Ocean Countess se incendeia na Grécia

0

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Ocean Countess, da Majestic International Cruises, que estava em reforma em um estaleiro grego.





O Ocean Countess foi entregue em 1976 para a Cunard Line, como Cunard Countess, por um estaleiro dinamarquês. Desde então, realizou cruzeiros por mais de uma dezena de companhias e teve diversos nomes, chegando inclusive a operar no Brasil fretado à CVC em 2008/2009, como Ocean Pacific. Mais recentemente, navegou como Ocean Countess, para a inglesa Cruise & Maritime Voyages, tendo sido substituído no final de 2012 pelo Discovery, gêmeo do Pacific Princess original que foi recentemente vendido como sucata. 
Programado para voltar a navegar em 2014, o navio que é propriedade da Majestic International Cruises, passava por uma pequena reforma em um estaleiro grego na cidade Chalkis. Lá, no último dia 30, um misterioso incêndio teve início na área da piscina central da embarcação. Assim que soube do fogo, a tripulação – de apenas cinco pessoas no momento – deixou o navio sem qualquer problema. Sem ninguém a bordo, e em uma doca de difícil acesso por terra, o Ocean Countess queimou por mais de 24 horas – o fogo foi extinto somente no dia 2 de dezembro.

Uma primeira inspeção constatou que o incêndio causou severos danos ao navio, principalmente nas áreas de passageiros da região da piscina. A tripulação e uma equipe da seguradora do navio irá investigar as causas do fogo. Possui capacidade para cerca de 900 passageiros e 16,795 toneladas brutas.

O Ocean Countess foi o primeiro navio retratado na nossa série Navios por Dentro, de Rui Agostinho (clique para ver); é uma embarcação com carreira interessante, tendo inclusive substituído o Sea Diamond, da Louis Cruises, como Ruby, após este naufragar na Grécia em 2007. Em 2008/2009, veio ao Brasil substituindo o Pacific original, que já apresentava problemas estruturais e fora impedido de partir de Gênova (onde permaneceria até seus últimos dias) para a temporada brasileira.
Em Fernando de Noronha como Ocean Pacific.

Em todo esse período, foi propriedade da Majestic International Cruises, que sempre o fretou a terceiros, como uma empresa francesa que o utilizou como hotel flutuante durante as Olimpíadas de 2004, em Atenas. Curiosamente, no estaleiro de Chalkis, que possui experiência em navios de cruzeiro, tendo inclusive transformado os gêmeos Danae e Daphne em navios de cruzeiro na década de 70, também está o gêmeo do Ocean Countess, ex-Cunard Princess e MSC Rhapsody, que atualmente opera como Golden Iris para a israelense Mano Cruises. As fotos, inclusive, foram obtidas a partir desse navio, que está paralisado em Chalkis junto a seu companheiro de frota Royal Iris, ex-Azur, aguardando o início de sua temporada de verão europeu 2014. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Maritime Bulletin e Marcelo Jorge Loureiro.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui