Novo terminal de passageiros de Recife recebe primeiros passageiros!

0
Costa neoRomantica

O terminal marítimo de passageiros do Porto do Recife começou a funcionar no último dia 13. O terminal de cruzeiros, foi o primeiro do País a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014. No primeiro dia de funcionamento, o espaço recebeu cerca de 1.300 passageiros do Costa neoRomantica, proveniente da Itália. “Não fazia sentido ficar com uma estrutura como essa montada e não utilizá-la para receber bem os nossos turistas”, afirmou o presidente do Porto do Recife, Rogério Leão.

Oficialmente, o terminal só será inaugurado depois da licitação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que definirá o operador definitivo do espaço. O governo do Estado, o porto e a Prefeitura do Recife firmaram convênio para administrar temporariamente o local. “Trata-se de uma plano B. Enquanto a Antaq não define o operador, nós, do Porto do Recife, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife vamos cuidar do funcionamento”, explicou Rogério Leão.

A conclusão das obras do terminal marca o final de mais uma etapa do projeto de revitalização da área portuária. “A primeira etapa foi o Centro de Artesanato, a segunda é o terminal marítimo e a terceira é o Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga, que é dividido em dois módulos e já está com a parte de construção civil concluída. Esperamos agora a questão do conteúdo, sob responsabilidade da Fundação Gilberto Freyre. A previsão para inauguração desse 1º modulo é 13 de dezembro”, comentou Rogério Leão.

A estrutura do terminal é semelhante à de um aeroporto e ocupa uma área de 23,4 mil m², com 7,9 mil m² de área construída. Os passageiros contarão com nove balcões de check-in, esteiras para retirada de bagagem, salas de embarque e desembarque, além de agências de viagens e lojas. A estrutura inclui salas da Polícia Federal, Unidade de Vigilância Agropecuária, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Unidade Integrada da SDS (policias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros). O investimento total foi de R$ 28 milhões, sendo R$ 6,8 milhões do governo de Pernambuco e o restante do governo Federal.

Texto (©) Copyright Jornal do Comércio.
Imagens (©) Copyright Costa Crociere, Porto de Recife SA e Portal da Copa.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui