Empress na Azamara Club Cruises? (Atualizada)

2

Navio da Pullmantur pode estar prestes a ser anunciado como adição da frota da Azamara Club Cruises. Pelo menos é isso o que garantem insistentes boatos entre tripulantes da companhia espanhola, que chegaram a ter datas de embarque no navio – que tem temporada no Brasil prevista para novembro – canceladas. A Azamara e a Pullmantur são companhias do grupo Royal Caribbean, que ainda detém outras cinco marcas.

O Empress pode estar cumprindo seus últimos meses na frota da Pullmantur. Operando pela companhia latina do grupo Royal Caribbean desde 2007, o navio poderia, em breve, mudar de casa dentro do grupo norte-americano. Ainda que não haja informação oficial disponível, há, nos bastidores, uma forte corrente de boatos que coloca o navio na Azamara Club Cruises, marca upper-premium da Royal Caribbean.

A embarcação deixaria a frota da Pullmantur, que recentemente colocou à venda também o Zenith e o Horizon, e passaria a navegar pela Azamara. Supostamente dando prejuízo para o grupo Royal Caribbean, o grupo Pullmantur (que inclui a própria Pullmantur e a CDF) estaria passando por uma nova reestruturação, o que incentivaria as mudanças na frota. Recentemente a companhia deixou de receber o Majesty of the Seas, que deveria ser transferido da Royal Caribbean em abril de 2016.

Não há informação sobre quando a transferência poderia acontecer.

Construído pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique e inaugurado em 1990, o Empress navegou pela Royal Caribbean International entre o ano de seu lançamento e 2007, primeiramente com o nome Nordic Empress, e depois como Empress of the Seas. Com 48 mil toneladas brutas e capacidade para pouco mais de 2,020 passageiros é um dos menores navios a ter operarado para a companhia em sua história e também um caso raro de navio moderno sem gêmeos.

Azamara Journey, ex-Blue Dream

O tamanho é atualmente a principal característica a aproximar o Empress da Azamara Club Cruises. Operando dois navios de pequeno porte, o Azamara Journey (ex-Blue Dream) e o Azamara Quest (ex-Blue Moon), a companhia tem como filosofia oferecer cruzeiros mais intimistas, em navios luxuosos com serviço e culinária de alto nível, mas clima relaxado e sem código de vestimenta rígido. Trata-se de uma companhia upper-premium, que tem produto superior ao premium, de companhias como a Celebrity Cruises, mas ainda inferior a de companhias de alto luxo como a Silversea e a Crystal Cruises.

Gêmeos, os navios da frota atual da companhia possuem cerca de 30 mil toneladas e transportam até 770 passageiros em ocupação máxima. Construídos para a finada Renaissance Cruises são navios luxuosos que passaram por diversas reformas desde 2007, quando começaram a operar pela Azamara, e hoje apresentam decoração contemporânea, além de grande quantidade de cabines com varanda.

As listras vermelhas representam áreas em que o navio poderia
ganhar novas cabines com varanda. 

O Empress, por outro lado, nunca passou por uma grande reforma desde sua inauguração em 1990, e sua decoração e ambientes públicos, são ainda, na maior parte do navio, originais desta data. Alem disso, o navio não possui grande quantidade de cabines com varanda. Apesar de possuir ambientes espaçosos decorados com mármore branco e grandes janelas de vidro, não possui muitas características luxuosas.

Por isso, seria necessária uma grande revitalização para adaptar o navio a sua nova função na Azamara. Para te-lo sob sua bandeira, a companhia realizaria uma grande renovação dos interiores, nos moldes da que está fazendo em sua frota atual. Com o aumento do tamanho das cabines, a capacidade de passageiros seria diminuída, e os ambientes públicos modificados e modernizados. Seriam também acrescentadas novas cabines com varanda em áreas na popa, proa e meia nau.

A intervenção toda poderia levar mais de dois meses, e provavelmente, aconteceria em algum estaleiro europeu. O Bleu de France, por exemplo, passou por trabalho semelhante para ser adaptado a sua nova função como Saga Sapphire, na Saga Cruises. Após deixar a frota da CDF – uma marca da própria Pullmantur – passou quatro meses no estaleiro Fincantieri entre o fim de 2011 e o começo de 2012.

Temporada brasileira em risco?

Restaurante Miramar, o principal a bordo. Para ver mais fotos
do interior do navio, clique aqui

Com vinda para o Brasil prevista para o fim desse mês, o Empress poderia, inclusive, deixar de vir para a temporada brasileira devido a esta mudança. Essa possibilidade ganhou força quando os tripulantes que estavam para se juntar ao navio para os roteiros nacionais tiveram suas datas de embarque canceladas na última semana. Se juntando à tripulação do navio entre novembro e dezembro, os brasileiros em questão tinham sido comunicados pela companhia que não embarcariam mais no Empress nas datas até então previstas.

Esse fato levou a crer que o navio poderia ir para doca-seca e ser reformado já no final desse ano, e deixar, portanto, de realizar a temporada brasileira prevista. O navio poderia ser substituído no Brasil pelo Zenith – que teve sua temporada caribenha cancelada em agosto e atualmente não tem destino definido para a época – ou ter seus passageiros reacomodados no Sovereign, outro navio da companhia que, nesse cenário, passaria a ser seu único na temporada regional.

Desde domingo, no entanto, os tripulantes que tinham tido as datas canceladas estão sendo informados de que o cancelamento está suspenso e que os embarques devem agora ocorrer normalmente, o que indica que os roteiros no Brasil não devem ser cancelados.

Ainda assim, o Portal WorldCruises.com foi informado por uma fonte anônima que a temporada pode ser drasticamente reduzida, acabando no começo de 2016 (os roteiros anunciados para a temporada brasileira vão de novembro ao início de maio). A mesma fonte também defende que o navio será transferido para a Azamara, e que a companhia irá se manifestar oficialmente sobre o assunto nos próximos dias.

Questionada por nós sobre a possível transferência do Empress e um eventual cancelamento de temporada brasileira, a Pullmantur não retornou até a noite desta terça-feira.

Novidades são esperadas para os próximos dias.

ATUALIZAÇÃO: A Pullmantur anunciou no dia 22 de outubro que o Empress realmente deixará sua frota. Em fevereiro, o navio será transferido para outra marca do grupo Royal Caribbean. Ainda que os rumores indicassem a Azamara Club Cruises, o navio será utilizado pela marca principal do grupo, a Royal Caribbean International. Assim, a temporada brasileira do navio acabara no próximo Carnaval. Leia mais neste link.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

2 Comentários

  1. Está parecendo que só vem o Sovereign, para fazer os roteiros do Empress.A comercialização do Sovereign deve está bem fraca, também pudera, o roteiro é terrível.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui