Resumo: Temporada 2018/2019 no Brasil já está definida

3
temporada 2018/2019

Com o fim da temporada 2017/2018 no Brasil, as expectativas se voltam desde já à próxima estação nacional. Com começo marcado para o fim do ano, a temporada 2018/2019 será semelhate à anterior, mas trará grandes novidades.

Uma das mais relevantes é a estréia do MSC Seaview, maior navio a realizar uma temporada nacional. Também merece destaque a estréia do MSC Fantasia no mercado carioca e a entrada no mercado da Pampa Cruises. A companhia de cruzeiros argentina pretende operar o ano inteiro na América do Sul, com direito a cruzeiros voltados ao público brasileiro e até mesmo escalas em Fernando de Noronha.

No total, oito navios devem escalar regularmente os portos brasileiros, compondo a chamada temporada de cabotagem.

MSC – Estréia do Seaview com velhos conhecidos

MSC Seaview

A MSC Crociere volta a ser protagonista na temporada 2018/2019, com três navios dedicados ao mercado brasileiro e um quarto escalando nossos portos regularmente. O número de navios é igual ao da temporada passada, quando  companhia teve Preziosa, Magnifica, Musica e Poesia na América do Sul. A oferta, no entanto, será significantemente maior, já que dois dos navios serão substituídos por outros maiores.

A grande estrela da temporada será o MSC Seaview, que substituirá o MSC Preziosa no porto de Santos. Ainda em construção, o navio da classe Seaside entra em operação em junho e chega ao Brasil já em dezembro. Por aqui, realizará embarques no porto de Santos, com cruzeiros de sete noites rumo ao Nordeste e ao Sul, além de mini-cruzeiros. Os roteiros para o Sul são a principal novidade da temporada da MSC em relação aos itinerários; clique aqui para saber mais.

Além do Seaview, a MSC terá o MSC Poesia partindo de Santos. O navio da classe Musica voltará a realizar roteiros para o Prata a partir do principal porto do país. No Rio de Janeiro, outra novidade: o MSC Fantasia substitui o MSC Musica nos cruzeiros voltados ao público carioca. A notícia foi dada por nós em primeira mão, ainda em agosto e marca a primeira vez que um navio da classe Fantasia fica baseado no Rio. Com capacidade para cerca de 4,000 passageiros, o navio é sigificantemente maior que os da classe Lirica e Musica, únicas classes da frota MSC que já foram dedicadas ao Rio.

Além destes três, a companhia italiana terá o MSC Orchestra na região. Partindo de Buenos Aires, o navio visitará os portos nacionais regularmente durante a estação.

Costa – Favolosa e Fascinosa repetem temporada

Costa Fasinosa e Costa Favolosa juntos

Enquanto isso, a Costa segue com oferta semelhante no Brasil, operando dois de seus maiores e mais novos navios, o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa. As embarcações são as mesmas que estiveram na região na temporada 2017/2018 e também nas temporadas 2013/2014 e 2012/2013. Nesta última, no entanto, tiveram companhia de outros dois navios da frota, o Serena e o Fortuna.

O Costa Favolosa volta a ser o navio dedicado primordialmente aos passageiros brasileiros. Com saídas do porto de Santos, o navio da classe Concordia realiza cruzeiros alternados para o Prata e o Sudeste, com 8 e 6 noites, respectivamente. A embarcação ainda realiza quantidade considerável de mini-cruzeiros de 3 e 4 noites rumo a destinos populares do sul e sudeste, como Balneário Camboriú e Búzios.

Já o Costa Fascinosa volta a ficar baseado em Buenos Aires, com roteiros rumo ao Brasil de 8 e 9 noites, além de mini-cruzeiros para o Uruguai. Nos roteiros mais longos, será possível também embarcar no porto do Rio de Janeiro, para roteiros inversos rumo a Argentina e Uruguai.

Pullmantur/CVC – Sovereign e mini-cruzeiros

Sovereign aporta no Rio de Janeiro

Pela segunda temporada consecutiva, o Sovereign retorna ao Brasil graças a acordo com a CVC. O navio da Pullmantur voltará a realizar mini-cruzeiros de 4 noites terá seus roteiros comercializados pela operadora brasileira.

Com capacidade para cerca de 2,700 passageiros, o navio partirá dos portos de Santos e do Rio de Janeiro, sempre em roteiros curtos. A exceção são os cruzeiros em datas festivas como o Natal, o Ano Novo e o Carnaval, quando o Sovereign realiza cruzeiros de uma semana rumo ao Nordeste.

No restante da temporada, os roteiros de 4 noites visitam Búzios ou Balneário Camboriú, além de incluírem um dia de navegação. O Sovereign realiza sua décima primeira temporada nacional, tendo estreado no país em 2008. A embarcação foi operada originalmente no Brasil pela CVC e posteriormente pela própria Pullmantur.

Pampa – Delphin estréia em grande estilo

Delphin tem capacidade para cerca de 500 passageiros

Talvez a maior novidade da temporada, a Pampa Cruises estréia na temporada 2018/2019. De origem argentina, a companhia irá operar cruzeiros durante todo o ano na América do Sul, servindo o mercado argentino bem como o mercado nacional. O navio partirá da Europa em outubro, rumo ao porto de Recife.

Com roteiros inovadores, a companhia oferecerá cruzeiros a partir de Recife, Santos, Salvador, Buenos Aires e Ushuaia durante todo o ano de 2019. Durante a temporada 2018/2019, a Pampa realizará cruzeiros rumo a Fernando de Noronha durante os meses de outubro e novembro.

Em seguida, retorna ao Brasil no final de abril, para roteiros a partir do porto de Santos. Para conferir todos os roteiros da Pampa, clique aqui.

Por outro lado, companhias como a NCL e a Royal Caribbean seguem distantes do Brasil e sem previsão de retorno.

Atualização (agosto de 2018) – Como anunciado por nós no final de julho, a Pampa Cruises está revendo seus planos e ainda não tem data confirmada para a estréia no Brasil. A companhia também pode modificar seus itinerários para incluírem cruzeiros em outras regiões do país, como a Amazônia. Clique aqui para saber mais. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella, MSC Crociere (Seaview) e Tvabutzku1234 (Delphin).

Compartilhar

3 Comentários

  1. Já desconfiava, e depois que li que os “picaretas” argentinos da Pampa Cruises são os mesmos da Alteza Cruises, estou sentindo que o Sr. Milton Sanches está em outra barca furada.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui