Portuscale cancela cruzeiros da temporada 2015 do Funchal

0

Em comunicado a seus clientes, a Portuscale Cruises informou o cancelamento de todos os cruzeiros para o navio Funchal previstos para a temporada 2015. Segundo a companhia, não foi possível reunir todas as condições necessárias para a operação do navio, que foi entregue em 1961, e está imobilizado em Lisboa desde o começo do ano.


Após anunciar que tinha tido lucro com a operação do Funchal em 2014, a Portuscale Cruises comunicou na última semana o cancelamento total da temporada do navio para 2015.

Em documento enviado para os passageiros que haviam adquirido viagens no navio na temporada 2015, a companhia informou que não será possível realizar as viagens previstas até o final do ano. Segundo o comunicado “a Pearl Cruises – Transportes Marítimos, Lda, proprietária do Paquete Funchal, não conseguiu reunir condições suficientes para a operação de cruzeiros em 2015”.

Operado pela Portuscale desde 2013, o Funchal foi construído para uma empresa de transporte portuguesa na década de 60, e hoje é propriedade da Pearl Cruises. Operando pela própria Portuscale, e fretado a outros operadores, o navio rendeu 8 milhões de euros em 2014, segundo uma comunicado divulgado pela própria no começo do ano (clique para ler mais).

Logo da Portuscale na chaminé do Funchal

Para 2015, tinha previstas viagens no Norte da Europa, a partir de portos ingleses e do porto de Gotemburgo, na Suécia. Também realizaria várias viagens a partir dos portos portugueses de Lisboa, Leixões ou Portimão para o Atlântico, Mediterrâneo, Madeira e Canárias. Quem tinha feito reserva nessas viagens receberá de volta o montante já pago, segundo a companhia.

Repercutindo o cancelamento, o SHIPS & THE SEA – BLOGUE dos NAVIOS e do MAR, de Luis Miguel Correia, afirmou que a Portuscale irá procurar agora uma empresa interessada em fretar o Funchal em um contrato de longo termo. Segundo o blog, Rui Alegre, que é mentor da Portuscale e proprietário do navio, afirmou que o navio será colocado em “lay up”, ou seja, permanecerá atracado em Lisboa por tempo indeterminado, recebendo manutenção adequada, e com uma tripulação básica para manter o navio em funcionamento.

Além do Funchal, a Portuscale administra o Lisboa, ex-Princess Danae, que deve em breve deixar Lisboa com destino à sucata, o Azores, ex-Athena, fretado para o operador inglês Cruise & Maritime Voyages, e o Porto, ex-Arion, também imobilizado em Lisboa enquanto espera por um fretador.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho e Portuscale Cruises. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui