Dez pessoas estão internadas com vírus adquirido no Armonia

2


 A tripulante do MSC Armonia, Fabiana Pasquarelli, de 30 anos, que morreu neste sábado no Hospital Ana Costa, em Santos, já estava doente uma semana antes de ser internada. A informação é do advogado da família, Vicente Cascione.

Atualmente, 10 pessoas, entre passageiros e tripulantes do navio, estão internados no hospital. Todos apresentam problema respiratório agudo. São sete funcionários e três hóspedes da embarcação. Entre os turistas estão duas crianças, uma menina de 12 anos – filha da outra passageira internada – e um menino de 10 anos. O garoto também tem um quadro gastrointestinal. O navio embarcou no começo desta noite para um cruzeiro rumo a Buenos Aires.

Os casos começaram a aparecer após a morte da garçonete. Ela foi hospitalizada com insuficiência respiratória na última quarta-feira, depois de apresentar sintomas de uma doença viral. O quadro de saúde da garçonete evoluiu para um processo infeccioso generalizado e a tripulante acabou falecendo. Fabiana deu entrada no hospital na quarta-feira, após o fim de um cruzeiro em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. ‘

”Mesmo doente, ela não foi autorizada a descer do navio no Rio de Janeiro na última segunda-feira”. Ainda conforme o advogado, uma semana antes de ser internada, Fabiana já estava doente quando chegou a Santos e embarcou novamente neste último cruzeiro com medo de perder o emprego. ”Ela disse para a mãe que não estava bem, mas que teria que ir”.

O advogado disse que é preciso denunciar as condições de trabalho da tripulação, que considera ”trágicas”. ”As condições de trabalho e a falta mínima de saúde a bordo de um navio desses devem ser denunciadas”.

À tarde, os novos passageiros do Armonia, mais de 2 mil, aguardavam para embarcar em um cruzeiro de Carnaval, de oito noites com destino ao Uruguai e à Argentina. Muitos turistas ficaram sabendo e estavam com medo.

”Isso nos deixa temerosos. Não sei se é um quadro generalizado de infecção ou algum surto de vírus. É preciso que alguém esclareça realmente”, disse Antonio Camps, dentista.

Enquanto isso, no Hospital Ana Costa muitos turistas que desembarcaram na hora do almoço estavam aflitos, procurando ajuda porque estavam passando mal.

”É um baque, porque a gente vai para se divertir e acaba arrumando tudo isso. Foi uma viagem planajeada por seis meses, uma coisa para ser legal, mas não foi legal”, disse Daniela Muniz. Ela e a filha de 12 anos fizeram exames e ficarão internadas.

Um funcionário do transatlântico que não quis ser identificado disse que muita gente que estava no cruzeiro tinha os mesmos sintomas. ”Senti mal-estar no corpo, febre, dor nas articulações, dor de garganta. Acabamos sendo levados para isolamento e nos medicaram”.

Conforme a MSC, a tripulante Fabiana foi internada na quarta-feira com pneumonia, o quadro se agravou e ela morreu na noite passada. Seu corpo está sendo velado na Sociedade Portuguesa de Beneficência. Ainda segundo a companhia, toda a assistência aos familiares e aos outros tripulantes e passageiros internados está sendo prestada e os trabalhos das autoridades estão sendo acompanhados.

A empresa informou ainda que, sobre as afirmações do advogado da família da tripulantes morta, só vai se pronunciar depois que sair o laudo do laboratório apontando as causas da morte. A MSC informou que o navio foi liberado para seguir viagem pela Anvisa.

Diagnóstico

Ainda não se sabe qual doença está levando os hóspedes e tripulantes a esse quadro. É provável que o diagnóstico seja revelado apenas após o Carnaval, já que o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, não faz plantão neste período. O laboratório é especializado em doenças infecciosas.

Nesta manhã, agentes da Vigilância Epidemiológica de Santos e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estiveram a bordo para inspecionar o Armonia. Também foram fornecidas doses da vacina tríplice viral – caxumba, rubéola e sarampo – para os hóspedes que desejassem.

Novo cruzeiro
Após o desembarque, outro grupo de passageiros começou a entrar na embarcação apenas por volta das 15 horas. Às 20h45, o navio partiu para o Carnaval em Buenos Aires, Montevideo e Punta del Este, com atraso de quase três horas. Haverá ainda uma parada em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. O retorno está marcado para o próximo dia 27.

“Foram realizados exames e, no primeiro momento, o vírus da dengue foi descartado. Novos testes serão realizados a fim de que se tenha um diagnóstico”, informou o chefe do posto de Santos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico Acary de Oliveira.

O médico infectologista Evandro Araújo disse que a causa provável é uma infecção bacteriana ou algum vírus Influenza. “Os exames de diagnóstico específico foram coletados e enviados ao laboratório. O mais provável é que tenha sido um agente infeccioso de vias respiratórias, com comportamento bastante agressivo”.

Imagens (©) Copyright Daniel Capella (Fotos de Arquivo).

Texto (©) Copyright A Tribuna.
Compartilhar

2 Comentários

  1. Nossa!!! eu acho que corremos um risco muito grande pois chegamos de um cruzeiros ontem dia 18.02.2012 fomos pela Costa Pacifica y meu marido passou muito mal e sò ficou na cabine e pensavamos que se tratava de um simples resfriado,mas tenho visto que era mas grave, le dizia que o Ar condicionado estava infectado,ele ainda nao esta bem.Amanha vamos procurar um medico.

  2. Olá, eu estava a bordo do Armonia na qual uma passageira morreu, tornei-me amigo de uma camareira de São Paulo, que contou-me detalhes importantes da situação da tripulação que esta apavorada, desconfiei quando a Anvisa entrou no Navio e estavamos demorando pra sair, ficamos horas sem qualquer informação onde pessoas deitadas pelos corredores cansadas, onde estavamos impedidos de voltar as cabines que estavam sendo fechadas, crianças chorando, idosos em situações desconfortáveis. Uma viagem que era praser de descanço e lazer, tornou-se cansativa e angustiante. Ficamos sabendo da situação pela imprensa,quando desembarcamos,. Dilson Vargas de Porto Alegre.
    dilson87vargas@gmail.com

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui