Os navios de 2017 – Parte 1

0
Pista de Kart: a inovação da NCL a bordo do Norwegian Joy

Onze navios de cruzeiro marítimo serão inaugurados no ano que acaba de começar. A MSC Crociere, a Viking Ocean Cruises, a Princess Cruises e a Norwegian Cruise Line estão entre as companhias que irão receber novas embarcações. Nesse especial, o Portal WorldCruises.com apresenta, um a um, esses onze navios, atualmente em construção nos estaleiros europeus e no Japão. Nesta primeira parte, conheça o Viking Sky, o Majestic Princess, o Norwegian Joy, o Silver Muse, o Mein Schiff 6 e o MSC Meraviglia.

Como tem sido tendência, o número de navios de cruzeiro entrando em operação esse ano será maior que no anterior. Após dez novos navios entrarem em operação no ano passado, 2017 verá onze novas unidades sendo inauguradas pelas companhias de cruzeiro de todo o mundo.

Área externa do MSC Meraviglia, um dos maiores navios a serem
inaugurados em 2017

O destaque é a italiana MSC Crociere, que inaugurará dois novos navios, o Meraviglia e o Seaside, e a Viking Ocean Cruises, que também estreará duas embarcações, o Sky e o Sun. A TUI Cruises, a Princess Cruises, a Norwegian Cruise Line, a Silversea Cruises, a AIDA Cruises, a Dream Cruises e a Star Clippers também receberão novas unidades.

Com exceção do AIDAperla, que está sendo construído no Japão, todos os navios estão sendo construídos nos estaleiros europeus especializados, são eles o Meyer Werft (Alemanha) e o Meyer Turku (Finlândia), o Fincantieri (Itália) e o STX France/Chantiers de l’Atlantique (França). Apesar de virem de poucos estaleiros, as características de cada um dos navios varia bastante. Dos gigantes da MSC ao luxuosos Silver Muse, há navios para todos os públicos e gostos. Confira:

1. Viking Sky – Viking Ocean Cruises

A Viking Ocean Cruises é um dos grandes destaques deste ano no quesito navios novos. A companhia de cruzeiros de luxo irá inaugurar duas novas embarcações em 2017. A primeira delas é o Viking Sky, que começa a operar já no mês de fevereiro. 
Perspectiva artística do jardim de inverno do navio
Construído pelo estaleiro italiano Fincantieri de Sestri Ponente, cidade na região de Gênova, norte da Itália, o Viking Sky é o terceiro navio de cruzeiros marítimos da Viking. A companhia é uma das maiores operadoras de cruzeiros fluviais do mundo, com mais de cem embarcações de rio. Com 47,800 toneladas, o Viking Sky tem capacidade para cerca de 950 passageiros em ocupação máxima, além de 227 metros de comprimento e cerca de 30 de largura.

Navio clássico, operará cruzeiros de luxo, com tudo incluído e que focam especialmente na exploração dos destinos visitados. A filosofia da Viking é devolver o foco da viagem de cruzeiro, ao destino visitado, dando enfase a geografia, cultura, e história, e a bordo, a boa comida, conforto, e valor ao dinheiro. O público alvo é aquele que já não se interessa por navios muito grandes como os que vêm sendo construídos por grande parte das companhias, e querem voltar a fazer cruzeiros como um dia eles foram.

Durante sua temporada inaugural, o Viking Sky operará exclusivamente na Europa.

2. Majestic Princess, Princess Cruises

O Majestic Princess é um dos navios inaugurados este ano que será dedicado ao mercado chinês. Com inauguração marcada para março, o navio realizará uma curta temporada na Europa antes de ser deslocado para a Ásia, onde chega em junho e assume programa a partir de Shangai. 
Perspectiva do deck da piscina do navio, com o SeaWalk à esquerda
Em construção na Itália, o navio é gêmeo do Royal Princess (inaugurado em 2013) e do Regal Princess (2014). A principal diferença do Majestic para seus irmãos mais velhos é que seus interiores e áreas públicas foram adaptados para os gostos do público chinês. Com 143 mil toneladas de deslocamento, o novo navio terá também um nome em chinês: 盛世 公主号. Escolhido pelos funcionários da empresa, o nome tem tradução dupla; pode significar “Mundo Grande”, ou “Espírito Grande”. 
O estaleiro responsável pela construção é Fincantieri de Monfalcone, na região de Trieste, no norte da Itália. Com capacidade para mais de 3,500 passageiros, o Majestic Princess oferecerá atrações já disponíveis em seus gêmeos, como o SeaWalk, uma passarela com piso de vidro sobre o mar, em um dos pontos mais altos do navio e o Princess WaterColor Fantasy, uma fonte de águas dançantes. 
Em relação a dimensões, o Majestic terá 330 metros de comprimento e 40 de largura. 

3. Norwegian Joy – Norwegian Cruise Line

Primavera na Europa e nos EUA, o mês de abril costuma ver muitos navios entrando em operação. Em 2017 não será diferente; o Norwegian Joy vai ser o primeiro de dois navios que serão inaugurados neste mês. Dedicado ao mercado chinês, o navio está sendo construído no Meyer Werft, e será o primeiro da Norwegian Cruise Line deixará a rumar à Ásia. 
Norwegian Joy terá piscina com aparência de jardim
Adaptado ao mercado oriental, o Norwegian Joy era originalmente um gêmeo do Norwegian Escape, navio inaugurado em 2015 pela NCL. O projeto, no entanto, sofreu diversas alterações e o navio cresceu um pouco em relação a seu gêmeo. Com muitas opções de restaurante e entretenimento – como é de praxe em navios da NCL, o Joy terá 167,800 toneladas de deslocamento  e capacidade para mais de 5,400 passageiros. 
Os roteiros da embarcação ainda não foram publicados pela Norwegian, mas espera-se que o navio siga diretamente da Alemanha, onde está sendo construído, diretamente para a Ásia. A partir do verão chinês, o Joy oferecerá mini-cruzeiros a partir dos portos de Tianjin e Shangai. Entre os destaques do projeto, estão uma pista de kart a bordo e uma piscina com aparência de jardim. 
Outro diferencial é a arte no casco, projetada pelo artista chinês Tan Ping.

4. Silver Muse – Silversea Cruises

Pela primeira vez desde 2009, a companhia de cruzeiros de alto luxo, Silversea irá inaugurar um novo navio. Em construção no Fincantieri de Sestri Ponente, na Itália, o Silver Muse será inaugurado em abril, e será uma evolução do Silver Spirit, último navio a entrar em operação pela Silversea.
Restaurante Kabuki, um dos oito que estarão disponíveis a
bordo do Silver Muse
De pequeno porte, o Silver Muse terá aproximadamente 40,000 toneladas e promete ser um dos mais luxuosos navios do mundo, com capacidade para cerca de 600 passageiros. O projeto da nova embarcação foi elaborada a partir do Silver Spirit, que entrou em operação em 2009, e é ligeiramente menor que o Muse. Um dos destaques do novo navio é a quantidade de opções culinárias. 
Como reportado por nós, o Muse contará com oito restaurantes no total, cada um deles com características diferentes. Um deles é o La Dame, um restaurante francês operado em parceria com a Relais & Châteaux. 
Em seu primeiro ano de operação, o Silver Muse irá operar no Mediterrâneo, no Caribe e na América do Sul – incluindo passagem pelo Brasil em novembro. 

5. Mein Schiff 6 – TUI Cruises

O quinto navio de cruzeiro de 2017 é o Mein Schiff 6, da TUI Cruises. A companhia, que é uma joint-venture entre o grupo Royal Caribbean e o grupo TUI Ag, receberá seu mais novo no final de maio. A embarcação começará a operar em junho, no Norte da Europa. 
Uma área única do Mein Schiff 6 é a sala de concerto 
Quarto navio de uma série iniciada com o Mein Schiff 3 em 2014, o Mein Schiff 6 está atualmente em construção no Meyer Turku, estaleiro da família Meyer em Turku, na Finlândia. Evolução do projeto original da classe, o MS 6 terá capacidade para cerca de 2,550 passageiros, além de 99,800 toneladas. Com proposta diferenciada, o Mein Schiff 6 foi planejado para oferecer uma experiência de bem-estar a seus passageiros. Isso se reflete nas características do navio, que possui uma ampla área de Spa e Fitness, uma quadra com tamanho oficial e uma grande piscina com raias olímpicas de 25 metros de comprimento. 

A atmosfera a bordo é casual, e a companhia trabalha com o conceito de tudo incluído nos bares e restaurantes, que possuem decoração sofisticada e simplista. A língua principal a bordo é o alemão, e o foco da companhia é o mercado desse país. Os roteiros, no entanto, acontecem na maior parte dos destinos de cruzeiros no mundo. O Mein Schiff 6 navegará, em sua temporada inaugural, no Norte da Europa, na costa leste dos EUA e Canadá, e no Caribe.

Apesar de não ter pretensão de oferecer cruzeiros de luxo, a TUI tem tido seus navios reconhecidos pelo Guia Berlitz como os melhores do mundo. Na edição 2017 do guia, o Mein Schiff 5 ficou com a segunda melhor pontuação entre os navios de grande porte, perdendo apenas para o Queen Mary 2.

6. MSC Meraviglia – MSC Crociere

Um dos navios mais aguardados de 2017, o MSC Meraviglia será finalizado em meados de maio, para começar a operar em junho. Primeiro novo navio na frota da MSC Crociere desde o MSC Preziosa, em 2013, o Meraviglia é o primeiro de uma nova classe que terá ainda outros três navios. 
O boulevard do MSC Meraviglia
Em construção na França, o navio foi projetado pela MSC e pelo estaleiro Chantiers de l’Atlantique, parceiro da companhia italiana de longa data. O projeto segue a linha de evolução da frota da MSC, sendo desenvolvido a partir da classe Fantasia, mas com inúmeras diferenças e novidades. Uma delas é o Aft Lounge, localizado na popa, com vista panorâmica de quase 270°. O local será palco para shows do Cirque du Soleil. 
O navio será o primeiro da companhia a contar com uma promenade interna com lojas, restaurantes e bares. Promovida como um “boulevard europeu”, a promenade será a principal área pública interna do navio. Já na área externa, o destaque é o parque aquático próximo à chaminé. O Meraviglia ainda contará com uma área multi-uso semelhante ao SeaPlex, da Royal Caribbean. 
No que diz respeito a dimensões, o Meraviglia será o maior navio da frota, com capacidade para quase 6,000 passageiros em ocupação máxima. Com 315 metros de largura e 43 de comprimento, deslocará quase 170,000 toneladas. 

Confira a segundo parte do especial, com os outros cinco navios que também serão inaugurados em 2017, neste link
Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright divulgação. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui