Rio de Janeiro receberá 27 navios durante a temporada 2016/2017

0
Rio de Janeiro será escala regular para cinco navios
A temporada 2016/2017 no Rio de Janeiro começou em meados de outubro, mas acaba apenas no final de março. Até lá, o Píer Mauá terá recebido 27 navios que realizarão um total de 93 escalas no terminal carioca, movimentando aproximadamente 265,000 passageiros. Um dos destaques da temporada é o MSC Preziosa, que, pela primeira vez, embarcará passageiros no Rio, outro é o estreante Norwegian Sun, que chega na cidade pela primeira vez.


Até o final de março, quando acaba a temporada 2016/2017, o porto do Rio de Janeiro terá recebido 27 navios de cruzeiro. A expetativa é do Píer Mauá, o administrador do terminal de cruzeiros do Rio. Considerando a capacidade máxima de cada um dos navios, a concessionária também calcula que, ao fim da estação, deve ter recebido cerca de 265,188 passageiros em um total de 93 escalas.

Na temporada passada, o Rio de Janeiro recebeu um número maior de navios, 31 no total. A debandada geral dos navios do mercado brasileiro contribuiu para a diminuição, que atingiu todos os portos do país. Clique aqui para ler mais sobre a temporada passada.

O dia mais movimentado será 26 de fevereiro, quando – durante o carnaval, sete navios estarão atracados no Píer Mauá. O número é menor que o de outros carnavais, quando o Rio chegou a receber dez navios simultaneamente.

Apesar do número elevado de navios, apenas três terão vindo à cidade pela primeira vez, são eles o Midnatol, da Hurtigruten; o Norwegian Sun, da Norwegian Cruise Line; e o Le Soléal, da Ponant.

MSC Preziosa

Um dos destaques da estação é o MSC Preziosa, maior e mais novo navio da MSC Crociere. Pela primeira vez desde que estreou na América do Sul na temporada 2013/2017, o navio realizará embarques regularmente no Píer, partindo toda semana para cruzeiros ao Nordeste do país. Outra novidade é o Norwegian Sun, que, pela primeira vez no Brasil, tem no Rio de Janeiro seu ponto de partida para roteiros rumo a Buenos Aires.

Do total de navios, apenas três farão embarque regularmente no Rio, enquanto cinco farão escalas regulares na cidade. Os que iniciam e terminam cruzeiros no Píer Mauá são o MSC Preziosa, o Sovereign (Pullmantur), e o Costa Pacifica (Costa Crociere). Além destes, outros dois navios passarão regularmente pela cidade: MSC Orchestra (MSC Crociere) e Costa Fascinosa (Costa Crociere). Estes dois, no entanto, movimentam apenas passageiros em trânsito, embarcados em outros portos.

Temporada é a primeira após a inauguração do Boulevard Olímpico

Entre os navios em trânsito, destaque para o Midnatsol, da norueguesa Hurtigruten, que veio ao Rio pela primeira vez em outubro, e ao Crown Princess, da Princess Cruises, que retorna a capital carioca após alguns anos ausente. Outro que retorna é o inglês Queen Victoria, da Cunard Line. Em cruzeiro de volta ao mundo, o tradicional navio passa pelo Rio de Janeiro no começo de fevereiro, substituindo o Queen Mary 2, que fez esse roteiro na temporada passada. Em cruzeiro de circo-navegação iniciado em Sydney, na Austrália, o Sea Princess também é destaque.

Confira a lista completa de navios que passarão pelo Rio de Janeiro, em ordem de chegada. Navios em negrito farão escalas regulares, enquanto aqueles em itálico passam pela cidade pela primeira vez. Entre parêntesis, a data da primeira escala da temporada e a companhia que o opera:

– Midnatsol (Hurtigruten)
– Insignia (Oceania)
– Seabourn Quest (Seabourn)
MSC Orchestra (MSC)
MSC Preziosa (MSC)
– Marina (Oceania)
Sovereign (Pullmantur)
Costa Pacifica (Costa)
– Norwegian Sun (NCL)
– Hamburg (Plantours)
– MSC Musica (MSC)
Costa Fascinosa (Costa)
– Crown Princess (04/01 – Princess)
– Costa Luminosa (23/01 – Costa)
– Ocean Dream (24/01 – Peace Boat)
– Boudicca (27/01 – Fred. Olsen)
– Queen Victoria (03/02 – Cunard)
– Amadea (13/02 – Phoenix Reisen)
– Prinsendam (14/02 – Holland America Line)
– Sea Princess (21/02 – Princess)
– Regatta (24/02 – Oceania)
– Silver Spirit (26/02 – Silversea)
– Veendam (26/02 – Holland America Line)
– Celebrity Infinity (26/02 – Celebrity)
– Seven Seas Mariner (07/03 – Regent Seven Seas)
– Le Soléal (11/03 – Ponant)
– Crystal Serenity (13/03 – Crystal)

 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui