Arraial do Cabo quer receber cruzeiros na temporada 2017/2018

2
Diferente de outras cidades da região, como Búzios e Cabo Frio, onde os
navios ficam fundeados, em Arraial do Cabo, as embarcações poderiam
atracar em um porto
O município de Arraial do Cabo, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, pretende receber navios de cruzeiro já na próxima temporada. A ideia da prefeitura municipal da cidade é receber os navios no Porto do Forno a partir de outubro deste ano. 

A cidade de Arraial do Cabo está agindo nos bastidores para se tornar um ponto de escala para navios de cruzeiro. Para que as escalas possam acontecer, é preciso de diversas liberações e autorizações. Algumas delas, como o ‘documento de nada a opor’ do ICMBio- Instituto Chico Mendes de Biologia e a autorização para operação da RESEXMar- Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo já foram obtidas

Mesmo que os navios só cheguem ao Brasil em meados de novembro, a prefeitura municipal da cidade afirmou que pretende receber navios já em outubro deste ano. Em comunicado auto-promocional, a administração diz estar trabalhando para “ampliar do Turismo e a qualidade do Turista” que visita a cidade. Segundo a prefeitura, Arraial do Cabo tem como características que viabilizam as escalas a “localização da península e as belezas naturais, que tonam a cidade propícia para ser referência e destino de muitos turistas que escolheram viajar pelo mar”.

“A vantagem de o navio descer aqui é o marketing gerado a imagem de Arraial do Cabo. Preparar-nos com um bom receptivo, de maneira estrutural, causando o menor transtorno possível. A ancoragem de um navio funciona como uma promoção dos nossos ecossistemas e das cores dos nossos mares, por exemplo”, disse, Paulo Ribeiro, Secretário de Turismo.

Praia do Forno, próxima ao porto de mesmo nome

O Porto do Forno será o local onde os passageiros e tripulação desembarcarão e também servirá como área de apoio e recepção. A prefeitura afirma que a COMAP- Companhia Municipal de Administração Portuária, está “preparando as instalações para dar maior comodidade aos turistas a partir do próximo verão”.

Segundo o Presidente do Porto do Forno, Renato Vianna, a chegada dos navios à cidade, fomenta o comércio local e cria oportunidades variadas de atividades para o povo cabista como o mercado do mergulho, passeios de barco, city tour, traslados.

“Com o porto organizado e licenciado para atividades de embarque e desembarque de passageiros, a cidade poderá se consolidar como destino turístico de qualidade de operadoras mundiais. O apoio total da infraestrutura portuária dará segurança para a organização e gestão das operações (…)”, afirmou Renato.

Para o prefeito, Renatinho Vianna, esse interesse é um resultado de ações constantes para o crescimento socioeconômico do município. “Arraial do Cabo é uma cidade repleta de potencial turístico, mas parece que antigas gestões não atentavam para isso. Em apenas dois meses, ações que estamos implementando e provocando estão mudando a visão dos turista do nosso município. Quero a população mais perto dessa mudança, quero o trade turístico envolvido, o que estamos trabalhando é para a nossa cidade ser conhecida por tudo de grandioso que possui”, destacou o prefeito.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Arraial do Cabo).
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Leonardo Shinagawa.
Compartilhar

2 Comentários

  1. Uma opção para Búzios ,se atender o interesse das empresas que é custo zero na escala , e tiver atrações para excursões que gerem bom lucro , com certeza sera escolhido.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui