Caribe Lendário com o Monarch – 3

0
Ricky’s Café, uma das atrações na Jamaica
Nesta terceira parte do nosso especial sobre o cruzeiro inaugural do Monarch da Pullmantur no roteiro Caribe Lendário, trazemos mais detalhes dos portos visitados durante a viagem. Após partir da Colômbia, o navio visitou quatro portos no Caribe. Neste post, trazemos mais um pouco da nossa experiência e mais detalhes de dois dos destinos: Cartagena, na Colômbia, e Montego Bay, na Jamaica.

A viagem inaugural do roteiro Caribe Lendário partiu da Colômbia no começo de novembro. Para marcar a ocasião, a Pullmantur e a R11 Travel (representante da companhia no Brasil), convidaram a imprensa para embarcar no Monarch e realizar a viagem inaugural. O Portal WorldCruises.com também embarcou no roteiro, que passou por Cartagena des Indias (Colômbia), Montego Bay (Jamaica), George Town (Ilhas Cayman), Puerto Limón (Costa Rica) e Colón (Panamá). 

Navegando no Caribe…

O Portal WorldCruises.com esteve a bordo para a cruzeiro, viajando à convite da R11 e da Pullmantur.

Após apresentar o navio que realiza o roteiro – a mais recente e maior adição à frota da Pullmantur, Monarch – na primeira parte de nosso especial (clique aqui para ver), e também seus bastidores na segunda parte do seu especial (clique aqui para ver), trazemos agora mais detalhes sobre os portos visitados e suas diferentes atrações. Começando com os portos de Cartagena e Montego Bay. 

Cartagena, Colômbia

Construções coloniais com a Basílica de
Santa Catarina de Alexandria de Cartagena
Quando decide embarcar no roteiro Caribe Lendário, o passageiro da Pullmantur pode escolher três opções de portos de embarque. O principal deles é o Porto de Cartagena, de onde parte a maior parte dos passageiros que embarcam semanalmente no cruzeiro. A opção é também bastante popular entre os brasileiros, já que Cartagena tem boas conexões aéreas com o país.

A cidade de Cartagena foi fundada em 1533 pelos espanhóis, que a utilizaram durante séculos como um centro econômico e administrativo. Hoje capital do departamento (equivalente a um estado) de Bolívar, a cidade tem uma população de quase 1 milhão de pessoas. Este número a coloca como segunda maior cidade de sua região (perdendo apenas para Barranquila), e a quinta maior da Colômbia. É também um importante destino turístico do país.

Seu porto é também uma importante escala para os navios de cruzeiros que navegam pelo Caribe. Desde que é a Pullmantur começou a embarcar passageiros na cidade, passou a ser ainda ponto de partida para roteiros pelo Caribe Sul e Leste.

Castelo de San Felipe de Barajas

A cidade de Cartagena é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e possui diversas atrações turísticas. A principal delas é o centro histórico da cidade, que conta com muitas construções típicas da época da colonização espanhola na América Latina. Nessa área se localizam atrações culturais como o Museu da Esmeralda e o Museu Histórico de Cartagena. Este último, funciona em um prédio chamado Palácio da Inquisição, datado dos anos 1600. Por séculos, o local foi utilizado pela Igreja Católica para julgar pessoas acusas de serem judias ou praticantes de outras religiões. Estima-se que 800 foram considerados culpadas e executadas em suas dependências.

Cafe del Mar, que fica sobre a muralha que
cerca parte de Cartagena

Outras atrações as muralhas da antiga Cartagena, que cercam parte da cidade, com seu Café del Mar, uma espécie de murante-bar com vista para o mar, e os fortes da época colonial. Um deles é o Castelo San Felipe de Barajas, um forte construído em 1657 e, após sofrer dezenas ataques de franceses e ingleses durante o domínio espanhol, é hoje considerado Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Restaurado e em bom estado de conservação, o local pode ser visitado pelos turistas, e é utilizado também como palco para eventos culturais, sociais e oficiais do governo colombiano. Em 2000, por exemplo, recebeu a delegação da cúpula do Grupo do Rio, uma associação de estados latino americanos e caribenhos.

Cartagena também conta com uma área moderna e bastante turística chamada Bocagrande. Cheia de arranhas-céus modernos, o bairro conta com hotéis, shoppings, restaurantes e praias. Por falar em praias, a cidade colombiana também é famosa por elas. A Playa Blanca é uma das mais conhecidas (e bonitas), e fica localizada em uma ilha bem próxima do litoral de Cartagena, que pode ser acessada através de uma ponte inaugurada em 2014.

Montego Bay, Jamaica

Praia em Negril

Localizada em uma ilha, a Jamaica não é um país de dimensões continentais. Muito pelo contrário, pode ser atravessada de carro em menos de um dia. Essa característica é boa para quem chega ao país caribenho de cruzeiro, e tem pouco tempo em terra. Nesse sentido, o porto de Montego Bay está localizado em posição estratégica e é ponto de partida para diversas atrações ao redor da ilha. Soma-se a isso, o fato de a Pullmantur oferecer um extenso leque de excursões para seu passageiro a partir do porto, e tem-se aqui uma grande oportunidade para conhecer as principais atrações do país caribenho. 

As possibilidades nessa escala são imensas. Com as excursões da Pullmantur, pode-se partir de Montego Bay para a região de Brown’s Town, local onde nasceu o mítico Bob Marley, e onde se localizam seus restos mortais. O tour inclui também uma introdução aos princípios da comunidade rastafári, almoço em um restaurante local e passagem pela praia Nine Milles.

Plataforma de mergulho do Ricky’s Cafe

A Pullmantur também leva para a região de Negril, onde ficam algumas das mais famosas praias jamaicanas. Nessa região é possível visitar o Ricky’s Café, uma espécie de bar, localizado na borda de um grande declive. Com o mar logo a baixo, o local é utilizado para mergulhos e possui uma paisagem única. O caribenho Margaritaville possui uma filial em uma das praias dessa área, e é uma boa opção para curtir o cristalino mar jamaicano.

Outras opções são desfrutar do sol e das praias locais nos resorts que se localizam nessa região da Jamaica. A Pullmantur oferece excursão para o Palladium, onde o passageiro poderá utilizar as instalações do hotel (que incluem uma praia privativa), e ainda almoçar em um de seus restaurantes.

Golfinhos na Dolphin’s Cove

Uma grande atração deste destino é o Dolphin Cove, onde é possível nadar com golfinhos e outros animais aquáticos (até mesmo tubarões!). O local possui também um pequeno zoológico, e é um destino por si só, com bar, lojas e uma pequena praia.

Ainda é possível partir de Montego Bay para Ocho Rios, onde se localiza a famosa cachoeira Dunn’s River, ou para a selva jamaicana. Nesta última, a Pullmantur oferece excursões que incluem rafting e safari em 4×4, além de um passeio de canoa. Outras opções em Montego Bay são um city tour com parada para compras, e a praia Doctor’s Cove – incluída em várias excursões.

Leia em breve sobre os outros destinos do Caribe Lendário – Grand Cayman, Panamá e Costa Rica!

Detalhes de Cartagena
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella. 
Pequena praia no Dolphin’s Cove em Montego Bay
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui