Sem Farcus, Costa contrata escritórios de design para novos navios

1
Divisor de opiniões, os ambientes projetados por Joe Farcus (esse no Costa
Fascinosa), são temáticos, e por vezes, extravagantes

A Costa Crociere selecionou quatro grandes escritórios internacionais de design de interiores para elaborar as áreas de seus novos navios. As empresas de arquitetura serão responsáveis pelos projetos dos dois novos navios de 180 mil toneladas da companhia, que serão inaugurados em 2019 e 2021. Será a primeira vez em 20 anos que o arquiteto naval Joseph Farcus, não assinará nem mesmo um ambiente a bordo de novos navios da Costa.


A marca italiana do grupo Carnival, Costa Crociere, contratou quatro escritórios internacionais de design para projetar os interiores de seus novos navios de 180 mil toneladas. O Jeffrey Beers International, o Dordoni Architetti, o Partner Ship Design e o Rockwell Group serão os responsáveis pelo design internos das embarcações, que tem inaugurações previstas para 2019 e 2021, e serão supervisionados por um diretor de criatividade, Adam D. Tihany.

Área do Celebrity Silhouette, um dos navios da classe Solstice, projetada pelo
arquiteto romeno Adam D. Tihany

O arquiteto romeno, famoso por projetos de navios e hotéis de luxo ao redor do mundo, irá não só supervisionar os projetos individualmente, como também tratará do branding dos designs. Recentemente, Tihany trabalhou também para outras duas marcas do grupo Carnival, projetando interiores do Koningsdam, da Holland America Line, e do Seabourn Encore, da Seabourn Cruise Line. O designer ainda trabalhou nos projetos dos navios da classe Solstice, da Celebrity Cruises, marca premium do grupo Royal Caribbean.

A AMK, que é uma filial do grupo Partner Ship da Alemanha, servirá de coordenadora dos projetos, trabalhando em conjunto com o estaleiro Meyer Werft, onde os navios serão construídos, e as equipes de design. O escritório será também responsável pela projeção de dois restaurantes principais, de vários bares, incluindo o novo “I Bacari” Bar, além das áreas externas e de piscina.

O Partner Ship Design já trabalhou com a Carnival Corporation em outras ocasiões, projetando os interiores da classe Sphinx, da filial alemã da Costa, a AIDA Cruises. Depois deste trabalho, os arquitetos da empresa foram convidados a trabalhar também em alguns ambientes do novo Carnival Vista, inaugurado pela Carnival Cruise Line este ano, e no projeto de reforma do Carnival Destiny, que foi totalmente remodelado e passou a se chamar Carnival Sunshine. Segundo o The Medi Telegraph, o escritório trabalha com cores claras e brilhantes, preferindo menos detalhes e mais simplicidade, em linha de design bem diferente da praticada atualmente pela Costa.

Previsão artística dos novos navios 

Outro dos contratados, o Jeffrey Beers projetará o casino, vários restaurantes, bares, lounges. Cada um dos ambientes celebrará valores da Itália, como a arte, a culinária e o artesanato da Velha Bota.

O design e layout das cabines, dos corredores e escadarias ficará a cargo do escritório Dordoni Architetti, que é originário da Itália. Segundo a Costa, a firma irá dar a esses locais alguns “toques únicos de inovação e novidade, pautando-se pela sofisticação” do design italiano. O Dordoni ainda projetará a academia e o restaurante japonês do navio.

O grupo Rockwell irá criar várias áreas das novas embarcações. As contribuições da empresa para o design do navio incluem um átrio de três andares, que contará com um café, bares e uma área de apresentações; vários bares e restaurantes; o teatro; a casa noturna; um beach club com piscina; o escritório de excursões; uma galeria de arte e as áreas infantis e adolescentes.

Restaurante do Costa Diadema, o último navio projetado
por Farcus até o momento

O arquiteto Joseph Farcus, que foi responsável por projetar os interiores de mais de 45 navios desde que entrou no mercado de cruzeiros na década de 70, deixa assim de trabalhar com a Costa Crociere. Farcus já havia deixado a equipe de projetistas da Carnival, e, agora, deve se aposentar dos cruzeiros em definitivo. Seu último trabalho pode ter sido o Costa Diadema, que foi inaugurado em 2014, e contou com algumas áreas projetadas por Farcus.

Joe é conhecido por seu design estra extravagante, com temáticas claras, cores e padrões fortes e iluminação indireta, normalmente colorida e elaborada; o estilo que alguns chamam de “Las Vegas”. Para ler mais sobre ele, e sua identificação e carreira com a Costa, clique aqui.

Os dois novos navios em questão serão construídos na Alemanha, pelo estaleiro Meyer, e tem entrega prevista para 2019 e 2021. Cada um terá capacidade para até 6,600 passageiros a bordo, em 180 mil toneladas de deslocamento. Estes números os colocarão entre os maiores navios de cruzeiro do mundo.

Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Cruise Industry News.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e divulgação.
Compartilhar

1 Comentário

  1. Notícia perturbadora! Os navios da Costa e da Carnival são os mais bonitos justamente por causa da decoração de Farcus! Provavelmente veremos navios da Costa cuja decoração serão apenas bonitas, mas nada impressionante. Uma pena!

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui