São Sebastião quer construir homeport para cruzeiros

0

A cidade de São Sebastião, no litoral de São Paulo, planeja construir um terminal de cruzeiros em breve. Batizado pela prefeitura local de ‘Homeport São Sebastião’, o terminal pretende ser base para navios que realizam a temporada brasileira, e foi apresentado nos EUA.

Junto a Ilhabela, a cidade de São Sebastião foi a única representante brasileira no pavilhão de exposições do Seatrade Cruise Global, o maior evento da indústria de cruzeiros do mundo, que aconteceu no começo do mês em Miami Beach.

Durante o evento, o projeto foi seguidamente exibido no stand paulista, enquanto representantes do mercado, incluindo executivos das companhias de cruzeiro, circulavam pelo local.  

Complexo turístico com praia e cruzeiros

Com projeto arrojado, o terminal pretende atrair o público que viaja de navio e hoje embarca nos portos de Rio de Janeiro e de Santos. De acordo com a prefeitura de São Sebastião, cinco aeroportos estão nas proximidades e poderiam atender o terminal, incluindo os os internacionais Franco Montoro, em Guarulhos, e Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A distância média para os aeroportos é de cerca de 300km. 

Outro fator destacado pela prefeitura, que favorece o terminal, é a construção da Nova Tamoios. A estrada deve facilitar a chegada no litoral para quem vem de São Paulo e região. 

O terminal deverá ser parte de um empreendimento turístico maior, localizado na região do Balneário dos Trabalhadores. O complexo também inclui uma praia, um museu, área para picnics e ainda espaço esportivo. Outras duas construções servirão para a operação com os passageiros e como estacionamento de carros. 

O projeto ainda prevê um túnel para acesso ao píer, além da construção do próprio píer, que terá capacidade para receber um navio por vez. Um heliporto será construído próximo ao cais, que será coberto e terá área de espera e outras atrações. 

Um dos diferenciais do porto de São Sebastião, do qual o terminal deve tirar vantagem, é a profundidade de suas águas. A região onde o píer deve ser construído, conta com calado natural que varia entre 15 e 18 metros. 

De acordo com representantes da prefeitura ouvidos por nós na Flórida, todo o complexo que inclui o terminal deverá ser licitado em conjunto. A concorrência deve ser aberta em breve e os recursos para a construção já foram garantidos pela administração municipal. As licenças ambientais também já teriam sido obtidas. 

A expectativa é que as obras comecem ainda esse ano e durem cerca de 20 meses. 

Localizada a 198 km de São Paulo, São Sebastião é um balneário com mais de 30 praias. Já dotada de um porto de carga, a cidade é vizinha de Ilhabela e tem cerca de 85 mil moradores. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright São Sebastião

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui