Passageiros do Sirena exploram Santos em primeira escala da temporada

0
sirena em santos
Sirena deixa porto após escala inaugural

Os 650 passageiros do Sirena, que atracou em Santos no último dia 4, abrindo a temporada de cruzeiros local, tiveram várias opções para conhecer as atrações locais antes de seguir viagem, à noite. Em cruzeiro pela América do Sul, o navio partiu rumo a Porto Belo (SC) e Rio Grande (RS), quando deixou águas brasileiras e seguiu para Punta del Este, Montevidéu (UR) e Buenos Aires (AR). O navio da Oceania Cruises, que fez sua estreia no Brasil, ainda retorna a Santos no dia 28 de março.

Entre as opções disponibilizadas aos passageiros durante a escala, estavam passeios com agência de turismo e caminhadas pela orla. Também era possível usar um shuttle para o Praiamar Shopping. Os cruzeiristas Laleh e Jay Bari, do Canadá, visitavam o Brasil pela primeira vez e surpreenderam-se com os pavões que circulam livremente pelo Orquidário. Entretanto, acharam os macacos “muito preguiçosos” – entretidos com o horário da refeição, eles nem ligaram para os acenos e chamados dos turistas.

Eddie Bell, de Houston, nos EUA, voltou a Santos para conhecer melhor a cidade onde, por vários anos, veio a trabalho, representando uma indústria química norte-americana. “Mas minha mulher não conhece o país”, comentou, entretido em selecionar um café que agradasse a família. “No strong”, dizia à guia de turismo Flaviany Meira, da Central de Fretes. A profissional acompanhava um grupo de 34 visitantes do navio no Museu do Café.

Até às 13h30, a bolsa tinha recebido 658 visitantes, muitos dos quais estrangeiros. A agência de turismo santista atendeu 313 passageiros, que conheceram a cidade e ainda Guarujá e São Paulo.

Receptivo no Concais

Cerca de 150 turistas do Sirena recorreram ao Posto de Informações Turísticas (PIT), instalado pela Setur (Secretaria de Turismo) no Concais. De acordo com a recepcionista bilíngue Sandra Faria, ao saber das atrações do Centro Histórico, a maioria dos estrangeiros postergou a ida à orla.

“Muito queriam andar pelas ruas para conhecer melhor a cidade”, comentou ela. Além de canadenses e norte-americanos, Sandra também atendeu turistas da Nova Zelândia, Suíça, Inglaterra e Espanha. O PIT entregou mapas da cidade e folhetos variados sobre as atrações santistas.

Temporada 17/18 em Santos

sirena em santos
Regatta no porto de Santos, em 2014

O Sirena é o quarto navio da frota da Oceania Cruises a atracar em Santos. Desde sua fundação, outros três navios da Oceania visitaram a cidade: o Marina, o Regatta e o Insignia. O Sirena é gêmeo destes últimos dois. Na temporada passada, esteve em Santos como Ocean Princess. Na época, era operado pela Princess Cruises, que posteriormente o vendeu para a Oceania.

A temporada de cruzeiros atual contará com escala de 11 navios. Do total, quatro realizarão paradas regulares, enquanto outros sete chegarão em trânsito. Com previsão de movimentar cerca de 470 mil turistas, a estação acaba em 28 de abril. Até lá, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini-Concais sediará 87 operações de embarque, desembarque e trânsito, em um total de 66 dias de funcionamento.

O segundo navio desta estação será o MSC Preziosa, no próximo dia 19. O navio da MSC Crociere será o primeiro da temporada regular a chegar à cidade e fará um total de 28 escalas, com embarque e desembarque. Os demais navios em operações regulares serão o Sovereign (da Pullmantur, com 20 atracações em Santos), Favolosa (Costa, 17) e o Magnifica (MSC,14).

Além do Sirena, estarão em Santos outros seis sem operações de dezembarque e embarque: Musica (MSC), Seven Seas Mariner e Seven Seas Navigator (Seven Seas Cruises), Celebrity Infinity (Celebrity Cruises), Balmoral (Fred Olsen Cruises Line) e Zaandam (Holland America Line). Este último e o Seven Seas Navigator também estreiam em Santos.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Santos) | Imagens (©) Copyright Marcelo Lopes e Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui