13 de dezembro: Costa Pacifica faz única escala da temporada em Santos

0

No último dia 13, o Costa Pacifica fez sua primeira e única escala da temporada no Porto de Santos. Baseado em Buenos Aires durante esta estação, o navio completava sua travessia atlântica na ocasião da passagem pelo terminal de cruzeiros santista.


Em posicional rumo ao Porto de Buenos Aires, o Costa Pacifica passou por Santos no último dia 13. Dedicado ao porto argentino até o final da temporada 2016/2017, o navio da Costa Crociere passou pela cidade durante seu posicional Europa – América do Sul.

Iniciada em Savona, na Itália, a viagem tinha como destino final o porto de Buenos Aires, na Argentina. Entretanto, também era possível desembarcar no porto do Rio de Janeiro e no porto de Santos.

Inaugurado em 2009, o Costa Pacifica realiza sua quarta temporada na América do Sul, e segunda com base no mercado argentina. Em outras duas oportunidades o navio foi dedicado ao mercado brasileiro. A primeira foi em 2011/2012, quando realizou roteiros ao Nordeste a partir de Santos e Rio de Janeiro, e a segunda e última em 2015/2016, quando realizou cruzeiros rumo ao Prata e ao Nordeste a partir de Santos.

Parte da classe Concordia, o Pacifica tem capacidade para cerca de 3,800 passageiros em ocupação máxima, e foi construído na Itália pelo estaleiro estatal Fincantieri. Curiosamente, a proa do navio foi construída na unidade de Palermo (Sicília), e o restante do navio em Sestri Ponente (região de Gênova, Ligúria). Estes dois estaleiros do grupo Fincantieri não costumam construir navios de grande porte. Enquanto o de Palermo é especializado em reformas e manutenção de embarcações de todo o tipo, o de Sestri Ponente normalmente se concentra em navios de luxo de menor porte.

Com aproximadamente 115 mil toneladas, é um dos maiores navios da frota, ficando atrás apenas do Costa Diadema – que desloca cerca de 135 mil toneladas.

Após esta escala, o Costa Pacifica não tem nenhuma escala no porto de Santos prevista para os próximos anos. Na próxima temporada, a Costa trará o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa ao Brasil, enquanto o Pacifica navegará – pela primeira vez – no Caribe.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui