Fotos: Navio de cruzeiro mais antigo em operação, Astoria segue operando em 2017

0
Originalmente lançado em 1948, o Astoria é atualmente o mais antigo navio de cruzeiro ainda em atividade. Atualmente operado pela francesa Rivages du Monde, o navio já teve dezenas de nomes e encarnações, além de ter protagonizado um dos maiores incidentes da história da navegação de passageiros, o naufrágio do transatlântico italiano Andrea Doria, em 1956. Seu operador atual aproveitou um “ensaio” com o navio para anunciar que o continua operando até, pelo menos, o final de 2017.
Encomendado em 1944 como Sotckholm, o Astoria continuará navegando por pelo menos mais um ano, à serviço da operadora francesa Rivages du Monde, que o freta desde o ano passado. A embarcação tem seus proprietários em Portugal, desde 2013, e vinha sendo operada em fretamento pela inglesa CMV – Cruise & Maritime Voyages, que a fretou no ano seguinte. 
 
Os ingleses, que nos últimos anos operaram o navio na primavera européia, tem o navio em contrato de sub-frete para os franceses. Após adquirir outra embarcação para sua frota, a CMV anunciou recentemente que não pretende seguir operando o decano, que se chocou com o SS Andrea Doria em 1956. No acidente, o famoso transatlântico italiano afundou no Atlântico Norte, levando consigo 46 vidas. 
 
Apesar de reconstruído diversas vezes (a mais recente nos anos 90), o Astoria é considerado o segundo navio de passageiros mais antigo do mundo, atrás apenas do veleiro Sea Cloud (dos anos 30), e continua com o casco e outras características originais. Depois de operar por mais de uma década pela Classic International Cruises como Athena, acabou vendido em 2013 para a start-up Portuscale Cruises, que o renomeou Azores, mas nunca chegou a operá-lo diretamente. 
 
Em vez disso, foi fretado para terceiros; primeiro a alemã Ambiente, e, sem seguida, a própria CMV. 
 
Com a notícia de que esta fora dos planos da CMV, começou a especular-se que o agora Astoria poderia enfim encerrar sua carreira sendo desmontado na Ásia. A Rivages du Mounde, no entanto, aproveitou o ensaio fotográfico reproduzido a baixo para afirmar que continua operando o navio na Europa até, ao menos, novembro de 2017. 
 
Atualmente, o Astoria tem capacidade para até 390 passageiros em ocupação máxima, deslocando cerca de 15,000 toneladas. Os interiores datam dos anos 90, quando foi reconstruído na Itália, e foram renovados na França entre 2013 e 2014. 
 
 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rivages du Monde.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui