viagens, que tinham embarque também no Rio de Janeiro, ocorreram até o começo de março, quando o navio partiu para a Europa. Conhecemos o Sovereign pouco antes de sua partida para a Europa, para ver fotos do navio por dentro, clique aqui
O estreante Rhapsody of the Seas chegou a Santos no começo de dezembro, para sua primeira temporada na América do Sul. Parte da frota da Royal Caribbean, teve a missão de substituir o Splendour of the Seas nos roteiros pelo Brasil e arredores. Embarcou em Santos até o carnaval, quando partiu para roteiros pelo Chile, Argentina e Uruguai. Retornou a cidade para encerrar a estação e partir para a Europa em 10 de abril. Embarcamos no Royal Gourmet, a bordo do navio em 24 de janeiro, e apresentamos os interiores do navio neste link
Outro estreante, o MSC Splendida também chegou no começo de dezembro. Maior navio da temporada, foi também um dos navios que permaneceu em nossa costa por mais tempo, retornando à Europa apenas no começo de abril. Parte da classe Fantasia, da MSC Crociere, realizou mini-cruzeiros pelo sul e sudeste e também roteiros de sete noites ao Nordeste. Estivemos a bordo na ocasião da escala inaugural do navio em Santos, para ver fotos de seus interiores, clique aqui

No chuvoso 16 de dezembro, o Marina da Oceania Cruises voltou a Santos durante cruzeiro pela América do Sul. O navio tem vindo a cidade todo ano, em seu caminho entre a Europa e a Polinésia Francesa. Na temporada 2015/2016, foi também o responsável por abrir a temporada de navios em trânsito na cidade. Apesar da chuva, pudemos conhecer o navio a convite da Norwegian Cruise Line Holdings Brasil. Para ver fotos de seu interior, clique aqui

Único navio da Costa Crociere a escalar no porto nesta estação, o Costa Pacifica foi um dos últimos navios de cabotagem a chegar. Após travessia atlântica, retornou ao Concais no dia 17 de dezembro, para uma curta temporada nacional que foi encerrada já nos primeiros dias de março. Antes, o navio da classe Concordia já havia feito uma temporada com base na cidade, em 2011/2012. 

Último navio a chegar para a temporada regular, o MSC Magnifica voltou a atracar no Concais no dia 20 de dezembro, em tempo para seu cruzeiro de natal. Após uma temporada ausente, o navio da MSC Crociere realizou cruzeiros de sete noites ao prata até o começo de março, quando retornou para a Europa. Em sua partida, recebeu o Portal WorldCruises.com, à convite da MSC Cruzeiros do Brasil. Para ver mais fotos e informações de nossa estadia a bordo, clique aqui
O Crystal Symphony foi o segundo navio em trânsito a escalar. Em sua única escala da temporada, visitou a cidade no começo de janeiro. Foi a terceira vez que o navio da Crystal Cruises passou por Santos; antes, havia visitado a cidade em 2013, e também em 2012, quando fez sua estréia.

A Princess Cruises promoveu outra estréia nessa temporada, trouxe o seu Ocean Princess pela primeira vez para Santos. Foi a segunda temporada consecutiva com passagem da companhia pela cidade (em fevereiro de 2015, a companhia trouxe, também pela primeira vez, o Ruby Princess). Em cruzeiro de circo-navegação pela América do Sul, o navio da R Class passou pelo porto em 22 de janeiro. Vendido à Oceania Cruises, já não faz mais parte da frota da Princess. 

A temporada reservou um outro grande reencontro, o do Celebrity Infinity. O navio da Celebrity Cruises voltou a cidade depois de 8 anos ausente; sua última escala, e também da própria Celebrity Cruises, havia acontecido em 2008. Em cruzeiro pela América do Sul com embarque em Buenos Aires, o navio esteve na cidade em 4 de fevereiro. 

Uma das escalas mais incomuns foi protagonizada pelo Asuka II, da NYK Line. Em sua segunda passagem pela cidade, o navio realizava uma viagem de volta ao mundo com base no Japão, mercado onde opera. Com apenas orientais a bordo fez escala em trânsito no dia seis de fevereiro, dia em que o porto recebeu outros quatro navios. 
Em 9 de fevereiro, o Silver Spirit retornou à cidade. Flagship da Silversea Cruises, companhia de alto luxo de origem italiana e sede em Mônaco, o Spirit realizava um cruzeiro pela América do Sul voltado ao mercado internacional de cruzeiros. Foi o único navio da companhia a passar pela cidade nessa temporada. 

Uma das escalas mais esperadas da temporada foi a do veterano Marco Polo, em 11 de fevereiro. Completando 50 anos de operação nessa temporada, o navio da Cruise & Maritime Voyages não visitava a cidade há muitos anos, e veio pela primeira vez a serviço desta companhia. Em cruzeiro com ida e volta para a Inglaterra, atracou no Concais no chuvoso 11 de fevereiro. O site conseguiu autorização para ir a bordo e catalogar seus interiores e áreas públicas. Clique aqui para ver

 
Após alguns cancelamentos e uma escala inaugural no ano passado, o Prinsendam retornou a Santos em fevereiro. Em um dia movimentado no Concais, o navio da Holland America Line movimentou passageiros em trânsito, que realizavam um cruzeiro de circo-navegação da América do Sul com cerca de 50 noites de duração. 

O Seven Seas Mariner protagonizou uma situação incomum em sua escala na cidade este ano. Navio de luxo, voltado ao mercado nacional e desde o final de 2014 parte da Norwegian Cruise Line Holdings, o Seven Seas Mariner é operado pela Regent Seven Seas. Sua única passagem pelo Concais estava marcada para o dia 28 de fevereiro, entre às 8h e às 18h. Um problema em seus geradores, no entanto, fez com que o navio permanecesse atracado até o fim da tarde do dia 2 de março. Ainda assim, o Portal WorldCruises.com esteve a bordo, e conheceu os interiores do navio. Para ver fotos de nossa visita à embarcação, clique aqui.  

Já o Regatta foi o último navio a chegar a Santos nessa temporada. Com apenas uma passagem pela cidade, atracou no Concais em 6 de março, em cruzeiro entre Buenos Aires e Rio de Janeiro, e com passageiros em trânsito. Operado pela Oceania Cruises, o navio é também parte da Norwegian Cruise Line Holdings, e passou pelo porto santista pela quarta temporada consecutiva. Em sua segunda escala do navio na cidade, estivemos a bordo e conhecemos a embarcação, que opera no nicho upper-premium do mercado, clique aqui para ver fotos.


Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Marcelo Lopes (Ocean Princess) e Daniel Capella (outras).
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui