Novos navios da Hurtigruten terão drones para exploração subaquática

0
Hurtigruten

A Hurtigruten terá uma nova atração em seus novos navios de expedição. Apelidados pela companhia norueguesa como ‘drones subaquáticos’, ROVs estarão disponíveis a bordo do Roald Amundsen e Fridtjof Nansen. Operados de forma remota, os veículos poderão ser utilizados pelos hóspedes para explorar o fundo do mar.

Em comunicado à imprensa, a Discover Cruises, representante brasileira da Hurtigruten, afirmou que ‘noventa por cento dos oceanos permanecem inexplorados’, mas ‘isso está prestes a mudar’, após a introdução dos novos veículos de controle remoto.

Os ‘drones’ foram desenvolvidos pela stat up norueguesa Blueye Robotics, e são voltados para a exploração oceânica subaquática. Nomeados Blueye Pioneers, os ROVs possuem o que a Hurtigruten chama de ‘uma combinação única de tamanho compacto, potência e estabilidade’.

A câmera de vídeo dos veículos utiliza tecnologias especiais que funcionam em condições de pouca luz e podem transmitir imagens coloridas ao vivo para as telas dos navios, ou para telas ou máscaras de mergulho digitais usadas pelos hóspedes.

Hurtigruten
Previsão artística de um dos ROVs

Segundo o CEO da Hurtigruten, Daniel Skjeldam, com os drones submarinos a companhia pode levar seus convidados às áreas ‘menos exploradas do que a superfície de Marte’. “Isso proporciona a oportunidade para os hóspedes aventureiros se tornarem exploradores reais”, diz Skjeldam, acrescentando que todas as descobertas e material de vídeo relevantes serão disponibilizadas também para cientistas.

Navios serão os primeiros do mundo alimentados por tecnologia híbrida

O Roald Amundsen e Fridtjof Nansen serão os primeiros navios de cruzeiro de expedição do mundo alimentados por tecnologia híbrida. Com foco na sustentabilidade, a companhia norueguesa projetou os navios com motores que funcionam também à bateria. A inovação reduzirá substancialmente o consumo de combustível e permitirá períodos de navegação totalmente livres de emissão de gases tóxicos.

O Roald Amundsen será o primeiro navio a ser lançado em julho de 2018. Ambas embarcações terão capacidade para 600 passageiros.

Clique aqui para ler mais sobre os novos navios da Hurtigruten.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de Discover Cruises) | Imagens (©) Copyright Hurtigruten

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui