Ministério do Turismo quer cruzeiros no Brasil durante o ano inteiro

6
Navio de cruzeiro no Rio de Janeiro

Transformar o Brasil em um destino para cruzeiros durante o ano inteiro é uma das metas do Ministério do Turismo. Durante o seminário “Cruzeiros Marítimos: O Momento É Esse”, organizado pela CLIA Brasil em Brasília, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão falou sobre a vontade de sua pasta.

“Esse é um grande objetivo. Nós temos praias quentes durante todo o ano, e nós temos belezas naturais incomparáveis, com passeios formidáveis”, disse. Beltrão acredita que, para estender as temporadas (que atualmente vão de meados de novembro a abril), é necessário trabalhar na competitividade do mercado brasileiro. Uma das medidas é melhorar a infraestrutura portuária do país, em parceria com a Antaq e o Ministério dos Transportes.

Marx Beltrão durante o evento

“Com os portos brasileiros estando aptos a receber grandes navios, vamos ter um mercado mais forte”, disse o ministro. Outras medidas visando a competitividade incluem a mudança da forma como as contratações para trabalho a bordo são realizadas, um acordo com a praticagem para diminuição de custos e a privatização de terminais construídos para a Copa do Mundo.

“Se o mercado de cruzeiros mundiais está procurando novas rotas e destinos, porque o Brasil, com dimensões continentais e número 1 em atrações naturais do mundo não pode ser essa nova rota mundial?”, questiona o ministro.

“No Norte e no Nordeste, temos um mercado tão competitivo como o do Caribe, enquanto no Sul e no Sudeste somos tão competitivos como a Europa”, diz Beltrão. “Temos de fazer nosso ‘dever de casa’ e permitir que os cruzeiros avancem”, conclui.

Operações de ano inteiro

Pacific foi o último navio a passar o ano todo no Brasil

A última vez que um operador tentou manter um navio no ano inteiro no Brasil foi em 2005. Na época, a CVC elaborou um programa para o pequeno Pacific com viagens pelo Norte e Nordeste do país.

A operação, no entanto, foi considerada um fracasso, e nunca repetida. Clique aqui para ler matéria de arquivo sobre a temporada estendida do navio da Pullmantur no Brasil.

Texto (©) Copyright Daniel Capella | Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Pullmantur

Compartilhar

6 Comentários

  1. Tentamos isso em 2005 e continuamos tentando até 2013. Continua tudo igual e algum caso até pior. Brasil tem taxas absurdas e não vemos ninguém tentando melhorar. Parece mais uma vez palavras ao vento. O apoio a empresas nacionais então é pior do que zero.

  2. Querer realmente não é poder. Infelizmente nem as coisas básicas estão acontecendo no Brasil quem dirá melhorar infraestrutura e taxas para manter as armadoras durante o ano inteiro no país. Todos da área ficaríamos muito felizes, mas não vejo isso possível num futuro próximo.

    • Porque aqui tem altas taxas de embarque, portos com estrutura precária, o turista é explorado de todas as formas possiveis, resumindo, Brasil sendo Brasil

  3. Por outro lado, com todos armadores aumentando suas frotas, eles vão ter que achar lugares para colocar os navios. Com os altos preços dos cruzeiros que pagamos, vejo boas possibilidades de navios, o ano inteiro no Brasil.

  4. Isso não vai acontecer nunca. Nesse pais de políticos ladrões e imposto absurdo. A royal caribean já não quer mais fazer Brasil. Onde já se viu. O porto de santos e rio de janeiro são mais caro que Barcelona. E não se compara. No Brasil não se pode chamar isso de porto para passageiro. No máximo serve para soja. Pela amor de deus. Não inventa besteira nos jornais. Até os brasileiros de classe media estão indo viver pra Europa. Mas a culpa é do próprio brasileiro que não aprende a eleger um político. 2 sacos de cimento compra o voto da maioria. Agora temos o que plantamos.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui