NCL revela arte de casco para seu primeiro navio chinês, o Norwegian Joy

0

Em construção na Alemanha, o mais novo navio da Norwegian Cruise Line (NCL) será o primeiro navio da companhia norte-americana dedicado ao mercado de cruzeiros chinês. Assim como no restante da frota, a obra de arte em seu casco reflete sua vocação, e é assinada pelo artista chinês Tan Ping. 

A Norwegian Cruise Line anunciou que encomendou ao renomado artista chinês Tan Ping o projeto para a obra de arte que irá decorar o casco do seu novo navio da classe Breakaway Plus, o Norwegian Joy. Com lançamento previsto para a metade de 2017, o Norwegian Joy será o primeiro navio da Norwegian Cruise Line construído especificamente para o mercado chinês.

Operando o navio a partir dos portos de Tianjin (região de Pequim), e Shanghai, a companhia pretende oferecer a seus hóspedes “experiências de Primeira Classe no mar”, começando com suas acomodações VIP. Diferentemente do restante da frota, que opera no segmento padrão de cruzeiros, o Norwegian Joy foi pensado para operar no segmento premium. 
Segundo a companhia, a arte no casco, de Tan Ping, servirá para sublinhar o compromisso da Norwegian Cruise Line em fornecer uma experiência de cruzeiro incomparável para os consumidores chineses.

Pintor, gravador, e educador, Tan Ping trabalha com arte e design. Suas pinturas abstratas e gravuras em cobre estão nas coleções de renomados museus como o Museu Nacional de Arte da China; Museu de Arte de Portland, EUA; Ludwig Museum, Alemanha; e o Museu de Arte de Xangai. Tan Ping também goza a distinção de ter liderado e dirigido uma equipe de designers da Academia Central de Belas Artes para completar o projeto de design dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 .

Seu mote para o Norwegian Joy é a Fênix, um pássaro mítico icônico, considerado o rei de todas as aves do mundo. É um motivo onipresente na arte chinesa e pode ser encontrado ao longo dos séculos em pinturas, brocados de seda, floreios de arquitetura e muito mais.

“A fênix simboliza beleza e boa sorte na cultura chinesa e, o Norwegian Joy vai ligar o Ocidente e o Oriente e trazer os melhores votos do povo chinês para o mundo e todos em seu caminho”, disse Tan Ping.

A NCL classificou o projeto de Tan como “modernista, simples, mas gracioso, com linhas fluidas que simultaneamente transmitem o movimento para frente e porte majestoso. A paleta de cores do trabalho artístico é dominada por vermelho e amarelo, tradicionalmente as duas cores mais majestosas na China”. 

Ainda segundo a companhia, para o chinês, o vermelho significa alegria, uma combinação perfeita para um navio do mesmo nome (joy em inglês significa alegria). O amarelo representa a grandeza, a sensação de que um navio deste tamanho evoca em quem a vê. Enquanto o azul, significa o mar. 

Em comunicado, a Norwegian ainda afirma que “estas três cores também são as cores primárias, o ponto de partida para todas as outras cores no espectro de luz visível. Através desta referência sutil, Tan transmite a sensação de um começo auspicioso para uma viagem inesquecível”.

“Estamos muito honrados com a parceria com o professor Tan Ping”, diz David Herrera, Presidente da Norwegian Cruise Line China. “A capacidade da Tan Ping para projetar conceitos que facilmente se misturam à cultura tradicional chinesa com o é inspiradora. Ele capturou perfeitamente a sensação do Norwegian Joy como um luxuoso navio, tecnologicamente avançado, honrando os valores tradicionais chineses. A arte casco incorpora a essência dos melhores do Oriente entrosando perfeitamente com o melhor do oeste”, completa.

Tan Ping

Norwegian Joy terá a visão da obra de arte Phoenix transferida para uma escala enorme no casco desse navio único. “Este projeto é de longe minha maior obra de arte”, diz Tan. “Viajando por todo o mundo no Norwegian Joy ele também atingirá um número muito maior de espectadores do que qualquer um dos meus trabalhos anteriores.”

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de NCL).
Imagens (©) Copyright NCL.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui